Como Parar de Beber

Como parar de beber definitivamente: Opções de tratamento e orientações

 

E nesse novo artigo Como Parar de Beber, vamos mostrar as alternativas e caminhos para pessoas deixarem para trás os problemas com Alcolismo.

Se você tem um problema com a bebida, ou conhece alguém que tem, você provavelmente já se perguntou como parar de beber de vez e continuar vivendo sem dependência.

 

Eu escrevi este artigo para que possamos discutir este problema juntos.

 

Aproveite sua leitura!

 

 

 

Parar de beber de vez: É possível?

 

Não é que o procedimento seja difícil, porque não é. A complexidade está em poder executá-lo e mesmo depois de saber como parar de beber para continuar o esforço de não cair nesta armadilha do álcool novamente.

 

Entenda como parar de beber para toda a vida:

 

  • Evite visitar lugares onde bebidas alcoólicas estejam presentes

 

  • Saiba como dizer não

 

  • Tenha a ajuda da família e dos amigos

 

  • Procure ajuda especializada

 

É mais simples parar de beber do que tentar minimizar a dose a um “grau conveniente”.

 

Esta afirmação foi testada por pesquisadores suecos na Universidade de Gotemburgo, e eles chegaram à conclusão de que, a longo prazo, é mais simples manter um estilo de vida sem álcool do que viver com uma dose limitada.

 

Entretanto, se você decidir que realmente quer parar de beber e não tem ideia do que fazer, fique certo de que aqui estão algumas dicas simples, mas eficazes, sobre como parar de beber bebidas álcoolicas.

 

 

 

Evite lugares onde tenha bebidas alcoólicas

 

 

Evite visitar lugares onde há bebidas alcoólicas disponíveis

 

Se você sabe que haverá consumo de álcool em certos lugares e locais, é melhor não ir!

 

Se for programado e você não puder evitá-lo, procure ficar o menor período de tempo possível, pois a tentação de retornar a tomar mais uma dose, por menor que seja,pode ser enorme, além de que a substância pode ser oferecida a você.

 

Evite também organizações que o levem a tais lugares, mesmo que sejam amigos ou parentes que você goste.

 

Procure evitar sair com essa pessoa, pois ela pode arrastá-lo a consumir novamente, levando-o a todos os tipos de lugares que o lembrem de álcool.

 

 Saiba como dizer não

 

Aprenda a dizer não uma vez que lhe seja oferecido álcool.

 

Você não precisa explicar por que ao planeta inteiro, basta dizer que não lhe apetece, ou que não lhe apetece hoje.

 

O fundamental é estar ciente de que você terá que dizer não e estar preparado para fazê-lo.

 

 

Como parar de beber porque consome alcool

 

 

Obtenha ajuda da família e dos amigos.

 

Converse e faça com que sua família e amigos próximos tomem consciência do que você está passando e que você quer desistir, para que eles saibam e o apoiem no que você conseguir, especialmente se houver outras pessoas que consomem álcool na família nuclear ou no círculo de amigos.

 

Eles tem a possibilidade de apoiá-lo de muitas maneiras para conduzir uma rotina melhor e longe do álcool.

 

Especialmente no estágio em que são mais sensíveis, eles tem a possibilidade de servir de apoio em momentos difíceis.

 

O mais importante é saber que, mesmo que a batalha seja sua, há outras pessoas que o apoiam, o encorajam e estarão lá quando você precisar deles.

 

Procure ajuda especializada

 

Para atingir seu objetivo de deixar de beber, você precisa de umtratamento especializado, para estar na companhia de um profissional que entenda o que você está passando e que o ajude a superar este momento difícil.

 

Esta ajuda médica é fundamental principalmente para conter os sinais da síndrome de abstinência, que tem a possibilidade de aparecer uma vez que o manejo do álcool seja interrompido.

 

O apoio psicológico também é essencial, pois o álcool nos prejudica em todos os sentidos: começamos a agir compulsivamente.

 

Entre as possibilidades mais frequentes de tratamento e ajuda para sair do alcoolismo, temos as equipes de apoio, tais como Alcoólicos Anônimos, psicoterapias, o uso de medicamentos e o modelo de internação em clínicas de reabilitação.

 

 

 

 

O Alcoolismo no Brasil

 

O alcoolismo é um problema de saúde muito grave.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 26% da população acima de 18 anos de idade bebe álcool pelo menos uma vez por semana.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é responsável por 3,3 milhões de mortes de indivíduos, o que representa 5,9% do total.

 

De acordo com a OMS (OMS), o Brasil está entre as nações que mais consomem álcool, e em sua imensa maioria são jovens que combatem os inconvenientes com esta substância em uma idade cada vez mais jovem.

 

Além disso, o aparecimento de diferentes bebidas alcoólicas e sua simples renda acaba contribuindo ainda mais para seu consumo, este problema prejudica tanto homens quanto mulheres e, consequentemente, é um grave problema de saúde pública.

 

Falamos de um componente de perigo para os indivíduos, devido ao fato de que é estimado como uma das principais causas de patologias crônicas e acidentes de trânsito, além da violência.

 

Por meio destes dados, vemos que o alcoolismo, ao contrário do que muitas pessoas supõem, é uma patologia presente e atraente com graves consequências.

 

Oalcoolismo é a dependência química do álcool, configurada como uma patologia que prejudica a vida do indivíduo de forma integral, seja na aparência biológica, psíquica ou social.

 

É verdade que nem todos aqueles que procuram uma forma definitiva de parar de beber são precisamente dependentes, mas se o indivíduo aspira como parar de beber de alguma forma e não tem sucesso, é um claro símbolo de dependência.

 

 

Alcoolismo no Brasil

 

 

Como parar de beber para toda a vida: Por que a população consome álcool, em primeiro lugar?

 

Há muitas razões pelas quais alguém começa a beber. Várias motivações são mais frequentes, como a assertividade e a socialização.

 

Outras procuram celebrar ou relaxar sob o impacto da substância, tentando encontrar os efeitos imediatos da substância como uma forma de se livrar de seus medos e repressões.

 

Há ainda aqueles que buscam alívio de suas dores emocionais através da bebida ou na tentativa de esquecer qualquer evento negativo.

 

A verdade é que desde a infância e juventude eles são encorajados e aconselhados que consumir álcool é algo usual e que não há mal nisso.

 

Como o álcool atua no organismo?

 

Muitas pessoas não sabem, porémo álcool é uma droga depressiva que acaba reduzindo a atividade do sistema nervoso central, o que retarda o indivíduo.

 

Uma vez consumido em pequenas porções, esta substância deixa o indivíduo mais desinibido, mas com um consumo excessivo da mesma, acaba reduzindo os estímulos cerebrais e gerando danos físicos e até mentais.

 

Uma vez que falamos de bebidas alcoólicas, poucas pessoas sabem e reconhecem que o álcool é considerado um tipo de droga, é considerado uma droga legal, ou seja, seu consumo é autorizado por lei, mas não deixa de causar danos à sua saúde e à saúde das pessoas ao seu redor se consumido de forma irresponsável.

 

Como o consumo de álcool prejudica o sistema nervoso central, ele acaba causando alterações no comportamento do indivíduo, além de ser um potenciador da dependência.

 

No início, o álcool serve como estimulante, onde o indivíduo acaba ficando mais eufórico e desinibido de falar ou agir de certa forma, porém, com o passar do tempo, a frequência do consumo e o uso excessivo, há a possibilidade de efeitos negativos como falta de coordenação motora, falta de controle e sono.

 

A segunda fase do impacto do álcool é uma sensação de relaxamento e depressão das funções cerebrais, deixando o senso crítico menos agudo e funções como estabilidade, coordenação motora, concentração e humor tendem a se tornar um pouco desordenadas.

 

 

Porque parar de beber

 

 

Por que parar de beber bebidas alcoólicas

 

Além do componente social, há o elemento pessoal que o prejudica psicológica, física e fisiologicamente.

 

O consumo de álcool pode causar numerosas patologias e situações degradantes para o organismo, tais como patologias hepáticas e de fígado gordo, patologias cardiovasculares como diabetes e derrame cerebral, enfraquecimento do sistema imunológico, manchas e patologias da derme, gastrite, falta de vitaminas, problemas de sono, ganho de peso, fadiga, entre outros.

 

Por isso, listei aqui porque você estará melhor física, psicológica e espiritualmente depois de abrir mão de bebidas alcoólicas.

 

 

Parar de beber melhorias da saúde

 

 

Qualidade de vida

 

Uma vez que você queira saber como parar de beber, sua qualidade de vida aumentará, por enquanto você não estará continuamente cansado ou acordará com uma ressaca no dia seguinte depois de beber.

Sem mencionar o fato de que ao beber álcool, que já é uma substância calórica, é comum consumir alimentos fritos em óleo e outros aperitivos para acompanhá-lo, que geralmente são altamente calóricos, o que ajuda a ganhar peso e pode causar enfermidades no sistema cardiovascular e respiratório.

 

O consumo desproporcional também altera o período de sono, e o fato de negligenciar a funcionalidade que serve para nosso tempo livre e a restauração de energia afeta de forma direta em cada um dos outros, contribuindo para aumentar a fadiga, o estresse, a irritabilidade e a agressividade.

 

Assim, o consumo exagerado de álcool pode causar patologias e agravar as já presentes.

 

Uma vez que você pare de beber, é viável que seu corpo humano o sinta, causando o que chamamos de síndrome de abstinência, mas com o passar do tempo, seu corpo humano se acostumará e começará a funcionar novamente sem interferência.

 

O consumo de álcool também pode causar problemas na derme, tornando-a mais suscetível a rugas e manchas na pele, graças à desidratação criada pela ingestão de álcool.

 

Além de tudo isso, agora você pode realmente aproveitar as férias e as celebrações, fazer uma atividade totalmente nova, um esporte, passar o fim de semana com a família, encontrar coisas novas para fazer.

 

Você vai decidir o que fazer com este tempo, porque agora sua mente não está confusa por enquanto.

 

 

Clínica de tratamento em Piracicaba SP

 

 

Melhoria das relações interpessoais

 

O consumo de álcool pode nos tornar mais facilmente irritáveis ou agressivos, em parte importante por causa dos sinais de ressaca, fadiga e cansaço, distúrbios do período de sono, e crescimento ou perda de peso.

 

Não se trata apenas de sentimentos e emoções, há também o tempo que você passa bebendo ou comemorando com os amigos em vez de prestar atenção naqueles que você deseja.

 

Ao parar de beber de vez, você pode reverter a era em suas interações e tentar consertar o que você fez como se estivesse sob a predominância do álcool ou como consequência dele.

 

Entretanto, não mencione que foi apenas por causa do álcool, lembre-se que foi sua escolha para beber e também na porção e frequência que você o fez.

 

Mais vontade

 

Quando você parar de consumir álcool, sua saúde se recuperará muito lentamente, porque seu sono será mais regulado, sua ingestão de alimentos será menos calórica e o álcool não estará liberando todos os tipos de hormônios dentro de você.

 

Assim, se combinado com uma rotina com exercícios físicos e uma dieta equilibrada, você ganhará ainda mais disposição física e mental.

 

Menos perigo de desenvolver patologias

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o consumo de álcool é considerado um sério fator de risco para o desenvolvimento de numerosas patologias e cânceres, como boca, garganta, laringe, esôfago, cabeça, pescoço, fígado, mama e câncer colorretal.

 

Além de causar lesões e acúmulo de gordura no fígado, mau desempenho cerebral, patologias da derme, gastrite, distúrbios mentais, como depressão e ansiedade.

 

Deixar de beber diminui a probabilidade de contrair essas patologias. Ou se você já a tem, é viável que os sinais melhorem.

 

 

 

 

Qual é o papel das clínicas de reabilitação do álcool?

 

O papel das clínicas de reabilitação é fornecer ajuda especializada aos indivíduos que estão tentando parar de beber, tentando encontrar uma maneira de reestruturar esta pessoa para que ela possa retornar à vida social sem os inconvenientes derivados do vício.

 

As clínicas de reabilitação oferecem um procedimento que procura não apenas parar de beber, mas também compreender como e por que isso aconteceu, fortalecendo o paciente para que ele possa conseguir manter o estado de abstinência e levar uma vida saudável.

 

Para isso, é necessária uma equipe multiprofissional para administrar o procedimento complexo de cada uma dessas superfícies.

 

Como parar de beber de vez sem a ajuda de uma clínica de reabilitação?

 

Como parar de beber persistentemente já é uma tarefa difícil de ser realizada com o apoio especializado adequado, sem apoio então fica muito mais difícil?

 

Sem uma clínica de reabilitação, as únicas estratégias eficazes que restam são a psicoterapia, as equipes de apoio, o uso de medicamentos prescritos, uma boa dieta e exercícios regulares, além disso, tem o potencial de ajudar.

Uma vez que oalcoolismo é uma patologia multifatorial, será essencial intercalar várias dessas possibilidades de procedimento a fim de fazer um retorno efetivo.

 

Mesmo assim, considero que a clínica de desintoxicação é a melhor alternativa porque tem vários tipos de tratamentos de acordo com as necessidades do paciente e todos em um só lugar.

 

Quais são os principais desafios do tratamento para parar de beber de vez?

 

Há vários desafios no procedimento para como parar de beber, entre eles o processo interno do próprio viciado químico com sua patologia.

 

A começar pela negação de nossa patologia, que, se não for gerada, dificulta o processo do procedimento. Bem como envergonhar-se de ser um dependente alcoólico.

 

A imagem de um dependente químico é frequentemente marginalizada, o que dificulta a abertura do indivíduo para sua própria recuperação.

 

A desinformação também é um inconveniente recorrente, constantemente o indivíduo nem sabe ao certo o que está acontecendo ou o que pode acontecer com ele.

 

Portanto, é importante estar em um tratamento no qual o indivíduo compreenda como será tratado e entenda a razão de cada fase.

 

 

Desafios tratamento para alcoolismo parar de beber

 

 

Como posso me manter sóbrio em relação ao procedimento para parar de beber de vez?

 

Ao longo do tratamento, maneiras e estratégias são ensinadas para lidar com os desafios futuros.

 

Este estado é chamado de fase de manutenção, uma vez que tudo aprendido ao longo do procedimento é posto em prática.

 

Parapermanecer sóbrio, o indivíduo vai praticar seu novo estilo de vida, como novos hábitos mais saudáveis, como exercícios e ocupações mentais, melhor ingestão de alimentos, novos hobbies e tarefas que o afastam dos antigos, onde o consumo de álcool era lembrado.

 

A ajuda psicológica contínua com um terapeuta ajuda muito a permanecer estável e sóbrio, assim como encontrar ajuda espiritual através da qual o indivíduo se torna suspeito.

 

Grupos de autoajuda, como os chamados Alcoólicos Anônimos, ajudam no sentido terapêutico e espiritual, pois funcionam como um grupo terapêutico e têm um programa que funciona na espiritualidade.

 

Como enfrentar a abstinência?

 

A abstinência é um processo comum e primordial para o organismo eliminar as impurezas das drogas que ainda permanecem no corpo humano.

 

Esta fase permite que o indivíduo seja mais dedicado ao procedimento e esteja plenamente consciente ao longo dos períodos.

 

Entretanto, a abstinência pode ser um processo desconfortável e até doloroso, devido ao fato de que durante todo o processo podem ocorrer vários sinais e indicações, dependendo da dependência de drogas, do tempo de consumo e da condição biológica de cada indivíduo.

 

Serviços como a psicoterapia são propostos para aliviar o sofrimento psicológico e tentar a negação e a vergonha, bem como o uso de medicamentos para aliviar ou parar os sinais e indicações de abstinência.

 

Na fase de tratamento e desintoxicação, é necessária uma equipe multidisciplinar para a saúde do paciente.

 

 

Qual duração tempo tratamento parar de beber

 

 

Qual é a duração do tratamento de alcoolismo?

 

O tempo pode variar de acordo com o tipo de tratamento empregado e também para o paciente, se ele estiver se esforçando o suficiente no tratamento e se tiver qualquer outro tipo de problema associado ao alcoolismo.

 

As psicoterapias normalmente não têm uma data final definida, sendo a era estipulada pelo psicoterapeuta na funcionalidade da evolução do paciente.

 

Os medicamentos são usados de forma pontual, seja para como parar de beber ou para ajudar na batalha contra a síndrome da abstinência, eles têm que ser usados por prescrição médica e ao longo da era decidida pelo médico, mas geralmente a era é curta.

 

Os grupos de apoio ou ajuda recíproca também não têm um limite de tempo para o tratamento, uma vez que têm a possibilidade de serem usados para toda a vida, pois ajudam o viciado a permanecer estável sem o uso da substância.

 

Quanto à internação viável, no Brasil, ela dura em média de 3 a 6 meses.

 

Cada clínica tem seu próprio modelo de tratamento, a maioria pensa que 6 meses é o tempo mínimo para que o indivíduo se recupere.

 

 

Qual papel da clínica de recuperação

 

 

 

Qual é o custo médio do procedimento de alcoolismo?

 

O custo envolve diferentes componentes como escopo, composição, equipamento profissional e anos de experiência no mercado, além de outros procedimentos do tratamento.

 

Meu conselho é que uma vez que você decida que tipo de tratamento deseja, chame algumas possibilidades nesse tipo e depois compare e veja o que funciona melhor para você.

 

Como parar de beber para toda a vida: Onde encontrar uma clínica de reabilitação?

 

A clínica de recuperação Clínica Recuperando Vida tem tratado de alcoólicos de todo o Brasil desde 2013 e com certeza pode ajudá-lo. Para mais informações entre em contato conosco.

 

 

 

Conclusão

 

Como parar de beber é uma dúvida recorrente dos pacientes que nos procuram, e pode definitivamente ser uma tarefa difícil de se fazer sozinho, porém com a ajuda certa e uma equipe preparada é possível realizar esta proeza.

 

O álcool parece ter certos benefícios e ser reconfortante, mas estes são temporários e desaparecem imediatamente, e com o tempo somente o mal permanecerá.

 

O caminho para a sobriedade é complicado e espinhoso, porém com nossa ajuda é possível chegar lá e permanecer estável.

 

Entenda que tudo o que foi construído com a droga deve ser deixado de lado e que sacrifícios devem ser feitos a fim de fazer o novo estilo de vida.

 

O autoengano do álcool é arriscado, parece muito bom, porém com o tempo ele avança para algo mais sério que prejudica todos os ambientes da vida sem exclusão e para não destruir completamente a vida dos indivíduos, o tratamento é a solução exclusiva.

 

Espero que tenha gostado deste artigo Como Parar de Beber, produzido pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida.

Se gostou deste artigo compartilhe com as pessoas que possam gostar ou precisem saber mais sobre deste assunto, e compartilhe também em suas redes sociais.

A Clínica Recuperando Vida publica semanalmente conteúdos de qualidade com foco em ajudar pessoas que precisam deixar a dependência de drogas e do alcoolismo.

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a leitura dos Artigos:

 

 

TRATAMENTO DE DROGAS

 

O QUE FAZER PARA PARAR DE USAR DROGAS?

 

COMO PARAR DE USAR COCAÍNA?

 

CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE DROGAS

 

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp