Conheça o perigo de misturar álcool e o tabaco

O álcool e o tabaco são as duas substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 2,3 bilhões de pessoas no planeta façam uso de bebida alcoólica com alguma regularidade, enquanto aproximadamente 20% da população mundial (cerca de 1,4 bilhão) é fumante.

O consumo excessivo de cada uma dessas substâncias traz enormes riscos para a saúde, como a dependência química e o desenvolvimento de doenças graves, além de prejuízos sociais e econômicos para o indivíduo. E isso tende a ser potencializado caso sejam utilizadas juntas. Este artigo mostrará os efeitos de cada uma delas no corpo e os perigos de se misturar álcool e tabaco.

Os riscos do consumo de álcool

O álcool está presente em bebidas que são largamente consumidas em todo o mundo, como a cerveja, o vinho e os produtos destilados. No entanto, o consumo dessa substância é um fator de causa de mais de 200 condições de risco e de problemas de saúde.

Entre os mais significativos, estão os transtornos mentais e comportamentais (dependência de álcool), as doenças não transmissíveis (cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares), e lesões resultantes de violência, confrontos e colisões de trânsito.

Os males do tabaco

O tabaco é a principal substância encontrada no cigarro, e o consumo em grandes quantidades pode causar uma série de problemas de saúde, como doenças no sistema cardiorrespiratório (hipertensão, acidente vascular cerebral e enfarte no miocárdio) e doenças pulmonares (enfisema, bronquite, asma e infecções).

Além disso, o consumo de tabaco tende a causar enfraquecimento dos ossos e dos dentes. A longo prazo, o uso regular aumenta significativamente os riscos de desenvolvimento de pelo menos 12 tipos diferentes de tumores malignos, como boca, estômago e garganta.

Combinação perigosa

É sempre importante salientar que as duas substâncias são drogas, pois têm a capacidade de alterar as estruturas psicoativas do nosso cérebro. No caso do álcool, seu consumo proporciona alegria, relaxamento e satisfação. Já o tabaco alivia a ansiedade e traz uma sensação de prazer e bem-estar.

No entanto, essas sensações são passageiras, e o consumo dessas substâncias geralmente é prolongado pela necessidade de manter esse estado prazeroso por mais tempo. É esse comportamento que causa os riscos de intoxicação, doenças e dependência química, em situações mais extremas.

Se as substâncias causam tantos males caso sejam consumidas de forma separada, a mistura potencializa os riscos. Esse comportamento é muito comum entre pessoas, principalmente em situações de socialização, como festas e reuniões de em bares e restaurantes.

Por que isso acontece? O cigarro tende a diminuir a concentração de dopamina no sangue, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Para recuperar essa euforia, a pessoa toma uma bebida para manter a sensação “tirada” pelo tabaco. Em contrapartida, ela continua a fumar a fim de manter seu relaxamento, e esse comportamento se torna um ciclo perigoso.

Essa associação entre álcool e tabaco pode causar riscos sérios à saúde, já que o consumo de ambos é aumentado para manter seus curtos e momentâneos efeitos de bem-estar. Entretanto, o nível das substâncias se torna cada vez maior na corrente sanguínea e no cérebro, aumentando o risco de danos para a organismo. Por isso a mistura é tão nociva.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas e alcoolismo. Entre em contato com a Instituição Clinica  Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643

O texto acima “Conheça o perigo de misturar álcool e o tabaco ” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Tags desta página:
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
0 +
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp