Efeitos das Drogas nos Dependentes Químicos – Conheça
Neste artigo Drogas e Seus Efeitos, nossa equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida procurou apresentar de forma muito completa, um artigo que mostre, ensine e informe e tire todas as suas dúvidas quando Drogas e seus efeitos se torna a maior das dúvidas.
As drogas têm o potencial de ter sérias conseqüências sobre a saúde de uma pessoa, causando diferentes alterações nas construções do corpo, tais como patologias cardiovasculares e respiratórias, problemas hepáticos e cerebrais e distúrbios psiquiátricos, tais como depressão e ansiedade, entre outros. Saiba tudo sobre drogas e seus efeitos sobre o corpo neste artigo.
Estas substâncias funcionam no corpo desde o primeiro momento de seu uso, portanto existem certos tipos de drogas que são altamente viciantes, que podem fazer uma pessoa se tornar rapidamente dependente.
Além disso, com o uso abusivo de drogas, a pessoa pode acabar desenvolvendo tolerância, que é uma vez que o indivíduo exige o consumo de doses cada vez maiores da substância para ter os mesmos efeitos que anteriormente, o que muitas vezes pode acabar sendo fatal.
Assim, existem diferentes tipos de drogas que produzem diferentes efeitos e seqüelas no organismo do sujeito.
Portanto, a dependência de drogas e seus efeitos sobre o corpo humano e sobre a saúde do sujeito tem a possibilidade de ser revertida com o procedimento apropriado.
Quais São os Tipos de Drogas Existentes?
Sabe-se que a grande maioria das drogas causam uma dependência química, que também cria uma dependência psicológica e física, que pode ser fatal em casos de overdose, por exemplo.
Existem diferentes tipos de drogas: naturais, sintéticas e semi-sintéticas.
A grande variedade de substâncias psicoativas, que causam vários tipos de danos à saúde do sujeito, prejudicando-o no campo biopsicossocial.
Muitas vezes, as conseqüências do abuso de drogas podem ser irreversíveis. Assim, existem drogas depressivas, estimulantes e perturbadoras, que têm efeitos e conseqüências diferentes no organismo do indivíduo.
Saiba mais sobre nosso procedimento contra a Dependência Química
LEIA TAMBÉM OS SEGUINTES ARTIGOS
Drogas e Seus Efeitos: Drogas Lícitas e Ilícitas
Drogas lícitas são aquelas que têm a possibilidade de serem vendidas e comercializadas livremente, entretanto, várias têm certas limitações, como não poder ser vendidas a crianças ou jovens, e na situação de medicamentos, alguns deles só podem ser vendidos sob prescrição médica.
Estes tipos de medicamentos permanecem legalizados e permitidos por lei, tais como bebidas alcoólicas e benzodiazepínicos (medicamentos amplamente utilizados no tratamento de certos distúrbios).
Entretanto, drogas ilícitas permanecem proibidas por lei, como heroína, crack e maconha.
Drogas Naturais
As chamadas drogas naturais não são geradas em laboratório, elas são extraídas de certos tipos de plantas ou mesmo de recursos encontrados na natureza, e são naturais porque não passam por processos químicos de laboratório.
Este tipo de drogas modificam a percepção do indivíduo em relação à verdade, fazendo com que a pessoa tenha diferentes tipos de sensações, modificando seu comportamento e seu humor.
Embora sejam naturais, elas também têm a possibilidade de causar dependência física e psicológica, razão pela qual permanecem proibidas (ilícitas) no Brasil.
Drogas Sintéticas
As drogas sintéticas são fabricadas por meio de qualquer tipo de substâncias químicas artificiais em um laboratório.
Exemplos são LSD, ecstasy e anfetaminas, que podem ser consumidas em várias formas, tais como pó ou comprimidos.
Estas substâncias afetam diretamente o sistema nervoso do indivíduo e possuem recursos que não ocorrem naturalmente, mas que são gerados quimicamente.
Drogas Semi-Sintéticas
As drogas semi-sintéticas são geradas a partir de plantas naturais que são encontradas na natureza e têm elementos psicoativos, porém também passam pelo laboratório, onde são adicionados outros tipos de substâncias químicas.
Este processo é desenvolvido para que as drogas sejam mais potentes em seus efeitos e tenham maior durabilidade, o crack e a cocaína são exemplos.
Classificação das Drogas e Seus Efeitos Sobre o Corpo
Existem vários tipos de drogas, e elas são classificadas de acordo com as atividades que são geradas no Sistema Nervoso Central (SNC) do sujeito, de acordo com as alterações observáveis que são geradas na mente e no comportamento dos dependentes químicos.
Quando pensamos em Drogas e seus Efeitos sobre o corpo são diversos e variam de acordo com sua categorização.
Os medicamentos depressivos causam uma diminuição na atividade do sistema nervoso central, os estimulantes aumentam a atividade do sistema nervoso central e os alucinógenos modificam o desempenho do sistema nervoso central.
Quanto aos seus efeitos sobre o corpo, eles funcionam desde o primeiro momento em que entram em contato com o organismo do indivíduo, que pode ser através da via respiratória ou oral, por exemplo.
Eles são classificados de acordo com os efeitos que causam no comportamento e no organismo do indivíduo, porém todos eles alteram de alguma forma o manejo habitual do organismo do indivíduo.
Drogas Depressivas
Os depressivos fazem com que o Sistema Nervoso Central funcione de forma menos eficaz e as ocupações do cérebro diminuam.
Os depressores têm começos diferentes, e têm a possibilidade de serem naturais, sintéticos ou semi-sintéticos.
Alguns deles, como os benzodiazepínicos, têm efeitos terapêuticos.
Em casos extremos, esta classe de substâncias pode causar parada cardíaca ou respiratória, e são subdivididas em analgésicos e hipnóticos.
São casos típicos das Drogas e seus efeitos!
Quais Exemplos de Drogas Depressoras?
Para deixar este artigo Drogas e Seus Efeitos mais completo, iremos explicar alguns termos e tipos de Drogas mais comuns:
O que é a Dependência do Álcool?
O uso abusivo desta substância pode criar dependência do álcool, o que se reflete na complexidade do indivíduo no controle de seu consumo.
Ao tornar-se dependente do álcool, o indivíduo começa a demonstrar uma intensa compulsão e necessidade de consumi-lo, o que acaba afetando suas inter-relações e ocupações diárias.
Se consumidas de forma abusiva e em porções monumentais, as bebidas alcoólicas têm o potencial de causar efeitos adversos, como náuseas, vômitos, tonturas e distúrbios do sono.
Além disso, prejudica diretamente várias superfícies do cérebro, tais como memória, autocontrole e aprendizagem, além de afetar órgãos do corpo, como o coração e o fígado, exemplificando.
O que são Barbitúricos?
Referem-se a uma classe de drogas amplamente utilizadas como sedativos, hipnóticos, anestésicos e anti-epilépticos.
São substâncias que funcionam deprimindo o cérebro e seu uso prolongado causa tolerância e dependência física, apresentando um enorme perigo de intoxicação que pode ser fatal.
O que são Benzodiazepinas?
São medicamentos aplicados para tratar certos distúrbios como ansiedade, distúrbios de pânico e insônia.
Eles têm ação sedativa, são drogas psicotrópicas que funcionam no sistema nervoso central e só podem ser usadas sob prescrição médica.
Estes medicamentos têm um alto risco de produzir dependência física, embora seu uso seja proposto por um curto período de tempo, por prescrição médica, como algumas semanas.
Várias pessoas podem usá-los durante meses ou anos.
Conseqüentemente, seu uso prolongado pode levar à tolerância e dependência física.
O que são Opiáceos?
Os opiáceos são originários de uma flor chamada papoula, da qual se extrai uma substância chamada ópio, que também está incluída em certos tipos de medicamentos.
Eles são amplamente utilizados para combater dores bastante intensas e crônicas, as principais drogas que pertencem ao grupo dos opiáceos são a heroína e a morfina.
Que Tipo de Sensação Essas Drogas Causam?
Álcool: conforto, euforia, felicidade e relaxamento.
Barbitúricos: paz, relaxamento, sensação de tranqüilidade, euforia, diminuição da pressão arterial e do ritmo cardíaco.
Benzodiazepinas: ansiedade, tristeza, alucinações ou irritabilidade.
Opiáceos: aliviar dores moderadas a severas.
Quais os Efeitos Colaterais e Seqüelas de Uso?
Como podemos ver, já mostramos diversos casos e exemplos de Drogas e seus efeitos!
Os efeitos colaterais variam, dependendo da porção que foi consumida e do organismo do indivíduo, além de produzir sérios problemas de saúde devido ao uso prolongado.
Os efeitos colaterais dos medicamentos depressivos são: diminuição da fala, concentração e reflexos, tonturas, náuseas, vômitos e dores de cabeça, por exemplo.
Os efeitos secundários desta classe de drogas estão afetando não apenas a saúde, mas também o ambiente social do indivíduo.
Se consumidos em excesso, eles têm o potencial de causar problemas cardiovasculares, respiratórios, hepáticos ou estomacais.
No nível social, o álcool em excesso, por exemplo, pode causar acidentes de trânsito e abusos.
Drogas Estimulantes – O que São?
As drogas estimulantes aumentam e aceleram a atividade cerebral, tornando assim o indivíduo mais eufórico.
Eles têm a possibilidade de serem sintéticos ou naturais, e são usados na forma líquida, inalada ou moída.
Quais São os Exemplos de Drogas Estimulantes?
Existem diversos tipos de drogas estimulantes. Vamos apresentar alguns exemplos.
Anfetaminas
Não há apenas um tipo desta droga, elas são substâncias sintéticas que produzem dependência.
Eles têm a possibilidade de serem encontrados em drogas para perda de peso, bem como em outros tipos de drogas, como o ecstasy.
Uma vez usado de forma controlada, não mostra qualquer perigo para a saúde do indivíduo, porém, o consumo excessivo é o que produz conseqüências como dependência e problemas de saúde, uma vez que é usado de forma inadequada é considerado ilícito.
Metanfetaminas
É um tipo de droga sintética que pode ser inalada, cheirada ou injetada. Os indivíduos que a utilizam eventualmente desenvolvem um desejo por ela e continuam a usá-la porque causa um profundo sentimento de alegria e euforia, assim como de energia.
Causa uma dependência tão forte que os efeitos físicos negativos mostrados no corpo humano do sujeito só são aliviados quando a droga é consumida novamente.
É provável que algumas poucas pessoas se tornem dependentes após apenas um uso.
Cocaína
Um tipo de droga ilegal e sintética, extraída das folhas de coca de uma planta sul-americana, seu uso e venda continuam proibidos.
Seu consumo pode ser feito por inalação, o que faz com que chegue rapidamente ao cérebro e seus efeitos possam ser apreciados em poucos minutos e estejam diretamente envolvidos com suas sensações.
Ela causa uma dependência química e psíquica. Muitas vezes são estas sensações que aparecem a curto prazo que causam dependência.
Crack
É uma droga ilícita, sendo um subproduto da cocaína em estado cristalizado onde se formam as chamadas “rochas do crack”.
Ela é preparada por métodos químicos e, como a cocaína, também tem um alto nível de dependência.
Há vários componentes psicológicos e sociais que levam a pessoa a experimentar esta classe de drogas, tais como ansiedade, depressão, separação familiar ou influências sociais.
Sua dependência é caracterizada pela compulsão de querer consumir a substância, que pode aparecer mesmo na primeira experiência do indivíduo.
Drogas e Seus Efeitos: Que tipo de sensação eles causam?
Anfetaminas:
Este tipo de substâncias estão afetando os neurotransmissores que causam uma sensação de conforto, onde o indivíduo pode se sentir mais capaz e autoconfiante.
Metanfetaminas:
Falsa sensação de conforto, euforia, a pessoa se sente mais enérgica, perda de fome e prazer.
Cocaína:
Autoconfiança, vigor, excitação, euforia, insônia e falsa sensação de energia.
Crack:
Sensação de euforia, onipotência, aumento da energia e libido.
O que São Efeitos Colaterais e Efeitos Secundários do Uso de Drogas?
Os efeitos colaterais são os sinais depressivos habituais, tais como falta de humor, energia e motivação.
Os efeitos secundários do uso incluem ansiedade, perda de peso, problemas cardíacos, tremores, hepatite ou situações de emergência, como convulsões ou psicose, e também podem causar ataques cardíacos e derrames devido ao uso excessivo e prolongado.
O Que São Drogas Perturbadoras?
As drogas perturbadoras, também conhecidas como alucinógenos, causam distúrbios no sistema nervoso central que resultam em alucinações e delírios.
Eles são consumidos principalmente de duas maneiras: podem ser fumados ou comidos.
Drogas e Seus Efeitos: Exemplos de Drogas Perturbadoras
Maconha
É uma droga ilícita, derivada de uma planta chamada maconha, que é consumida principalmente por via respiratória, sendo fumada.
Ela causa várias doenças no corpo, principalmente uma vez consumida em porções monumentais durante um longo período de tempo.
O uso abusivo deste tipo de droga está geralmente relacionado ao fato de que a população pensa que somente por ser um produto natural não tem conseqüências para a saúde do sujeito.
Haxixe
É uma droga proveniente das folhas da planta da maconha, que são submetidas a um processo químico no qual são transformadas em uma resina chamada haxixe.
É um tipo de substância que tem efeitos bastante similares aos da maconha, mas não totalmente equivalentes, pois os efeitos do haxixe são mais intensos.
A maconha é consumida como uma grama seca e o haxixe como um pau, onde o primeiro tem menos componentes ativos do que o segundo.
LSD
O LSD é um tipo de droga sintética alucinógena, na qual a percepção do indivíduo é alterada, fazendo-o sentir ou ver coisas irreais que permanecem fora da verdade. Seu consumo oral é considerado uma substância bastante potente e, portanto, pequenas porções produzem efeitos bastante intensos.
Esta substância de Drogas e Seus Efeitos não costumam causar comportamento compulsivo, mas pode produzir uma dependência psicológica.
Ecstasy
O ecstasy é um tipo de droga sintética ilegal que é um derivado da anfetamina (estimulante) e também tem certos efeitos semelhantes aos alucinógenos.
É um tipo de substância que geralmente é vendida na forma de comprimidos que são tomados oralmente ou diluídos em água.
Que Tipo de Sensação Essas Drogas Causam?
Maconha:
Causa uma sensação suave de euforia, conforto e relaxamento.
LSD:
É um Tipo de Drogas e seus efeitos que causam prazer, ansiedade, alegria, tristeza, relaxamento, tensão, medo e sensações auditivas ou visuais de delírio.
Ecstasy:
Droga que causa euforia, prazer, alegria, poder, leveza e energia.
Efeitos Colaterais e Efeitos Secundários do Uso
Esta classe de drogas prejudica a coordenação motora, a memória e a atenção, e com o uso contínuo tem o potencial de causar ansiedade, depressão ou síndrome do pânico.
Quais São os Efeitos das Drogas e da Dependência Química?
A dependência química é caracterizada como uma patologia crônica, que danifica todas as áreas da vida do sujeito e não tem cura, mas existe um procedimento específico para ela.
O indivíduo apresenta comportamentos atípicos, como impulsividade devido ao consumo de um tipo definido de substância que produz uma sensação de prazer ou conforto.
Na dependência, a pessoa consome determinadas substâncias de forma descontrolada e este comportamento acaba causando vários problemas de saúde, que têm que ser tratados com alguma urgência.
O indivíduo o consome em excesso e muito lentamente se retira da sociedade, afetando sua família, colaborações interpessoais ou especializadas, sem perceber que está afetando a si mesmo.
A pessoa tende a repetir o consumo da substância com doses cada vez maiores, para alcançar os mesmos efeitos que anteriormente, com doses menores, este componente é chamado de tolerância, é o primeiro aspecto que está associado à dependência, o grau de tolerância muda de um tipo de droga para outro.
O desejo é também outro aspecto que ocorre na dependência de drogas, aqui o indivíduo tem um desejo incontrolável de consumir a substância, a qualquer hora do dia ou da noite.
Diante disto, também pode ocorrer a síndrome da abstinência, que é mostrada toda vez que o indivíduo deixa de consumi-la.
Este processo gera o aparecimento de vários sinais e indicações derivadas da falta da substância no organismo, onde o indivíduo pode expor desconforto e vários tipos de sofrimento psíquico ou físico que muda de acordo com o tipo de droga e o tempo de consumo.
O organismo adapta-se rapidamente aos efeitos das substâncias e o cérebro começa a apresentar diferentes alterações.
Depois disto, começa um círculo sem fim, do qual o indivíduo muitas vezes não consegue sair.
Drogas e Seus Efeitos: Saiba mais!
As Drogas e seus efeitos começam a aparecer na parte física do indivíduo, que é chamada dependência física, caso em que o indivíduo dependente sente uma forte necessidade fisiológica de consumir a droga e não pode parar de fazê-lo.
Nesta situação, o indivíduo viciado sente uma forte necessidade fisiológica de consumir a droga, e não consegue parar de consumi-la.
Se o fizer, os sinais da crise de abstinência começam, tais como tremores, batimentos cardíacos acelerados, aperto no peito, náusea, entre outros.
Na dependência psicológica, o indivíduo sente uma necessidade gigantesca de consumir a droga para deixar de se sentir mal, mostrando a existência de alterações psíquicas já presentes na pessoa.
Nesta situação, há um forte desejo por outra dose, que se não for saciada pode levar o indivíduo a um estado de mal-estar, uma característica depressiva.
Embora esta patologia seja caracterizada por propor sérios inconvenientes à saúde do indivíduo, existe um procedimento.
Isto a torna uma patologia que poderia ser controlada, mas somente com total abstinência, ou seja, sem o consumo da substância que cria a dependência.
Além das enfermidades físicas e psicológicas, a dependência química também pode produzir certos tipos de distúrbios mentais.
Diante deste problema, a pessoa acaba mudando seu modo de vida e a maneira como se relaciona com os outros.
O consumo de substâncias psicoativas, tanto lícitas quanto ilícitas, promove atitudes químicas no cérebro que tornam o indivíduo dependente.
Este evento muda de uma pessoa para outra, porque pode acontecer na primeira vez ou com um consumo excessivo da substância.
A dependência química é uma patologia crônica incurável que avança progressivamente.
Nela, a pessoa será continuamente um dependente químico, portanto, ela precisa estar em tratamento independentemente de estar consumindo a droga ou não.
Conheça nosso procedimento contra a Dependência Química
Drogas e Seus Efeitos: Quais os Problemas do Consumo Excessivo?
As drogas são substâncias que por seu consumo excessivo têm a possibilidade de gerar uma dependência química, que é uma patologia grave de caráter irreversível e progressivo que pode acabar levando à morte se não for tratada a tempo.
Ela causa problemas em todas as áreas da vida de uma pessoa, afetando suas interações e atividades diárias.
Existem vários tipos de drogas, que produzem efeitos adversos sobre o organismo do indivíduo.
O consumo abusivo dessas substâncias pode causar danos irreversíveis no organismo do sujeito, principalmente relacionados ao manejo do cérebro, já que é ele que controla todo o corpo humano.
Conforme seu consumo aumenta, elas acabam prejudicando todo o organismo e também sua composição e forma de manuseio.
Em relação à sua produção, existem drogas naturais, sintéticas e semi-sintéticas.
Ambas são desenvolvidas de forma diferente e classificadas em 3 tipos: depressivos (reduzem a atividade mental), estimulantes (estimulam a atividade mental) e pertubadora (causam efeitos alucinógenos).
Cada uma destas classificações tem drogas que produzem efeitos colaterais e seqüelas na vida do dependente químico.
Na dependência química, o indivíduo consome drogas de forma excessiva e profunda porque não pode parar, devido ao forte desejo de consumir a substância.
Neste caso, a pessoa acaba desenvolvendo tolerância, o que a faz aumentar as doses.
Na situação em que a pessoa deixa de consumir a substância, ela entra num processo de abstinência em que os sinais físicos e psicológicos aparecem de maneira forte, causando desconforto, e portanto continua consumindo para parar os efeitos negativos que ela sente.
Conseqüentemente, mesmo quando a pessoa aspira a parar de consumir drogas, ela acaba sofrendo seus efeitos.
Assim, o ideal é nunca cair em sua armadilha tomando a primeira dose, pois a dependência química, além de causar sofrimento ao sujeito, afeta também as colaborações familiares e interpessoais, e produz conseqüências que podem ser irreversíveis para a saúde.
Drogas e Seus Efeitos: Conclusão
Este artigo Drogas e Seus Efeitos buscou mostrar os trabalhos desenvolvidos pela Clínica Recuperando Vida.
Agradeço sua leitura por ter investido seu tempo na obtenção de conhecimentos sobre os trabalhos de nossa Clínica de Recuperação..
Nós, da Clinica Recuperando Vida, temos clínicas de recuperação em todo Brasil, caso você esteja interessado ou conheça alguém que precisa de um tratamento para Alcoolismo ou Dependência Química com Drogas, entre em contato.
E se gostou deste artigo compartilhe com aquela pessoa que pode estar precisando de ajuda e apoio em um momento difícil de sua vida.
Compartilhe também em suas redes sociais.
Até o próximo artigo.
A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:
CLÍNICA RECUPERANDO VIDA
R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500
Jardim São Francisco – Piracicaba – SP
Fone: (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675
E-mail: [email protected]