A crise econômica, o desemprego, os problemas emotivos dentre outros elementos têm levado um número cada vez maior de pessoas a buscar refúgio no álcool. O alcoolismo é considerado na atualidade, um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. São crescentes os relatórios sobre doenças sérias provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a ocorrência de mortes proveniente destas doenças. O álcool também assusta como causa fundamental de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.
Alcoolismo e Suas Consequências – O alcoolismo está dentre as drogas de maior relevância no Brasil, uma vez que o álcool exerce influência sobre 12% da população. De qualquer maneira, calcula-se que 90% das pessoas ingerem álcool de certa forma.
Consequências
Alcoolismo e Suas Consequências – A cirrose hepática é uma das doenças mais populares provocadas pelo alcoolismo. A bebida é metabolizada através do fígado e quando se usa álcool em grandes proporções e por longo período, podem aparecer alterações no órgão.
O álcool acarreta infiltração de gorduras no fígado, pode formar a hepatite alcoólica e, muito mais grave, a cirrose hepática. A cirrose se define pelo endurecimento do fígado, causa ascite (barriga d’água) e formação de varizes no esôfago. Além do fígado, demais partes do organismo podem ser afetadas pela bebida.
No cérebro, a intoxicação aguda – mesmo em não alcoólatras – pode ocasionar acidentes, agressões e suicídio. O álcool interfere no funcionamento do aparelho digestivo, desenvolve irritações na boca e esôfago, além de motivar distúrbios gástricos que terminam agravando doenças já existentes, como a úlcera.
O intestino também pode padecer com diarreias e dificuldade de absorção de alimentos, gerando a desnutrição. O uso constante de bebida também acentua diversas outras doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.
O tratamento da doença é complexo, uma vez que não pode ser desvinculado das complicações orgânicas e psíquicas, por isso apresenta diversos aspectos. O primeiro é a desintoxicação e para isso a pessoa é internada. Nesta fase pode acontecer a síndrome de abstinência, que é caracterizada por uma variedade de sintomas quesurgem quando a pessoa para de beber. Dentre estes sintomas estão os tremores, alucinação e mudança do comportamento.
Muitas pessoas que são vítimas do alcoolismo escondem o problema, se afastam de amigos e familiares e são inaptos de procurar ajuda ou se auto ajudarem. Também existem grupos de autoajuda como alcoólicos anônimos onde eles partilham sobre seus problemas e sobre sua recuperação
Elevação da Dependência
Alcoolismo e Suas Consequências – Segundo a grande parte dos médicos brasileiros, o problema do consumo alcoólico tem solução, apesar do crescimento do número de dependentes ser cada vez maior no país. O alcoolismo é responsável por quase 75% de diversos os acidentes de trânsito com mortes, 39% de episódios policiais e 40% das consultas psiquiátricas, além disso, 15% da população do país é alcoólatra. Estes são alguns dados que apontam como o álcool está constante na vida do brasileiro, até mesmo, entre os mais jovens.
Segundo os especialistas no tema, a solução para o problema é um comprometimento maior das autoridades para a elaboração e efetivação, de leis sobre a venda e consumo das bebidas alcoólicas. Por um outro lado, algumas ações já estão sendo elaborada para levar este problema muito mais a sério e ser descrito como uma doença.
A partir da realização do Fórum Antidrogas, que ocorreu durante o mês de maio na região de Belo Horizonte, está sendo analisada a elaboração de um programa de diretrizes políticas. De acordo com o Centro de Toxicomania de Minas, a doença é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, que precisa ser vista não como sintoma.
Algumas associações médicas defendem o tema e pedem que o alcoólatra obtenha o atendimento primeiro nos ambulatórios e tão somente após que ele seja internado.
Uma boa medida que é defendida por diversos colaboradores de saúde é a prevenção. A Universidade Federal de Minas Gerais, em conjunto com as universidades do Paraná e Santa Úrsula no Rio de Janeiro defendem esta causa.
8 sintomas do alcoolismo – Pegar nossa própria vida em nossas mãos e evitar que o álcool nos governe é o primeiro passo para começar a refletir em um novo estilo de vida.
O excesso de álcool não leva a nada de bom. Saber beber na presença dos outros, com moderação e aproveitar um momento de amizade saudável é algo muito diferente do consumo excessivo de álcool e da dependência de bebidas alcoólicas.
Estar bem informado é o primeiro passo para evitar maus costumes que podem levar ao alcoolismo.
O alcoolismo pode acabar coma vida social espiritual emocional e financeira atingindo o usuário e todos a sua volta .
Alguns sintomas de dependência de álcool são:
- 1 sintomas do alcoolismo – A necessidade de beber controla sua própria vida: a dependência de álcool normalmente é caracterizada pela necessidade imperativa de beber e a dificuldade de delimitar a quantia ou parar de beber.
- 2 sintomas do alcoolismo – Tolerância ao álcool: quando você bebe habitualmente o corpo se acostuma ao álcool, vivenciando a necessidade de beber muito mais e mais para sentir seus efeitos.
- 3 sintomas do alcoolismo – Desinteresse: nega outros interesses em favor de atividades que envolvem beber bebidas alcoólicas.
- 4 sintomas do alcoolismo – Ocupado: eleva constantemente o tempo aplicado a beber e a se reestabelecer dos efeitos do álcool.
- 5 sintomas do alcoolismo – Bebe também de manhã: começa a beber antes do meio dia.
- 6 sintomas do alcoolismo – Ansiedade e irritabilidade
- 7 sintomas do alcoolismo – Não é capacitado de sair dessa situação: reconhece que você não consegue parar de beber apesar de vivenciar os sintomas físicos e psicológicos negativos.
- 8 sintomas do alcoolismo – Vivencia os sintomas físicos da abstinência: tremores, transpiração excessiva, dificuldade em dormir, ansiedade, sensação de mal-estar nas primeiras horas da manhã.
Consequências sérias para a saúde
A dependência do álcool atinge gravemente a saúde. A intoxicação alcoólica tem consequências de todos os tipos:
- Cognitivo: diminuição da compreensão de perigo, alteração da percepção visual e espacial
- Comportamental: violência, comprometimento no trabalho e socialmente
- Pronuncia atrapalhada
- Descoordenação motora, andar oscilante
- Atenção e lembrança prejudicada
- Estado de quase inconsciência
- Atinge a alimentação
- Doença hepática (fígado alcoólico, hepatite alcoólica e cirrose alcoólica)
- Pressão arterial elevada e problemas cardíacos
- Perda gradativa de lembrança para a demência alcoólica
- Depressão
- Pancreatite
- Delírio devido à intoxicação alcoólica
- Delírio devido à abstinência alcoólica
- Transtorno psicótico induzido através do álcool, com delírios
- Transtorno psicótico induzido através do álcool, com alucinações
- Transtorno do humor induzido através do álcool
- Transtorno de ansiedade induzido através do álcool
- Disfunção sexual influenciada através do álcool
- Doenças do sono induzidas através do álcool
Por que beber?
O indivíduo que bebe faz isso por várias razões e motivos cada um tem o seu e precisa de ajuda
Muitas vezes, entra na armadilha de achar que é uma maneira eficiente de tratar ansiedade e depressão.
Embora venha a auxiliar a diminuir seus problemas no curto prazo, o álcool normalmente piora.
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas e alcoolismo. Entre em contato com a Instituição Clinica Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643
O texto acima ” Alcoolismo e Suas Consequências ” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.