O que fazer para parar de usar drogas?

O Que Uma Pessoa precisa Fazer para parar de Usar Drogas?

 

Neste artigo falaremos sobre o tema “o que fazer para parar de usar drogas” iniciando o texto de uma forma um tanto diferente.

Digamos que a vida de uma pessoa está começando a ficar complicada. Suas notas caíram na escola, ela está mal humorada, não fala com seus amigos e parou de fazer coisas que antes ela gostava muito. Os seus amigos sabem que ela tem feito experiências com drogas e agora continuam preocupados que ela tenha se tornado viciada. o que fazer para parar de usar drogas nesta situação?

Conceituar um vício é difícil e saber como tratá-lo é ainda mais complexo e primordial para parar de usar drogas.

Finalmente, para que você possa compreendê-lo melhor e ter um estilo de vida mais saudável, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer e como parar de usar drogas.

 

 O que é abuso de substâncias e vício?

 

 O que é abuso de substâncias e vício

 

A diferença entre abuso de substâncias e vício é bastante pequena. Abuso de substâncias significa usar uma substância ilegal ou usar uma substância legal de forma errada.

O vício começa como um abuso ou uso de uma substância como a maconha ou cocaína.

Pode-se abusar de uma droga (ou álcool) sem ter um vício. Por exemplo, só porque uma pessoa fumou maconha algumas vezes não significa que ela tenha um vício, mas ela está abusando de uma droga, e isso pode levar ao vício.

 

As pessoas podem tornar-se viciadas em todos os tipos de substâncias.

Não só, uma vez que pensamos no vício, geralmente pensamos em álcool ou drogas ilegais, mas as pessoas se tornam viciadas em medicamentos, cigarros e até mesmo cola.

Algumas substâncias são mais viciantes do que outras: drogas como crack ou heroína são tão viciantes que só podem ser usadas uma ou duas vezes antes que o usuário perca o controle.

 

Estas são sem dúvida as mais complexas para aqueles que estão procurando maneiras de parar de usar drogas.

Por último, mas não menos importante, o .vício significa que uma pessoa não tem controle sobre o uso de uma droga ou bebida

Uma pessoa viciada em cocaína se acostumou tanto com a droga que tem que usá-la. O vício pode ser físico, psicológico ou ambos, o que torna ainda mais complexo parar de usar drogas.

Vício físico

Ser fisicamente vicioso significa que o corpo humano de umapessoa torna-se dependente de uma determinada substância (até mesmo fumar causa dependência física).

Significa também desenvolver tolerância a essa substância, devido à qual o indivíduo requer uma dose maior do que antes para obter os mesmos efeitos e parar de usar drogas.

 

Assim, uma pessoa fisicamente viciada que deixa de usar uma substância como drogas, álcool ou cigarros pode experimentar sintomas de abstinência.

Os sinais mais comuns de abstinência são diarréia, tremores e mal-estar geral.

Algumas pessoas que estão procurando maneiras de parar de usar drogas estão em um grau intenso de dependência física.

Dependência psicológica

 

Dependência Psicológica

 

O vício psicológico é gerado uma vez que o desejo por uma droga é psicológico ou emocional.

Os indivíduos mentalmente viciados se sentem sobrecarregados com o desejo por uma droga. Eles têm a capacidade de mentir ou roubar para obtê-la.

Uma pessoa cruza a linha entre abuso e dependência uma vez que não está mais tentando a droga por diversão ou para ficar pedrado, mas se tornou dependente dela e não pode parar de usá-la.

 

Assim, toda a sua história gira em torno da necessidade da droga. Uma pessoa viciada, quer estejamos falando de um vício físico ou psicológico ou de ambos, no momento não sente que consegue uma escolha ao tomar uma substância.

Portanto, ele ou ela é incapaz de parar de consumir drogas.

Indícios de que é necessário você parar de usar substâncias psicoativas.

 

O símbolo mais óbvio de um vício ou dependência profunda é a necessidade de usar uma determinada droga ou substância.

Entretanto, há vários outros sinais que têm o potencial de sugerir um vício viável, como mudanças de humor ou perda de peso ou crescimento de peso (estes também são indícios das demais condições como depressão e distúrbios alimentares.

Sinais que indicam que você ou alguém que você conhece pode ser viciado em drogas ou álcool, e certamente requer ajuda, são:

 

Sinais psicológicos:

  • Uso de drogas ou álcool como forma de esquecer os inconvenientes ou relaxar
  • Retirar ou guardar segredos da família e dos amigos
  • Perda de interesse em ocupações anteriormente relevantes
  • Inconvenientes com o trabalho estudantil, tais como más notas ou ausências
  • Mudanças nas amizades, tais como sair apenas com amigos que usam drogas
  • Passar muito tempo tentando descobrir como conseguir drogas; Passar muito tempo tentando descobrir como conseguir drogas
  • Roubo ou venda de pertences a drogas de mercado; tentativas fracassadas de deixar as drogas
  • Tentativas fracassadas de deixar de usar drogas ou álcool
  • Ansiedade, raiva, ou depressão
  • Mudanças de humor.

Sinais físicos:

  • Mudanças nos hábitos de sono;
  • Sentir-se trêmulo ou enjoado ao tentar parar;
  • Necessidade de tomar mais da substância para obter o mesmo impacto;
  • Mudanças nos hábitos alimentares, incluindo perda de peso ou crescimento de peso.

Obtenção de ajuda para parar de usar drogas

 

ajudar parar de usar drogas

 

Se você, ou alguém próximo a você, seja um amigo ou familiar, reconhecer o problema, é o primeiro passo para obter ajuda.

Desta forma, muitas pessoas acreditam que têm a capacidade de resolver o problema por conta própria, porém isto raramente funciona.

Encontre uma pessoa de sua confiança para falar sobre o assunto.

 

Pode ser eficaz conversar com um amigo ou com alguém de sua idade, mas uma pessoa madura, que seja solidária e compreensiva, é sua melhor escolha para obter ajuda.

Se você não puder falar com seus pais, vá até um conselheiro estudantil, um membro da família, um médico, seu professor favorito ou um líder religioso.

Infelizmente, superar o vício não é simples.

 

Deixar de usar drogas ou beber será possivelmente uma das coisas mais difíceis que você ou seu amigo já fizeram.

Não é um sinal de exaustão se você precisar do apoio profissional de um conselheiro ou terapeuta de drogas.

Em última análise, a maioria dos indivíduos que tentam se livrar de um problema com drogas ou álcool precisam de ajuda profissional ou de um programa de procedimentos para fazê-lo.

 

Dicas para a recuperação

Quando você tiver iniciado um programa de procedimentos, tente tais dicas para tornar o caminho para a recuperação menos acidentado:

Conte a seus amigos sobre sua opção de deixar as drogas.  Os verdadeiros amigos respeitarão sua escolha. Isto pode significar que você precisa descobrir um novo conjunto de amigos que o ajudarão 100%.

Entretanto, a menos que todos vocês decidam abandonar o vício das drogas de uma só vez, possivelmente não poderão sair com os amigos com quem costumavam se drogar.

 

Exija que seus amigos ou parentes sejam acessíveis uma vez que você precise deles.

Talvez você precise ligar para alguém no meio da noite só para conversar.

Se você estiver passando por dificuldades, não tente lidar com as coisas sozinho, aceite o apoio oferecido por seus parentes e amigos.

 

Somente aceite convites para eventos que você sabe que não envolvem drogas ou álcool.

Ir ao cinema provavelmente é seguro, mas você pode querer pular uma celebração de sexta-feira à noite até se sentir mais confiante. Planeje ocupações que não envolvam drogas.

Portanto, vá ao cinema, tente jogar boliche ou faça uma aula de arte com um amigo. Faça algo que você goste.

 

Além disso, faça uma estratégia sobre o que você fará se você se encontrar em um espaço com drogas ou álcool. A tentação vai estar lá às vezes.

Se você souber como lidar com isso, você vai se sair bem.

 

Institua uma estratégia com seus pais, irmãos ou outros amigos e ajude os adultos para que, se você ligar para uma moradia usando um código, eles saibam que sua ligação é um sinal de que você precisa de uma carona para a moradia a partir daí.

É bom lembrar que ter uma dependência química não torna uma pessoa incapaz ou pior do que outras. Se você cair em um vício, fale com uma pessoa madura como anteriormente viável.

 

Ajudar um amigo viciado a parar de usar drogas.

 

Ajudar um amigo viciado a parar de usar drogas

Ajudar um amigo viciado a parar de usar drogas

 

Se você está preocupado com um amigo viciado, você pode usar estas dicas para ajudá-lo.

A título de exemplo, diga a seu amigo que você está disponível para o diálogo ou apoio.

Se você notar um amigo se desviando, fale abertamente sobre isso e pergunte o que você pode fazer para ajudá-lo a sair das drogas.

 

Se seu amigo estiver voltando às drogas ou bebendo e não aceitar sua ajuda, não tenha medo de falar com um adulto simpático e não ameaçador, como seus pais ou o conselheiro estudantil.

Pode parecer que você está contando para seu amigo, mas é o melhor apoio que você pode oferecer.

Acima de tudo, ofereça a um amigo que está lutando contra um vício muito encorajamento e elogios. Pode parecer piroso, mas ouvir que você se importa é exatamente o tipo de motivação que seu amigo precisa.

 

Manter-se limpo

A recuperação do vício em drogas ou álcool não termina com um programa de procedimento de 6 semanas.

Como tal, é um processo para toda a vida. Muitas pessoas descobrem que a adesão a um conjunto de apoio pode ajudá-las a permanecer limpas.

Existem clínicas de apoio específicas para jovens e adolescentes.

 

Você conhecerá pessoas que passaram pelas mesmas experiências que você e terá a chance de participar de discussões reais sobre drogas que você não ouvirá falar em suas aulas de saúde no ensino médio.

Algumas pessoas descobrem que ajudar os outros também é a melhor maneira de ajudar a si mesmas.

Sua compreensão de como o processo de recuperação pode ser difícil o ajudará a ajudar outros, jovens e idosos, que continuam lutando contra um vício.

 

Se ocorrer uma recaída, é importante reconhecer o problema o mais cedo possível.

Procure ajuda rapidamente para que você não desfaça todo o trabalho árduo que colocou em sua recuperação inicial. E, se você tiver uma recaída, nunca tenha medo de pedir ajuda!

É muito mais simples parar de usar drogas com ajuda do que sozinha, recuperando sua qualidade de vida.

 

Outras considerações

Não deixe de procurar ajuda profissional para si mesmo ou para um ente querido para saber o que fazer para parar de usar drogas.

Nós mesmos na Clínica Recuperando Vida, possuímos as possibilidades superiores para aqueles que procuram ajuda profissional, sabendo das possibilidades superiores espalhadas por todo o território.

Ou seja, você terá a capacidade de descobrir uma escolha que está ao seu redor e também consegue oferecer-lhe um procedimento especializado e profissional para o seu caso.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Como parar de usar drogas?

  1. Reconhecer o vício. Reconhecer que você tem um problema uma vez que ele tenha ocupado uma parte significativa de sua vida não é simples.
  2. Procure ajuda especializada.
  3. Apoiar-se na ajuda do núcleo familiar.
  4. Evite visitar locais onde são consumidas drogas.
  5. Executar ocupações físicas.
  6. Comer bem.

O que fazer para parar com a cocaína?

Em resumo, a melhor maneira de parar de usar cocaína com segurança é procurar ajuda médica. Os especialistas em saúde médica e psicológica têm a capacidade de ajudá-lo a decidir qual é o caminho mais seguro para seu caso pessoal, pois todos os casos são únicos e sujeitos a vários componentes, tais como: saúde geral.

Como tirar droga do sangue rápido?

Hidratação: a água ajuda a limpar o corpo e a expelir toxinas através da urina, suor e fezes. Faça uma dieta saudável: escolha alimentos ricos em minerais e vitaminas. Atividade: a atividade física é uma ótima alternativa para apoiar o processo de eliminação de toxinas.

 

É possível se livrar das drogas sozinho?

Quanto a consegui-lo por conta própria, em teoria, sim, é viável. Se você tiver a decisão de fazê-lo, você pode se livrar das drogas sozinho, mas o desafio é maior.

Muitas pessoas tentam fazê-lo progressivamente diminuindo as doses, mas isto só prolonga o sofrimento.

 

Como funciona a mente de um dependente químico?

Sua mente está presa pela sensação de prazer que as drogas dão. Com isso, a perda de apegos, irritabilidade, preocupação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam conta de sua mente de tal forma que produzem comportamentos que, se não fosse pela droga, não fariam parte de sua vida diária.

 

O que fazer para parar de usar drogas? – Conclusão

E nestew artigo O que fazer para parar de usar drogas? procuramos orientar alguns procedimentos a fim de facilitar as possíveis soluções para o problema em si.

O blog da Clínica Recuperando Vida publica semanalmente artigos com conteúdos de qualidade que ajudam pessoas dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares à encontrarem a verdadeira recuperação e uma vida de qualidade.

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida também recomenda a leitura abaixo:

 

Como saber se um dependente está próximo de uma recaída as drogas?

 

Os Diferentes Tipos de Usuários ou de Envolvimento com as Drogas

 

O Uso Indevido de Drogas

 

As Drogas e a Legislação: Drogas Lícitas e Ilícitas

 

 

©️ 2022  CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

Rua Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500
Jardim São Francisco
Piracicaba – São Paulo, 13403-613
FONE/ WHATSAPP: (19) 99188-2675
Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp