Casa de Recuperação Entenda Como Funciona

Entenda como funciona uma casa de recuperação

 

E nesse novo artigo Casa de Recuperação Entenda Como Funciona, vamos mostrar está opção para você que busca ajuda para um parente, amigo ou para você mesmo, para então ajudar pessoas deixarem para trás os problemas com Alcolismo e com drogas.

A casa de recuperação, como seu nome sugere, é um local para a reabilitação de dependentes químicos.

 

Como tal, representa uma das resoluções mais completas no tratamento para pessoas com histórico de uso abusivo e continuado de álcool e drogas.

E é que, além de tentar o próprio vício, dá toda a ajuda primordial para que o paciente recupere o controle de sua história e tenha um processo mais suave e mais extenso de reintegração na sociedade.

Os próprios familiares e amigos dos viciados, indiretamente prejudicados pela patologia e muitas vezes relutantes em serem internados, com o tempo, percebem isto como uma possibilidade exclusiva de resgate.

 

Se você tem dúvidas e algum medo de optar pela internação de um dependente químico próximo a você, vale a pena fugir de qualquer tipo de preconceito e buscar informação e compreensão, exatamente como você está fazendo agora ao ler este texto.

Ao longo deste artigo, falarei sobre como funciona uma casa de recuperação, fornecendo parte de minha experiência na administração da Clínica Recuperando Vida para desmistificar questões relacionadas.

Siga-o até o final.

 

 

Casa de Recuperação como escolher a melhor

 

 

O que é uma casa de recuperação?

 

Casa de recuperação entenda como funciona, é uma dúvida que muitas pessoas tem. A casa de recuperação é um lugar de reabilitação para dependentes químicos e alcoólicos, onde o objetivo é oferecer apoio à pessoa dependente em tempo de crise e mantê-la afastada do consumo de substâncias psicoativas.

No entanto, o escopo dos serviços oferecidos e a abordagem utilizada são específicos para cada local.

Aqui, na Clínica Recuperando Vida, adotamos um modelo que combina uma composição física completa, uma equipe multidisciplinar especializada e uma abordagem humanizada e individualizada.

Em outras palavras, cada detalhe é criado para garantir tranquilidade, acolhimento, estabilidade e qualidade de vida, pontos que geralmente são negligenciados na rotina daqueles que são viciados em álcool ou outras drogas.

 

 

Qual é a finalidade de uma casa de recuperação?

 

Como não poderia ser de outra forma, uma casa de recuperação tem como objetivo principal tratar da dependência química e devolver a qualidade de vida e a paz a seus pacientes e familiares.

Portanto, não estou falando apenas de um lugar onde é criado o distanciamento físico do álcool e das drogas.

O foco, pelo menos aqui na Clínica Recuperando Vida, é dar novos propósitos aos pacientes e permitir que eles conheçam suas próprias restrições diante da patologia.

É verdade que existe a possibilidade de recaídas, uma conjectura que discuto frequentemente com parentes e amigos dos residentes, mas reforço continuamente que todo o trabalho é feito para reduzir as chances de isso acontecer.

Em conclusão, estamos falando de devolver a soberania a nossos próprios pacientes, para que eles possam fazer melhores escolhas, o que os afastará de situações de risco.

Para que tudo isso seja viável, peço a colaboração da família e dos amigos como uma parte importante do procedimento.

 

 

Casa de recuperação tratamentos na clínica

 

 

Quais são os tipos de internação na casa de recuperação?

 

Eu sei que a escolha de aceitar um ente querido em uma casa de recuperação não é simples.

No entanto, é preciso levar em conta o instante e ver a internação como uma forma de oferecer ao indivíduo a ajuda que ele tanto necessita.

Frequentemente, eles têm a capacidade de negá-lo e mencionar que é um exagero. Entretanto, por mais difícil que seja, é essencial tomar a decisão correta.

Em seguida, apresento os 3 tipos de internação e suas especificidades.

 

 

Internação voluntária

Este é o modelo ideal, que é criado quando os próprios dependentes químicos reconhecem que não têm a possibilidade de parar o vício por si mesmos e, portanto, decidem procurar ajuda ou permitir que outros os encaminhem para a internação.

 

Internação involuntária

Este tipo de internação é realizada por um terceiro, geralmente um membro da família, e sem o consentimento do dependente, daí o nome involuntário.

O pedido pode ser feito por um familiar junto de um médico, na qual a situação é narrada e o profissional prepara um relatório, no qual é levantada a necessidade de recorrer a esta escolha.

 

 Internação compulsória

Nesta situação, o pedido formal de internação é feito por um juiz. Ela não depende da autorização dos familiares do paciente ou do próprio paciente.

O pedido é acompanhado de um relatório médico atestando que a pessoa viciada não tem controle sobre suas habilidades físicas e psicológicas, representando um perigo para si mesma e para os outros.

 

 

Casa de Recuperação Qual a Finalidade

 

 

Casa de Recuperação Entenda como funciona para tratamento da dependência química?

 

Casa de Recuperação Entenda Como Funciona, para fazer então uma escolha mais apropriada e acertiva para o tratamento de um amigo, parente ou para você mesmo!

Cada casa de recuperação tem suas próprias diretrizes, assim como seus próprios tipos de procedimentos e serviços oferecidos.

Para descrever como funciona este centro de reabilitação, tomo como base a verdade na Clínica Recuperando Vida.

 

 

 

 

Fases do tratamento

 

Aqui, dividimos o procedimento de dependência química em 3 fases diversas e complementares.

O tripé é formado por suporte biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva (RRE) e o Programa de 12 Passos.

 

Acompanhamento biopsicossocial

Estamos falando de uma linha de procedimento que dá uma abordagem mais humanizada e individualizada ao paciente, baseada em protocolos científicos.

O procedimento é baseado no tratamento de cada indivíduo levando em conta suas particularidades biológicas, psicológicas e sociais.

 

Em outras palavras, no momento de avaliar uma condição, são levados em conta os pontos dos genes, personalidade, grau de vida, nível de sociabilidade e interação com o núcleo familiar, para citar alguns componentes.

Tudo isso para ter um diagnóstico mais preciso e completo, além de tornar o paciente consciente de seu estado de saúde e das restrições que a patologia implica.

A iniciativa é que, desta forma, o próprio paciente consegue se recuperar com base em princípios como a responsabilidade e a autopreservação.

 

Terapia Racional Emotiva

A Terapia Racional Emotiva, como é mais conhecida, é uma abordagem desenvolvida pelo psicólogo Albert Ellis em 1956 e pertence aos procedimentos utilizados no procedimento de dependência química e alcoolismo aqui na Clínica Recuperando Vida.

Seu importante início é trabalhar na consciência realista do paciente, fazendo-o pensar sobre suas atividades e sentimentos.

O objetivo é que, com isso, o residente desenvolva sabedoria emocional e seja capaz de redefinir várias crenças e reações que o prejudicam e aos indivíduos que o querem bem.

Toda a abordagem é baseada no trabalho de uma interação transparente e confiante entre as equipes multidisciplinares e as equipes viciosas.

 

O Programa de 12 Passos

A terceira e última etapa do tratamento realizado na Clínica Recuperando Vida é o mundialmente conhecido Programa de 12 Passos.

Desenvolvido por Bill W. e Dr. Bob S., em 1935, a abordagem tornou-se popular devido ao seu uso maciço em grupos de apoio, como Alcoólicos Anônimos, por exemplo.

 

A iniciativa é que o dependente químico aceita o vício e sua impotência diante dele e então, passo a passo, conquista sua sobriedade.

Para isso, a pessoa terá que buscar sua espiritualidade, verificar seu sistema de valores e crenças, assumir a responsabilidade por suas ações, reconstruir as inter-relações ocasionalmente abaladas pela patologia e viver um dia de cada vez.

 

 

Serviços acessíveis

Para tornar o tripé do procedimento ainda mais eficaz, colocamos à disposição de nossos pacientes e suas famílias uma sequência de recursos, como explicarei mais adiante.

 

Acomodações

O tratamento de dependência química leva 180 dias e, consequentemente, a casa de recuperação tem que proporcionar cada uma das condições para que o paciente se sinta coberto e seguro.

 

Atividades físicas e recreativas

Ao longo do tratamento, é essencial que o paciente tenha uma rotina profunda, para que possa manter sua mente ocupada, evitando pensamentos negativos.

 

Assistência multidisciplinar

A dependência química é uma patologia complexa que requer uma variedade de cuidados em diferentes áreas.

Para fornecer esse suporte, temos uma equipe técnica composta de diversos profissionais, todos focados em fornecer supervisão cuidadosa e especializada.

Desta forma, os acessórios terapêuticos são compostos por médico clínico, psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, consultores em dependência química, monitores e coordenadores de disciplina.

 

 

Quando o cuidado residencial é a melhor alternativa?

 

Com base em minha experiência, eu diria que a intervenção em um centro de reintegração social é a melhor alternativa para tentar lidar com a dependência química, especialmente depois que outras abordagens ambulatoriais se mostraram insuficientes.

Os casos em que o desconforto à rotina e aos indivíduos que rodeiam o viciado são visíveis também têm esta indicação.

Além, é claro, de situações em que a pessoa perdeu sua capacidade de soberania e, consequentemente, pode colocar em risco sua própria vida.

 

 

Como escolher a melhor residência de recuperação para seu ente querido?

 

Meu conselho é o mesmo de sempre quando me fazem esta pergunta: pesquise antes de fazer qualquer escolha.

Procure alternativas que tenham uma boa infraestrutura, ajuda especializada 24 horas, uma equipe multidisciplinar completa e outras diferenças que você considere importantes.

Também vale a pena ir pessoalmente a esses locais e conversar com os especialistas para entender as abordagens e métodos adotados na clínica.

 

Em seguida, é hora de perguntar sobre os custos e acordos da instalação.

Lembre-se: confiar no tratamento utilizado e estabelecer uma interação de confiança com todos os envolvidos na recuperação do paciente é um passo muito importante no processo.

Caso contrário, é viável que os familiares acabem se distanciando, o que afeta a reabilitação do paciente.

 

 

Clínica de tratamento em Piracicaba SP

Perguntas mais frequentes sobre a casa de recuperação

 

Como colaborador da Clínica Recuperando Vida, recebo muitas perguntas sobre as políticas adotadas.

Decidi listar várias delas e dar respostas a estas perguntas comuns; espero também esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto.

 

 

O paciente pode receber visitas?

Certamente, sim.

A única distinção que faço em relação aos visitantes são aqueles casos em que a existência de outras pessoas é insalubre para a pessoa viciada, causando desconforto ou agitação.

 

Quanto tempo leva a recuperação de uma pessoa quimicamente dependente?

Estamos falando de uma pergunta complexa, cuja resposta pode depender de uma série de mudanças.

 

Na Clínica Recuperando Vida, com base em nossa experiência, desenvolvemos uma abordagem de 6 meses em média.

 

Acreditamos que este é o tempo médio para que o paciente receba a ajuda certa e inicie o processo de ressocialização.

 

Clínica de reabilitação gratuita ou privada: o que é melhor?

 

Eu, especialmente, não gosto de fazer este tipo de comparação.

 

Penso que tanto as clínicas de recuperação gratuita quanto as privadas têm a possibilidade de dar a ajuda primordial para o tratamento dos dependentes químicos.

 

Na Clínica Recuperando Vida não fazemos nenhum tipo de exceção, todos os pacientes são tratados igualmente.

 

Existe uma cura para a dependência química?

 

A dependência química é uma doença crônica, ela não tem cura.

 

Entretanto, isto não significa que não possa ser tratada e que a pessoa não será capaz de levar uma vida normal depois de passar pelo procedimento correto.

 

De fato, este é nosso principal objetivo aqui: devolver aos dependentes químicos seu propósito e alegria de viver.

 

Entretanto, como diz o próprio Programa de 12 Passos: um dia de cada vez.

 

 

Como ajudar um amigo ou familiar usuário de drogas

 

 

Conclusão

 

Um artigo que teve como objetivo mostrar o assunto de forma completa Casa de Recuperação Entenda como Funciona, e esclarecer as devidas dúvidas recorrentes de pacientes e seus amigos e familiares.

Sei que nunca é uma questão simples detratar qualquer problema de dependência química, como a situação da casa de recuperação.

 

Mesmo assim, acho fundamental abordar o assunto com a maior naturalidade possível, pois, embora acompanhada de mitos, tabus e preconceitos, esta patologia crônica pode ser enfrentada de uma forma mais humana.

 

A propósito, a informação me parece ser a chave para superar os estereótipos e assegurar aos pacientes o melhor tratamento. Portanto, convido-os a seguir as atualizações aqui no blog da Clínica Recuperando Vida.

 

Para saber mais sobre nossas próprias instalações e metodologias, entre em contato conosco.

 

Quem sabe, talvez possamos ser o grupo de amigos que mais se aproxima de você quando você mais precisa de nós.

 

Espero que tenha gostado deste artigo Casa de Recuperação Entenda Como Funciona, produzido pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida.

Se gostou deste artigo compartilhe com as pessoas que possam gostar ou precisem saber mais sobre deste assunto, e compartilhe também em suas redes sociais.

A Clínica Recuperando Vida publica semanalmente conteúdos de qualidade com foco em ajudar pessoas que precisam deixar a dependência de drogas e do alcoolismo.

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

TRATAMENTO USUÁRIOS DE CRACK

 

COMO AJUDAR UM ALCOÓLATRA QUE RECAIU?

 

VÍCIO DE COCAÍNA: COMO PARAR?

 

COMO O CRACK AFETA A SAÚDE RESPIRATÓRIAS

 

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp