Motivação para Dependentes Químicos

Motivação para Dependentes Químicos

 

E neste artigo Motivação Para Dependentes Químicos iremos descrever algumas idéias práticas de como apoiar uma pessoa que passa por problemas com as drogas.

Buscando entender como funciona a dependência química e tentando encontrar uma maneira de motivar a pessoa viciada em seu processo, Prochaska e DiClemente desenvolveram um modelo no início dos anos 80.

O modelo tem em sua essência a própria pessoa dependente no papel ativo de sua mudança, assim como uma mistura de idéias entre eles.

 

Segundo eles, a pessoa viciosa passa pelas 5 fases de motivação, que são: pré-contemplação, contemplação, preparação ou decisão, ação e manutenção.

Estas fases circulam através do comportamento do sujeito durante todo o processo de tratamento.

 

 

A VIDA DE UM DEPENDENTE QUÍMICO

 

 

A Vida de Um Dependente Químico

 

O consumo de substâncias psicoativas causa males na pessoa, tanto clínica, psicológica e socialmente, a curto, médio e longo prazo.

 

As causas que levam uma pessoa a usar drogas são muito complicadas e podem ser identificadas em diferentes situações, tais como: o indivíduo experimentando por curiosidade, a pressão de um grupo de amigos ou o eventual uso em um ambiente específico.

 

A vida de um dependente químico é normalmente cheia de inconvenientes em diferentes áreas da vida, e é então que uma vez vários se voltam para as drogas para fugir da realidade, estresse, insatisfação e falta de visão na vida.

 

 

FALE AGORA COM NOSSA EQUIPE DE ATENDIMENTO

 

 

Tipos de Tratamentos Para Dependentes Químicos

 

Quando pensamos em criar este artigo Motivação para Dependentes Químicos, temos em mente que todos os tratamentos para dependentes químicos têm de ser realizados por uma equipe de especialistas. O procedimento deve ser individualizado, ou seja, de acordo com as necessidades do paciente. O terapeuta deve avaliar cuidadosamente cada caso e discutir com o viciado o projeto do procedimento mais conveniente.

 

Não há tratamento exclusivo para todos os dependentes químicos, pois o procedimento dependerá da demanda do paciente, ou seja, o tempo de consumo de substâncias psicoativas, a freqüência, a porção e os componentes dos genes.

 

Ao final deste processo de motivação para dependentes químicos, o residente passa pela fase de autoconhecimento, reconhecendo a incapacidade de consumir álcool e outras drogas e a coragem de buscar ajuda para a recuperação.

 

 

 

 

Etapas Motivacionais da Dependência Química

 

5 etapas motivacionais de dependência química, que são a Pré-contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e Manutenção.

Na Pré-contemplação a pessoa não considera essencial uma mudança, pois não sente seus sintomas e comportamentos como problemáticos, é o início da recuperação, que é caracterizada pela negação da dependência química.

 

A segunda fase é a Contemplação, que é quando o indivíduo não se compromete com a mudança, porém começa a implantar uma conexão entre seus comportamentos viciantes e os inconvenientes associados a eles.

O residente ainda é ambivalente, pois simultâneamente estima a mudança e a rejeita. Neste momento começa a interação do sujeito com a instituição de tratamento e o programa de recuperação, neste momento ele já estima a recuperação e requer ser bem-vindo para buscar motivação para iniciar sua preparação para a mudança.

 

Na Preparação, o indivíduo está disposto a modificar, compromete-se com a recuperação e busca ajuda especializada. Eles começam a discutir como poderia ser a vida após a mudança. Este é o instante em que o residente busca todo o apoio da equipe multidisciplinar, é quando vemos o valor de afirmar uma diversidade de recursos para beneficiar o paciente a se comprometer com o tratamento.

 

Em Ação, o indivíduo se envolve em ocupações concretas a fim de fazer uma mudança através de uma estratégia de ação para alcançar com mais eficácia. É o instante de equipar-se com ferramentas para colocar em funcionamento a recuperação, reivindicando uma ação positiva para si mesmo.

Na fase de Manutenção, o objetivo é integrar o novo comportamento da pessoa dependente à sua história geral, mantendo a direção selecionada e um estilo de vida novo e suficientemente satisfatório. É o momento da ressocialização, e das ferramentas a serem utilizadas em sua vida diária.

 

FALE COM A EQUIPE POR WHATSAPP

 

 

 

 

A Dependência Química e a Família

 

A motivação para dependentes químicos influência e muito no tratamento da dependência de cada indivíduo. A dependência química é uma patologia e cada patologia requer um tratamento específico. O problema experimentado pela pessoa quimicamente dependente exige apoio e ajuda, especialmente de sua família.

É angustiante para toda família ver seus entes queridos se tornarem escravos de uma substância que tem um poder intenso sobre eles, mas eles têm que saber que têm a possibilidade de ser relevantes para o processo de recuperação se estiverem corretamente orientados, caso contrário, eles têm a possibilidade de tornar o caso ainda pior.

 

Na interação entre o núcleo familiar e a pessoa quimicamente dependente, pode ocorrer um processo chamado co-dependência, que é caracterizado como uma desordem emocional que está principalmente associada aos membros do núcleo familiar da pessoa dependente química.

Geralmente, os co-dependentes são tanto parentes quanto cônjuges que assumem cada uma das perdas dos comportamentos problemáticos da pessoa dependente química e estão excessivamente preocupados com sua saúde.

 

A co-dependência é caracterizada pelas etapas seguintes: a primeira é a fuga, na qual se recusa a viver com o problema; a segunda é tentar camuflá-la através de bens materiais (carros, dinheiro e viagens) para mostrar que se é a melhor família do mundo inteiro.

A terceira etapa é quando o desconforto da família se torna visível, e o desejo de receber o tratamento atinge proporções enormes. Na quarta etapa, uma vez que a família nuclear acredita ter feito tudo para se beneficiar, a emoção da frustração é monumental e isto pode levar a uma tendência à agressividade.

 

 

Clínica de tratamento em Piracicaba SP

 

 

A importância das 12 passos

 

Os conjuntos de ajuda recíproca são uma sociedade sem fins lucrativos para homens e mulheres que se reúnem para realizar reuniões e ajudar uns aos outros a preservar a sobriedade através da abstinência. As reuniões de AA e NA são radicalmente relevantes para seu desempenho, e é nessas reuniões que ocorre o processo de recuperação.

Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) trabalham com o programa de 12 passos, que é um recurso processual fundamental, bastante amplo e prontamente disponível para a pessoa dependente de substância.

 

Então neste sentido, a motivação para dependentes químicos pode ser fortemente positivas. O plano de ação baseia-se em viver em um ambiente seguro oferecido pelo grupo, o objetivo é alcançar pequenas metas (um dia de cada vez) e permanecer sóbrio apenas por hoje.

Este período de sobriedade é lembrado e celebrado com alegria entre seus integrantes.

 

O modelo pode ser exercido em qualquer âmbito de procedimento, ou caminhar junto com ele, em certos lugares este é o tratamento exclusivo disponível, Alcoólicos e Narcóticos Anônimos permanecem presentes em cada uma das capitais do Brasil.

O programa de 12 passos constitui um componente fundamental para a recuperação do dependente químico.

 

 

Por meio dele, pode-se entrar em total abstinência, realizar um simples cronograma de atividades a serem realizadas de acordo com o procedimento, modificar hábitos, renunciar a idéias antigas, buscar ajuda de amigos e se envolver nos assuntos da irmandade, são comportamentos que a pessoa viciada deve exercer ao iniciar sua colaboração no todo.

 

 

A VIDA DE UM DEPENDENTE QUÍMICO

 

 

Mensagem de reflexão para dependentes químicos

 

Sabe-se que o uso de drogas tem algumas sequelas no campo biológico, psicológico e social do sujeito, percebendo que oindivíduo em estado avançado de dependência muitas vezes perde o controle de sua história e, conseqüentemente, afetando vários espaços, tais como familiar, profissional e educacional.

 

A melhor maneira de prevenir a dependência química é não utilizar a primeira dose, pois não é viável adivinhar e saber se a pessoa vai ter ações perigosas como elementos hereditários ou distúrbios psiquiátricos, entre outros, que a levarão a desenvolver este tipo de patologia.

 

 

Como contribuir com uma pessoa que usa drogas

 

Contribuir para uma pessoa que usa drogas não é uma tarefa simples, devido ao fato de que a dependência química é uma patologia crônica que prejudica o sujeito em todos os ambientes.

 

Você tem a possibilidade de tomar várias medidas para contribuir com uma pessoa que consome substâncias psicoativas, seja através da ajuda do núcleo familiar, fazendo o indivíduo se sentir mais seguro e capaz de confiar, ou até mesmobuscar ajuda especializada em clínicas de reabilitação para dependentes químicos, para que o procedimento correto seja feito ali.

 

Além disso, é necessário que o núcleo familiar considere uma forma de manter um diálogo constante com o viciado, estar mais presente em sua história, passear ou fazer atividades físicas, entre outros hábitos saudáveis, são uma forma de ajudar o dependente químico.

 

QUER SABER MAIS DA CLÍNICA RECUPERANDO VIDA? CLIQUE AQUI

 

 

Tipos de trratamentos motivacionais para dependentes quimicos

 

 

Motivação para Dependentes Químicos: Conclusão

 

E Neste artigo Motivação para os Dependentes Químicos mostramos de forma geral idéias para ajudar as pessoas que passam pelos problemas de envolvimento com drogas.

É uma forma de encorajar uma mudança no comportamento da pessoa viciada durante todo o processo de recuperação. Há 5 fases de motivação dentro do tratamento que nos direcionará no processo.

 

Há vários componentes que contribuem para que os dependentes químicos busquem o tratamento, não sendo o menor deles a motivação para dependentes químicos como um dos principais pontos envolvidos em descobrir e manter o procedimento.

Este caso é caracterizado como um estado do indivíduo para mudar aqueles comportamentos considerados problemáticos para ele/ela.

 

Espero que tenha gostado deste artigo Motivação para os Dependentes Químicos, produzido pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida.

Se gostou deste artigo compartilhe com as pessoas que possam gostar ou precisem saber mais sobre deste assunto, e compartilhe também em suas redes sociais.

A Clínica Recuperando Vida publica semanalmente conteúdos de qualidade com foco em ajudar pessoas que precisam deixar a dependência de drogas e do alcoolismo.

Fique atento em nosso Blog para novas publicações com conteúdos relevantes. Compartilhe nosso conteúdo com amigos e familiares e também em nossas redes sociais.

 

 

Clínica Recuperando Vida

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

DEPENDENTES QUÍMICOS E A CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

 

CASA DE RECUPERAÇÃO ENTENDA COMO FUNCIONA

 

VÍCIO DE COCAÍNA: COMO PARAR?

 

TRATAMENTO DE DROGAS

 

 

 

Dependência química e a Família

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp