Tratamento de drogas

 

Tratamento de drogas: entenda como funciona

Hoje vamos descrever como funciona o Tratamento de  Drogas para dependentes químicos. Esta é uma questão fundamental para aqueles que procuram um tratamento adequado, bem como para a família do usuário ou dependente de drogas.

O tratamento de drogas e sua necessidade permanecem intrinsecamente ligados à dependência química, há dados de pesquisa que indicam que mais de 275 milhões de indivíduos consumiram drogas em 2021.

O relatório mundial sobre drogas e crime, sugere que a prevenção e o tratamento continuam sendo insuficientes em termos globais, e apenas uma em cada 7 pessoas com distúrbios associados ao uso de drogas obtém o tratamento.

O tratamento é aconselhado quando o uso de drogas começa a criar males em sua saúde e em sua história, além de influenciar a vida de seus amigos e parentes.

 

Em minha crítica, quanto mais se fala e se conscientiza a população sobre o assunto, mais natural e menos estigmatizada será a ideia do tratamento de dependência química.

E se você tiver dúvidas sobre qual tratamento farmacológico é indicado, assim como suas etapas, continue imediatamente.

Responderei a elas rapidamente.

 

Clínica Recuperando Vida

Por que procurar um tratamento de drogas e saber como ele funciona?

Uma pessoa com dependência de drogas não é uma pessoa fácil de se conviver.

E isto prejudica muito lentamente cada uma das colaborações sociais do sujeito, perturbando seu trabalho e suas inter-relações afetivas, tornando impossível viver em sociedade.

O tratamento é necessário para reintegrar o sujeito à sociedade, já que o abuso de drogas torna impossível a gestão social.

 

O tratamento de drogas é mais procurado pelo núcleo familiar uma vez que parece não haver saída, e embora a frase “antes tarde do que nunca” seja válida, é melhor não esperar piores momentos para obter ajuda.

Seja você o dependente de drogas ou um membro da família, não espere até que esteja à beira da morte ou preso em qualquer lugar para pedir ajuda.

 

Para que tipo de dependência é indicado o tratamento de drogas?

O tratamento de drogas é indicado para o indivíduo que abusa de substâncias que causam dependência psicológica e física, e promovem a variação de humor e consciência.

Alguns exemplos de tais drogas são a Cocaína, Crack,Ecstasy, Heroína,LSD, Cannabis, bem como o Álcool.

Cada droga tem suas peculiaridades, porém cada uma delas tem a possibilidade de acabar aprisionando o sujeito e tornando-o refém de seus efeitos.

 

Clínica de tratamento em Piracicaba SP

Qual é o tratamento de drogas para um dependente químico e como funciona?

Cada droga específica requer atenção diferente na mesma terapia, ou às vezes terapias diferentes.

E, acima de tudo, defendo que o dependente químico deve ser tratado com toda a seriedade que o assunto merece.

Sendo um problema biopsicossocial, ele deve ser tratado de forma multifatorial, já que é formado por pontos diferentes, porém sei que há casos que necessitam de uma abordagem específica e especial.

 

Os precedentes e a história pessoal do indivíduo devem ser considerados a fim de dar o tratamento adequado.

No início, há uma avaliação psiquiátrica, para rever a condição do indivíduo, logo após uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros) trabalhando em conjunto na reabilitação do indivíduo.

 

Identificando o problema

Antes de iniciar o tratamento, é necessário detectar o problema, mas isto não é tão simples quanto parece.

Muitas vezes o viciado não reconhece o estado em que se encontra, com seu mundo profissional e emocional em colapso, mas à medida que ele se afunda da doença da dependência de drogas, seus pensamentos se enevoam e não será possível que ele próprio reconheça a sua situação.

 

Se o indivíduo não consegue reconhecer que é um refém das drogas, a família ou amigos próximos têm a possibilidade de ajudar neste processo.

 

Preste atenção a certos sinais que tem a possibilidade de indicar uma dependência química:

  • Negligência pessoal de aparência e higiene pessoal.
  • Incômodo financeiro como resultado dos gastos com drogas.
  • Perturbações comportamentais.
  • Perturbações de humor.
  • Uso de drogas combinadas, assim como seu consumo exacerbado.
  • Mudanças na rotina e no convívio social.

 

Procura de ajuda

Uma das dúvidas mais comuns que me perguntam é onde pedir ajuda, quem pode ajudar neste momento de desespero.

Em primeira instância, recomendo que você procure dados sobre dependência química, quanto mais você souber, melhor você saberá como se comportar com o dependente e com o sofrimento pelo qual está passando.

 

Sabendo mais sobre o problema, você saberá mais sobre as abordagens procedimentais e como discutirei mais tarde, defendo que a internação é a melhor abordagem.

Na Clínica Recuperando Vida fornecemos o melhor suporte possível com um tratamento aliado a um tripé terapêutico de terapia racional emotiva, um programa de 12 passos e um apoio biopsicossocial.

 

Clínica Recuperando Vida

Definindo o melhor tratamento de drogas

Existem vários tipos de tratamentos para dependentes químicos, sobretudo o tratamento de drogas, porém ainda mantenho que a internação é a melhor alternativa processual.

Sei que é um assunto delicado, que muitos não estão de acordo com esta iniciativa de intervenção, mas vou descrever como ela funciona.

Entretanto, nós mesmos, com base em todo o processo de recuperação, temos uma metodologia processual diferente, a fim de fornecer o principal apoio ao núcleo familiar e à pessoa quimicamente dependente.

 

A abordagem que utilizamos é baseada em um tripé, a Terapia Racional Emotiva (TRE), o Programa de 12 Passos e a orientação biopsicossocial.

A orientação biopsicossocial é baseada na compreensão da verdade de cada paciente, tentando verificar seu passado de forma pessoal, tentando encontrar uma compreensão de sua condição.

Ela visa despertar a consciência do paciente sobre sua patologia, trabalhando conceitos como autopreservação e responsabilidade.

 

O ERT é apoiado na segunda parte do processo de tratamento, após o despertar da autoconsciência sobre a patologia, com ele o indivíduo começará a questionar e problematizar suas reações, comportamentos e crenças que estavam limitando seu pensamento.

O processo do tratamento tem sido aplicado desde 1950 e tem provado sua eficácia.

A confiança é fundamental para o sucesso do tratamento, o relacionamento entre a equipe multidisciplinar e o paciente é importante para uma mudança de perspectiva e de mentalidade.

 

 

 

 

O programa de 12 etapas é a última fase do processo e principalmente um lugar para compartilhar experiências pessoais.

O programa também conta com grupos de apoio, como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

Ele se concentra na admissão do indivíduo de sua impotência e incapacidade de lidar com a dependência, atua como uma reprogramação de valores e crenças, e como uma investigação e renovação da espiritualidade.

 

Você pode encontrar outras possibilidades dispersas de tratamento, mas para mim apenas a abstinência total das drogas pode garantir um futuro para os adictos, e para isso, a hospitalização e nosso modelo terapêutico são elementares.

 

Desintoxicação

A fase de desintoxicação se baseia na eliminação do que se pensa ser “toxinas” das drogas no corpo humano, que são substâncias que causam ou têm a possibilidade de causar danos ao nosso organismo.

É essencial que o paciente, neste caso, esteja continuamente sob vigilância, pois pode expor sinais de abstinência, como tremores e ansiedade.

Muitas pessoas me perguntam se nesta fase usamos medicação para ajudar o processo, e a resposta é que ela é dependente, já que cada caso tem um grau de severidade e é totalmente dependente de uma avaliação médica.

 

Se necessário, eles têm a possibilidade de usar certos antidepressivos e ansiolíticos para minimizar o fenômeno da fissura, mas ainda não há resultados científicos que possam prever a eficácia desses medicamentos em tais casos.

Na Clínica Recuperando Vida só usamos medicamentos para reduzir os sintomas de abstinência e para tratar condições e patologias relacionadas, que têm a possibilidade de variar de resfriados a ansiedade e distúrbios depressivos.

Há também possibilidades naturais para isso.

 

Água, infusões e sucos naturais têm a possibilidade de dar benefícios ao organismo, assim como de realizar o processo de limpeza, porém não pense que pelo simples fato de ingeri-los você vai desintoxicar.

Eles têm a possibilidade de se beneficiarem no processo e constantemente que estejam acompanhados por um médico, não tentem desintoxicar em casa sozinhos e somente com água e chá, pois dificilmente isso acontecerá como desejado.

Melhor Clínica de reabilitação

Terapia comportamental

A psicoterapia é um processo importante no processo de tratamento e recuperação, e faz com que os pacientes procurem e identifiquem as raízes do vício e estabeleçam um maior controle sobre as situações.

O psicólogo que realiza a terapia tentará facilitar o controle da ansiedade e qualquer outro distúrbio da mente que aflige o paciente, ajudando-o a se converter em relação ao seu pensamento e comportamento e a enfrentar os motivos que o levaram e o mantêm com a droga.

 

Reintegração na sociedade

O foco aqui é sempre favorecer a prevenção de uma recaída viável, com foco na prevenção, para uma restituição saudável na sociedade.

Iniciar uma reaproximação gradual com o núcleo familiar e os amigos, os lugares para onde ele costumava ir, iniciar uma rotina totalmente nova e trabalhar se houver uma.

 

O ideal é que o paciente continue a ter sessões de psicoterapia mesmo após a alta, uma vez que novos problemas podem surgir.

E menciono que é de extrema importância manter tanto a terapia quanto a ajuda às equipes de apoio onde a experiência está inserida, tais como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, respectivamente.

 

 

 

 

Manutenção do tratamento de drogas

Como disse anteriormente, a manutenção do tratamento é radicalmente fundamental para que a pessoa permaneça limpa.

A terapia e especialmente a prática contínua do programa de doze passos são a melhor escolha para a manutenção do estado alcançado e para evitar recaídas.

 

Além das dicas, as equipes de apoio são o lugar onde a experiência é compartilhada, e você pode usá-la para expor o que ninguém pode entender.

Mas seus colegas de equipe passaram por situações semelhantes, e eles estarão lá para você.

 

Tipos de tratamentos para dependentes químicos

Sei que cada interação entre um viciado químico e sua droga é única e pessoal, mas os tratamentos de que vou falar são capazes de resolver a maioria dos casos.

No entanto, é claro, na medida do possível, as intervenções são adaptadas às necessidades do sujeito.

 

Cada técnica é adaptada a cada paciente.

Siga as prováveis possibilidades de tratamento indicadas abaixo.

 

Internações

A internação pertence aos tratamentos processuais, que eu pessoalmente acho que são os mais eficazes.

Embora seja um assunto delicado e pessoal, a hospitalização não é tão ruim quanto parece, por sinal, é uma forma de ajuda e apoio para o indivíduo que se deseja.

 

Por mais difícil que possa parecer esta é a votação a ser feita, na hospitalização temos a possibilidade de oferecer toda a ajuda viável à dependência química e seus distúrbios associados.

A internação pode ocorrer em 3 possibilidades:

 

Como ajudar um amigo ou familiar usuário de drogas

Voluntárias

Isto acontece quando nossa pessoa exige ajuda ou torna possível que outros a peçam, porque ela reconhece que não poderá sair de sua situação atual e não abandonará por si mesma seu vício.

 

Involuntárias

No tratamento involuntário, o viciado não aceita ser hospitalizado porque ainda não aceitou o caso em que se encontra.

Na maioria dos casos, isto é feito após uma consulta com um médico, na qual este último sugere a necessidade de hospitalização, após a elaboração de um relatório, o que garante a internação.

 

Compulsórias

Nesta categoria, a hospitalização é feita por meio de um pedido legal formal, executado por um juiz, e não requer o consentimento do paciente ou de sua família.

O pedido é acompanhado de um relatório médico que sugere que o indivíduo é um perigo para si mesmo e para os outros.

 

problemas Causados pelas drogas nos individuos

 

Medicamentos

Os medicamentos podem ser usados na fase de desintoxicação ou para o controle de sinais de outras patologias que o paciente tenha, como mencionado aqui.

O uso deste tipo de medicamento só deve ser feito sob supervisão em tempo integral.

 

A maioria dos medicamentos utilizados são ansiolíticos e antidepressivos para minimizar os anseios e outros sinais de abstinência.

Para a cannabis é comum o uso de Buspirone e Fluoxetine, para a cocaína Topiramate e Modafinil, e estes são apenas exemplos, com cada droga tendo um medicamento mais adequado e respeitando a saúde do indivíduo.

 

Psicoterapia

A psicoterapia é uma parte importante de qualquer tratamento farmacológico.

É onde a origem e as causas da dependência química são estabelecidas, e também ajudará a manter o controle do caso em que se está.

 

Como outros tipos de tratamentos, ela acelera a recuperação do indivíduo.

Somente com a terapia é possível resolver os inconvenientes internos do indivíduo, remodelando o processo de pensamento e, assim, mudando o comportamento.

 

Desintoxicação

A desintoxicação é a parte mais decisiva do tratamento, pois se não estiver bem desenvolvida, o indivíduo não poderá participar de outros tratamentos.

Como podemos esperar que alguém que não está limpo de drogas, que está em estado de fissura ou abstinência, seja capaz de se concentrar em terapia, em um grupo de apoio?

E mesmo do tratamento é necessário estar alerta porque, se vacilarmos, voltaremos ao mesmo estado de antes e talvez com mais força.

 

 

 

 

Quanto tempo dura o tratamento de drogas?

A duração do tratamento de drogas depende diretamente das etapas associadas e de como ele é tratado.

Como temos um processo complexo e extenso aqui na Clínica Recuperando Vida, penso que em 6 meses teremos um paciente pronto para ser reintegrado à sociedade.

Porque, com este tempo, eles têm a possibilidade de realizar cada uma das demandas necessárias para a recuperação.

 

Qual é o custo médio do tratamento para drogas?

Os custos mudam de acordo com a duração do tratamento e com a infra-estrutura oferecida.

Aqui oferecemos um tratamento completo durante 6 meses, com custos acordados e acordados no momento da iniciativa do contrato.

 

Quais são os maiores desafios no tratamento contra o vício em drogas?

Os maiores desafios permanecem envolvidos não apenas com o viciado em drogas, mas também com o ambiente familiar em que vive.

E estes desafios devem ser enfrentados juntos e não sozinhos, razão pela qual contamos com uma equipe multidisciplinar para beneficiar os pacientes.

Entretanto, a ajuda do núcleo familiar é importante, com a ajuda do núcleo familiar o viciado se sentirá mais intenso e será capaz de enfrentar coisas como:

 

Como ajudar um usuário de drogas

Negação

A negação é baseada no dependente químico ou em nossa família negando que o problema está ocorrendo.

A negação é um mecanismo de proteção, porém não tem que permanecer no lugar por toda a vida.

 

Isto torna o tratamento mais difícil porque se a pessoa viciada não aceitar que necessita de um tratamento, não se dedicará a ele e, conseqüentemente, sua recuperação será atrasada.

Se é o núcleo familiar que não o aceita, possivelmente resistirá à iniciativa de tentar o indivíduo, ou se já estiver em tratamento, não dará muito apoio e tenderá a resistir à iniciativa da progressão da patologia.

 

Abstinência

A retirada é algo que qualquer pessoa dependente quimicamente pode sentir.

Cada droga pode causar efeitos diferentes sobre o dependente químico e cada corpo humano pode reagir de forma diferente à sua droga de escolha.

 

A abstinência é a resposta corporal à falta da substância viciante e é bastante comum durante toda a desintoxicação.

Alguns sinais comuns são irritabilidade, distúrbios do sono, mudanças comportamentais, confusão da mente e ansiedade.

 

Falta de apoio da família

Como eu disse em um dos pontos de vista anteriores, a ajuda do núcleo familiar é importante, e uma vez que falta, a pessoa malvada acaba tendo menos compromisso.

A dependência química é uma patologia como qualquer outra, não importa o quanto você a negue, a outra pessoa está sofrendo e requer sua ajuda.

Afinal de contas, existe cura para a dependência química?

 

Veja, a dependência química é uma patologia crônica, portanto incurável.

No entanto, com um tratamento ideal, o indivíduo pode viver pacificamente e fazer todo o tipo de trabalho e de execução.

Tratamentos que prometem curas geralmente são mentiras, não há cura, mas há uma solução.

 

A influencia das drogas no usuario e na família

Onde procurar um tratamento para a dependência química?

Existem algumas clínicas de tratamentos de dependência química espalhadas por aí, privadas ou livres através da SUS.

Entretanto, a única que conheço bem o suficiente para recomendar é o complexo Clínica Recuperando Vida, onde toda a ajuda é dada ao viciado e sua família.

 

Temos uma infra-estrutura gigantesca, uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, treinadores físicos e consultores em dependência química.

Oferecemos uma estratégia de tratamento abrangente e temos em mente a subjetividade e a experiência do indivíduo em nosso tratamento.

 

Tratamento de Drogas – Conclusão

Espero ter sido capaz de responder às suas perguntas e dúvidas referentes a Tratamento de Drogas e levantar várias idéias.

Como você observou, o tratamento do vício em drogas é complexo e depende de uma ampla gama de componentes.

 

Depende não apenas da organização, mas principalmente da pessoa viciada em questão e de sua rede de apoio.

Acesse outros textos em nosso blog para saber mais sobre o processo e tratamento de dependência química.

Nos vemos na próxima vez.

 

O blog da Clínica Recuperando Vida publica semanalmente artigos com conteúdos de qualidade que ajudam pessoas dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares à

encontrarem a verdadeira recuperação e uma vida de qualidade.

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida também recomenda a leitura abaixo:

 

Conheça nossos Tratamentos para Dependentes Químicos

 

Tratamento da dependência de cocaína

 

Qual é o melhor tratamento para dependentes químicos?

 

Tratamento do Crack

 

Tratamento Dependência Química Feminina

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp