Estágios Tratamento Dependência Química

Estágios tratamento dependência química: entenda os 5 estágios

E no artigo Estágios Tratamento Dependência Química vamos mostrar os perigos causados pela dependência química e a necessidade de se iniciar um tratamento para dependentes químicos o quanto antes.

Fazer a escolha de recorrer a este apoio pode ser difícil, porém o procedimento de dependência química deve ser visto como uma possibilidade de resgate.

Estamos falando de lançar um olhar independente do preconceito e dar a ajuda que a pessoa dependente química tanto precisa para recuperar o controle de sua história.

 

Ao longo do processo, tanto o paciente quanto sua família passam por uma jornada de confronto e redescoberta.

Não é um caminho simples, mas pode ser percorrido com menos buracos, uma vez que o apoio profissional qualificado e a hospitalidade estejam disponíveis.

Neste artigo, vou falar mais sobre os períodos do procedimento e como esta abordagem se desenrola na Clínica Recuperando Vida.

 

 

Como é ser um dependente químico?

 

 

Como é ser um dependente químico?

É fundamental ver o dependente químico como alguém que tem uma patologia crônica, e isto, como qualquer outro, precisa de uma abordagem terapêutica.

Parentes, amigos e sociedade são responsáveis por renunciar aos estigmas e promover o procedimento.

 

A definição da OMS de dependência química é bastante rigorosa para entender o quadro.

É o estado psicológico e físico resultante da relação do sujeito dependente de uma substância, caracterizado por mudanças de comportamento e outras atitudes, que integram continuamente o estímulo ao consumo periódico da droga.

 

 

Tipos de dependência química

A dependência química pode estar relacionada ao consumo de diferentes substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Abaixo, discutirei 3 delas.

 

Dependência química do álcool

Sendo uma droga legal, de enorme assentimento social, o álcool é amplamente consumido.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, 17,9% da população adulta brasileira abusa das bebidas alcoólicas.

 

As causas que levam à dependência do álcool são muitas, tais como a pressão social, a necessidade de consentimento, inconvenientes familiares ou até mesmo a busca do prazer.

 

Dependência química da cocaína

A cocaína é uma substância psicoativa, popular por seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central.

 

Geralmente, seu uso está ligado à sensação de euforia gerada por seu consumo, bem como à sensação de excitação, falta de fome, insônia e onipotência.

 

Tudo isso, porém, é temporário, o que leva à necessidade de voltar a usar, cada vez em porções maiores e em um período de tempo mais curto.

 

Dependência química do crack

Droga com alto poder de produzir dependência química, o crack dá sensações bastante semelhantes às da cocaína, devido ao fato de que é um derivado dela.

É comum que o abuso pareça associado ao consumo de diversas drogas, motivado pela curiosidade, pela predominância do campo ou por questões psicológicas e sociais de vulnerabilidade.

 

 

Como o tratamento pode apoiar a familia

 

 

Como o tratamento de dependência química pode apoiar o paciente e a família?

A dependência química não só prejudica o dependente, mas também a sua família e amigos.

Na Clínica Recuperando Vida, desenvolvemos um procedimento individualizado e humanizado, baseado em protocolos cientificamente comprovados.

 

Para isso, adotamos a abordagem biopsicossocial, na qual são considerados os ambientes biológico, psicológico e social do paciente.

Isto significa que devemos considerar não apenas suas particularidades genéticas e bioquímicas, mas também sua personalidade, suas condições físicas, sua interação com os membros do núcleo familiar, seu grau de sociabilidade e seu grau de vida, por exemplo.

 

O objetivo é dar ao paciente um estado de consciência no qual ele seja capaz de compreender o problema experimentado e, além disso, quais são suas restrições diante da dependência.

Trata-se de permitir-lhes não só deixar de tomar ou consumir outras drogas, mas também de melhorar sua gestão social, profissional e psicológica.

Estamos falando de uma possibilidade de reconstruir os laços com o núcleo familiar, o que deve ser bem recebido, pois todo o processo é demorado.

 

 

Que tipos de tratamentos existem para os dependentes químicos?

Você quer entender melhor como é o tratamento para dependentes químicos?

Então, falo das modalidades acessíveis, que devem ser vistas de forma complementar.

 

Grupos de apoio

Uma das abordagens que usamos aqui na Clínica Recuperando Vida, os grupos de apoio se concentram no modelo de 12 passos, que se tornou conhecido mundialmente através de instituições como Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA).

 

A filosofia convida o paciente a uma imersão intensa na consciência, além de estimular o desenvolvimento da espiritualidade e a reprogramação de crenças, valores e responsabilidades.

A cada passo dado, há um novo desafio a ser vencido a fim de assumir o controle de nossas vidas.

 

Estágios tratamento dependência química: Psicoterapia

O procedimento psicoterapêutico que oferecemos a nossos próprios pacientes e a Terapia Racional Emotiva (TRE).

 

Ela permite ao paciente enfrentar melhor suas expectativas, concentrando-se na modificação das interpretações de suas crenças e reconhecendo as mudanças que ele deve fazer.

 

Para isso, é importante desenvolver uma interação de confiança que permita que o estilo terapêutico seja bem assimilado e aplicado não apenas durante o período de internação, mas também no período pós-tratamento.

 

Internação voluntária

Ambos os procedimentos acima, assim como a orientação de dependência química, que fazem parte do tripé dotratamento da Clinica Recuperando Vida, são utilizados durante todo o período de internação do paciente.

 

A internação voluntária é o modelo no qual a pessoa viciada concorda em se apresentar a uma clínica especializada e receber o procedimento primário.

 

Em outras palavras, o consentimento é expresso.

 

 

Benefício do Tratamento na Clínica Recuperando Vida

 

 

Internação involuntária

A pessoa dependente química nem sempre é capaz de perceber sua realidade e reconhecer que é hora de buscar ajuda.

A internação involuntária é, desde logo, exigida por terceiros uma vez que parentes ou um tutor legal identifiquem a necessidade de resgate do paciente.

 

Em uma consulta com o médico, a situação será descrita e o profissional fará uma avaliação. Após o exame do caso, ele poderá produzir um relatório com as informações essenciais para gerar o compromisso involuntário.

 

Internação compulsória

No caso da Internação Compulsória a diferença com o modelo anterior é que, para gerar a internação, a autorização familiar não é essencial.

Ela é estabelecida pelo juiz competente após um pedido formal feito por um médico, que certifica que a pessoa não tem controle sobre seu estado físico e psicológico.

 

 

Compreensão das 5 etapas do tratamento da dependência química

A dependência química é uma patologia crônica, que prejudica o sujeito em uma magnitude biopsicossocial.

Seu procedimento é complexo e envolve a superação e a vivência de 5 estágios diferentes, como mostrado abaixo:

 

Fase de pré-contemplação.

Nesta situação, a pessoa quimicamente dependente continua a ter resistência à mudança por não entender seus comportamentos e reações como um grande problema.

Conseqüentemente, ele considera que a preocupação da população é exagerada e afasta o problema.

 

Como resultado, ele pensa que não há motivação para que seu consentimento mude sua reação.

Neste período, a desintoxicação, a supressão de barreiras e resistências e asíndrome da abstinência são trabalhadas.

 

Por meio das informações obtidas na anamnese médica, é realizado um trabalho de união dos conceitos de patologia, perda de controle, impotência, inviabilidade, inadequação, egocentrismo e mecanismos de proteção.

Além disso, é abordado o consumo de álcool e drogas, relacionando-os com os males provocados.

O objetivo é criar motivação para que os dependentes químicos recomecem.

 

Contemplação

Na contemplação, a pessoa viciada começa a ter consciência de que tem problemas com o consumo de drogas, porém, não se mobiliza para modificar seu comportamento e reação.

O dependente químico nesta fase procura argumentos para proteger suas atividades, negando os obstáculos que ele enfrenta.

 

Embora comece a acreditar nas possíveis mudanças, ele ainda tem dúvidas e inseguranças, um sentimento que pode levá-lo a desistir da iniciativa do tratamento.

Neste ponto, a pessoa já inicia uma interação com a instituição e o programa de recuperação, considerando uma mudança e uma contribuição para sua recuperação.

 

Ele compreenderá a conexão entre seus comportamentos e inconvenientes, além das vantagens de abandonar a substância.

Portanto, o equipamento exige que se tente a ambivalência do residente, favorecendo o crescimento de suas críticas e a consciência de seus fracassos e preconceitos.

Tudo para que ele compreenda seus pensamentos destrutivos e se comprometa a modificar para superar emoções conflitantes.

 

 

Como tratamento de dependência química pode ajudar

 

 

Preparação

Nesta fase, os inconvenientes e males causados pela dependência química são vistos mais claramente, bem como a aprovação de que uma mudança de comportamento é necessária.

 

A pessoa pensa em como certas reações têm o potencial de contribuir para sua recuperação e inicia a preparação para iniciar a mudança.

 

Isto ocorre quando ele ou ela realmenteprocura o apoio da equipe profissional e prevê a probabilidade de uma vida livre de drogas.

 

Estágios Tratamento Dependência Química: Ação

Finalmente, as mudanças começam a ocorrer e os comportamentos problemáticos são revistos.

É uma etapa que requer muita dedicação, motivação e perseverança, com resultados mais visíveis na luta contra o vício em drogas.

 

É também o momento para o paciente se equipar com ferramentas para iniciar sua recuperação e buscar ocupações positivas que maximizem sua motivação.

 

Desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e confessar falhas, avaliar a vida sexual, as inter-relações afetivas e sociais e a interação direta com o dinheiro e os bens materiais são primordiais.

Espera-se que o residente evite comportamentos de risco, tentando encontrar auto-eficiência, auto-respeito e adquirir uma perspectiva realista de mudança, alterando as expectativas em relação à sua recuperação.

 

Manutenção

Esta fase é a que apresenta os maiores desafios para os dependentes químicos, já que a manutenção permite verificar se os comportamentos e ocupações da fase anterior realmente levaram o sujeito ao processo de mudança.

 

Ela requer um esforço constante para evitar recaídas, o que força a necessidade de uma disciplina constante.

 

É aqui que a ressocialização é criada, sobre a qual falarei mais no próximo tópico.

 

 

Pós tratamento em uma clínica como é feita?

 

 

Pós-tratamento da dependência química: como é feita?

A manutenção é uma etapa que deve ser protegida permanentemente.

Ela envolve o desafio de utilizar na vida diária todos os conceitos e avanços alcançados durante a internação.

 

Portanto, é essencial que o paciente desenvolva habilidades que apóiem a prevenção de recaídas, o que inclui a construção de uma estratégia para o período após a admissão na clínica de reabilitação, com metas de curto, médio e longo prazo.

 

Em outras palavras, a preparação após a internação é feita durante todo o processo, uma vez que o paciente é convidado a tomar consciência de sua realidade e aprender a administrar seus sentimentos e crenças.

Os planos de contingência são preparados para lidar com perdas, desemprego e situações em que o uso de drogas é uma probabilidade.

 

 

Afinal de contas, qual é o melhor curso de ação para os dependentes químicos?

Em minha trajetória como colaborador da Clínica Recuperando Vida, tenho estado continuamente em busca dos melhores e mais modernos tratamentos para a dependência química.

 

Neste processo, encontrei na internação realizada através da abordagem psicossocial uma forma humanizada de proteger o paciente e oferecer-lhe um cuidado que aceita sua individualidade.

 

Como disse anteriormente, não se trata apenas de remover o consumo, mas também de promover a qualidade de vida e uma real probabilidade de reintegração social.

 

 

Quais são os benefícios do tratamento em uma clínica especializada?

 

 

Estágios Tratamento Dependência Química: Quais são os benefícios do tratamento em uma clínica especializada?

Ao examinar as etapas do tratamento da dependência química, é simples ver como ele pode ser complexo e cheio de desafios.

Superar a abstinência, exemplificando, é uma fase que precisa de acompanhamento profissional, assim como cada uma das outras.

 

Ao optar por uma clínica especializada, você está oferecendo ao seu ente querido os cuidados multidisciplinares essenciais para uma recuperação estável e eficaz.

Além da equipe de especialistas, a composição disponibilizada e o acompanhamento 24 horas são recursos diferenciados a serem considerados.

Isto significa oferecer uma acolhida organizada.

 

Estágios Tratamento Dependência Química: Perguntas comuns sobre

É bastante comum que parentes de dependentes químicos tenham várias perguntas sobre como o tratamento funciona e quais são as formas de triunfar.

Se este for o seu caso, aqui estão as respostas a várias das perguntas mais comuns.

 

Qual é a taxa de recuperação dos dependentes químicos?

Medir este número é uma tarefa difícil, especialmente porque a dependência química é uma patologia crônica na qual as recaídas são possíveis.

 

Não por acaso, os estudos já feitos sobre o assunto são poucos e distantes e não muito reveladores.

 

Em vez de olhar para os números, meu conselho é focar na oferta de apoio constante: primeiro, pelo acompanhamento especializado; segundo, pela ajuda diária oferecida pelos familiares no período que segue o tratamento.

 

 

Estágios Tratamento Dependência Química: Qual é o tempo de duração?

Com base em estudos científicos e anos de experiência no tratamento de dependência química, a Clínica Recuperando Vida reconheceu um período de 6 meses como sendo o período médio para um tratamento completo.

 

Existe uma cura para a dependência química?

A dependência química é uma condição crônica, que necessita de monitoramento persistente.

 

Isto não significa que não há nenhum procedimento e nenhuma chance de retomar a vida.

 

Minha tarefa pessoal como colaborador da Clínica Recuperando Vida é permitir que todos os nossos próprios pacientes recuperem o protagonismo de sua própria história.

 

 

Quais os tratamentos dependência Química entenda os 5 estágios

 

 

Estágios Tratamento Dependência Química: Conclusão

E no artigo Estágio Tratamento Dependência Química, desenvolvido e escrito pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida, uma vez que a questão é o Estágio Tratamento Dependência Química, não há atalhos.

Basta olhar as etapas descritas e ver como todas elas desempenham um papel fundamental, mesmo que a pessoa dependente química ainda não seja capaz de detectar a necessidade de mudança.

 

Também acho que a ajuda profissional especializada é um ponto fundamental para abandonar o consumo abusivo de álcool e outras drogas.

Você gostaria de ter essa ajuda, mas não sabe como? Basta entrar em contato conosco pelos nossos telefones ou whatsapp.

 

Espero que tenha gostado deste artigo Dependentes Químicos e a Clínica de Recuperação, produzido pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida.

Se gostou deste artigo compartilhe com as pessoas que possam gostar ou precisem saber mais sobre deste assunto, e compartilhe também em suas redes sociais.

A Clínica Recuperando Vida publica semanalmente conteúdos de qualidade com foco em ajudar pessoas que precisam deixar a dependência de drogas e do alcoolismo.

 

 

CONVERSE COM A EQUIPE POR WHATSAPP – AGORA

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E A SOCIEDADE

 

CASA DE RECUPERAÇÃO ENTENDA COMO FUNCIONA

 

CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE DROGAS

 

TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA DA COCAÍNA

 

 

 

como-ajudar-tratamento-para-usuarios-de-crack

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

 

 

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp