Alcoolismo e Suas Consequências

A crise econômica, o desemprego, os problemas emotivos dentre outros elementos têm levado um número cada vez maior de pessoas a buscar refúgio no álcool. O alcoolismo é considerado na atualidade, um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. São crescentes os relatórios sobre doenças sérias provocadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bem como a ocorrência de mortes proveniente destas doenças. O álcool também assusta como causa fundamental de acidentes de trânsito, crimes e suicídios.

Alcoolismo e Suas Consequências – O alcoolismo está dentre as drogas de maior relevância no Brasil, uma vez que o álcool exerce influência sobre 12% da população. De qualquer maneira, calcula-se que 90% das pessoas ingerem álcool de certa forma.

Consequências

Alcoolismo e Suas Consequências – A cirrose hepática é uma das doenças mais populares provocadas pelo alcoolismo. A bebida é metabolizada através do fígado e quando se usa álcool em grandes proporções e por longo período, podem aparecer alterações no órgão.

O álcool acarreta infiltração de gorduras no fígado, pode formar a hepatite alcoólica e, muito mais grave, a cirrose hepática. A cirrose se define pelo endurecimento do fígado, causa ascite (barriga d’água) e formação de varizes no esôfago. Além do fígado, demais partes do organismo podem ser afetadas pela bebida.

No cérebro, a intoxicação aguda – mesmo em não alcoólatras – pode ocasionar acidentes, agressões e suicídio. O álcool interfere no funcionamento do aparelho digestivo, desenvolve irritações na boca e esôfago, além de motivar distúrbios gástricos que terminam agravando doenças já existentes, como a úlcera.

O intestino também pode padecer com diarreias e dificuldade de absorção de alimentos, gerando a desnutrição. O uso constante de bebida também acentua diversas outras doenças infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

O tratamento da doença é complexo, uma vez que não pode ser desvinculado das complicações orgânicas e psíquicas, por isso apresenta diversos aspectos. O primeiro é a desintoxicação e para isso a pessoa é internada. Nesta fase pode acontecer a síndrome de abstinência, que é caracterizada por uma variedade de sintomas quesurgem quando a pessoa para de beber. Dentre estes sintomas estão os tremores, alucinação e mudança do comportamento.

Muitas pessoas que são vítimas do alcoolismo escondem o problema, se afastam de amigos e familiares e são inaptos de procurar ajuda ou se auto ajudarem. Também existem grupos de autoajuda como alcoólicos anônimos onde eles partilham sobre seus problemas e sobre sua recuperação

Elevação da Dependência

Alcoolismo e Suas Consequências – Segundo a grande parte dos médicos brasileiros, o problema do consumo alcoólico tem solução, apesar do crescimento do número de dependentes ser cada vez maior no país. O alcoolismo é responsável por quase 75% de diversos os acidentes de trânsito com mortes, 39% de episódios policiais e 40% das consultas psiquiátricas, além disso, 15% da população do país é alcoólatra. Estes são alguns dados que apontam como o álcool está constante na vida do brasileiro, até mesmo, entre os mais jovens.

Segundo os especialistas no tema, a solução para o problema é um comprometimento maior das autoridades para a elaboração e efetivação, de leis sobre a venda e consumo das bebidas alcoólicas. Por um outro lado, algumas ações já estão sendo elaborada para levar este problema muito mais a sério e ser descrito como uma doença.

A partir da realização do Fórum Antidrogas, que ocorreu durante o mês de maio na região de Belo Horizonte, está sendo analisada a elaboração de um programa de diretrizes políticas. De acordo com o Centro de Toxicomania de Minas, a doença é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil, que precisa ser vista não como sintoma.

Algumas associações médicas defendem o tema e pedem que o alcoólatra obtenha o atendimento primeiro nos ambulatórios e tão somente após que ele seja internado.

Uma boa medida que é defendida por diversos colaboradores de saúde é a prevenção. A Universidade Federal de Minas Gerais, em conjunto com as universidades do Paraná e Santa Úrsula no Rio de Janeiro defendem esta causa.

8 sintomas do alcoolismo – Pegar nossa própria vida em nossas mãos e evitar que o álcool nos governe é o primeiro passo para começar a refletir em um novo estilo de vida.

O excesso de álcool não leva a nada de bom. Saber beber na presença dos outros, com moderação e aproveitar um momento de amizade saudável é algo muito diferente do consumo excessivo de álcool e da dependência de bebidas alcoólicas.

Estar bem informado é o primeiro passo para evitar maus costumes que podem levar ao alcoolismo.

O alcoolismo pode acabar coma vida social espiritual emocional e financeira atingindo o usuário e todos a sua volta .

Alguns sintomas de dependência de álcool são:

  • 1 sintomas do alcoolismo – A necessidade de beber controla sua própria vida: a dependência de álcool normalmente é caracterizada pela necessidade imperativa de beber e a dificuldade de delimitar a quantia ou parar de beber.
  • 2 sintomas do alcoolismo – Tolerância ao álcool: quando você bebe habitualmente o corpo se acostuma ao álcool, vivenciando a necessidade de beber muito mais e mais para sentir seus efeitos.
  • 3 sintomas do alcoolismo – Desinteresse: nega outros interesses em favor de atividades que envolvem beber bebidas alcoólicas.
  • 4 sintomas do alcoolismo – Ocupado: eleva constantemente o tempo aplicado a beber e a se reestabelecer dos efeitos do álcool.
  • 5 sintomas do alcoolismo – Bebe também de manhã: começa a beber antes do meio dia.
  • 6 sintomas do alcoolismo – Ansiedade e irritabilidade
  • 7 sintomas do alcoolismo – Não é capacitado de sair dessa situação: reconhece que você não consegue parar de beber apesar de vivenciar os sintomas físicos e psicológicos negativos.
  • 8 sintomas do alcoolismo – Vivencia os sintomas físicos da abstinência: tremores, transpiração excessiva, dificuldade em dormir, ansiedade, sensação de mal-estar nas primeiras horas da manhã.

Consequências sérias para a saúde

A dependência do álcool atinge gravemente a saúde. A intoxicação alcoólica tem consequências de todos os tipos:

  • Cognitivo: diminuição da compreensão de perigo, alteração da percepção visual e espacial
  • Comportamental: violência, comprometimento no trabalho e socialmente
  • Pronuncia atrapalhada
  • Descoordenação motora, andar oscilante
  • Atenção e lembrança prejudicada
  • Estado de quase inconsciência
  • Atinge a alimentação
  • Doença hepática (fígado alcoólico, hepatite alcoólica e cirrose alcoólica)
  • Pressão arterial elevada e problemas cardíacos
  • Perda gradativa de lembrança para a demência alcoólica
  • Depressão
  • Pancreatite
  • Delírio devido à intoxicação alcoólica
  • Delírio devido à abstinência alcoólica
  • Transtorno psicótico induzido através do álcool, com delírios
  • Transtorno psicótico induzido através do álcool, com alucinações
  • Transtorno do humor induzido através do álcool
  • Transtorno de ansiedade induzido através do álcool
  • Disfunção sexual influenciada através do álcool
  • Doenças do sono induzidas através do álcool

Por que beber?

O indivíduo que bebe faz isso por várias razões e motivos cada um tem o seu e precisa de ajuda

Muitas vezes, entra na armadilha de achar que é uma maneira eficiente de tratar ansiedade e depressão.

Embora venha a auxiliar a diminuir seus problemas no curto prazo, o álcool normalmente piora.

 

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas e alcoolismo. Entre em contato com a Instituição Clinica  Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

O texto acima ” Alcoolismo e Suas Consequências ” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Tags desta página:
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
0 +
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp