Cogumelos Alucinógenos

Cogumelos Alucinógenos: O que São e Quais os Riscos para a Saúde?

 

Um artigo bem completo sobre Cogumelos Alucinógenos. Você sabe o que são esses Cogumelos?

Neste post vamos passar todas as informações sobre esse assunto pouco divulgado.

 

Ainda pouco se sabe sobre o reino FUNGI e seus membros, entre os quais se destacam os fungos.

Existem mais de 100.000 espécies conhecidas, com os mais diferentes tipos, tais como cogumelos, bolores e fungos.

 

Os cogumelos pertencem ao filo de ascomicetos e basidiomicetos, funcionam como decompositores de matéria orgânica e tem diferentes aplicações nos campos gastronômico, comercial, religioso, ritual e medicinal.

Existem cogumelos alimentícios como o cogumelo, o shitake e o cogumelo sol.

 

Há também cogumelos tóxicos como o amanita e outros utilizados para a síntese de substâncias medicinais como a penicilina e a ergotamina.

Destes vários tipos, hoje vamos nos concentrar nos cogumelos alucinógenos, que geram efeitos de variação da consciência uma vez ingeridos.

 

 

 

O que são cogumelos Alucinógenos?

 

 

 

O Que são Cogumelos Alucinógenos?

 

Os cogumelos alucinógenos são frequentemente chamados de cogumelos psicodélicos por causa de seus fortes efeitos alucinógenos ou mesmo cogumelos mágicos.

Estes cogumelos em muitas crenças são usados como uma forma de facilitar a comunicação com a iniciativa divina, abrindo teoricamente a mente para a comunicação espiritual.

 

Estes efeitos são gerados principalmente devido à existência de psilocibina e outros elementos ativos, que trabalham em partes do sistema nervoso em relação aos sonhos.

 

A experiência é tão profunda que uma vez que acontece de maneira positiva é considerada mística, mas uma vez que produz a famosa “bad trip”, pode deixar traços permanentes como explosões, ataques de pânico, medo forte e ansiedade.

O que tem crescido é o uso recreativo destes cogumelos, sem saber as consequências que eles podem causar. O principal público para esta prática é o dos adultos adolescentes.

 

 

 

FALE AGORA COM NOSSA EQUIPE

 

 

Quais são os principais tipos de cogumelos?

 

Estes cogumelos alucinógenos podem ser separados de acordo com sua ação psicotrópica, ou seja, a forma pela qual alteram a consciência, o humor, o comportamento e a percepção.

O primeiro conjunto são aqueles que provocam a estimulação dos sentidos e da atividade cerebral, levando o indivíduo a um estado de hiperatividade, mostrando comportamento compulsivo, falando sem parar, e conseguindo expor pensamentos e comportamentos depressivos.

 

O segundo conjunto são aqueles de ação hipnótica, também conhecidos como psicoléptica, que produzem efeitos mais moderados, relaxantes e calmantes; eles reduzem a atenção e deprimem o humor.

O terceiro e último conjunto são os psicodislépticos, que possuem substâncias que alteram o manejo da mente de tal forma que a desorganizam quase completamente, apresentando delírios e alucinações, às vezes produzindo efeitos psicóticos.

Estamos falando de um conjunto de cogumelos alucinógenos bastante comum e mais utilizado, com mais de 190 espécies diferentes. A psilocina e a psilocibina são os dois ingredientes ativos mais responsáveis por estes efeitos.

 

 

Psilocybe cubensis

Este cogumelo é amplamente utilizado como um enteógeno, ou seja, utilizado para fins cerimoniais religiosos.

Foi documentado pela primeira vez em Cuba nas relíquias da era Maia, até agora utilizadas pelos descendentes diretos dos povos Maia e Asteca como parte de suas cerimônias.

 

Ela produz efeitos físicos como cansaço, fadiga muscular, redução dos reflexos, aumento dos sentidos.

 

Os efeitos psicológicos de seu consumo são alucinações visuais e táteis, aumento da sociabilidade e velocidade do pensamento, mas em altas doses o indivíduo perde total contato com o planeta ao redor.

Se for consumido como alimento ou seu extrato em bebidas, pode causar envenenamento por cogumelos.

 

Amanita muscaria

Também conhecido como agário-das-moscas, cujos elementos ativos primários são o muscimol e o ácido ibotênico.

Ele pode expor sinais como boca seca, tontura, vertigem, confusão da mente, náusea e uma variação da mente de percepção que faz com que o indivíduo acredite que está crescendo. Estes efeitos duram cerca de 15 minutos, em média.

 

Este fungo é tão bem conhecido que o cogumelo que Mario ingere no Super Mario BROS para crescer é o mesmo que o amanita muscaria, representando seu impacto característico.

 

Se ingerido adicionalmente pode ocorrer envenenamento e pode oferecer espaço para complicações, porém dificilmente desaparecerá se for procurada ajuda médica.

Os efeitos habituais do envenenamento por ele são náusea, ataxia, euforia, perda de equilíbrio, oscilações de humor, alucinações e distorções auditivas e visuais, baixa pressão arterial, delírio, irritabilidade, convulsões e até mesmo coma.

 

FALE AGORA PELO WHATSAPP

 

 

 

Quais os principais tipos de cogumelos?

 

 

 

Como eles funcionam?

 

Os cogumelos alucinógenos possuem componentes ativos que causam principalmente efeitos psicodislépticos, que perturbam o desempenho natural do sistema nervoso central.

Exemplos destas substâncias são psilocibina, muscarina, ácido ibotênico e psilocina.

 

Ao agir sobre o sistema nervoso central, impedindo que os efeitos de outros hormônios como a serotonina e a dopamina funcionem adequadamente, as psicodislépticas assumem o controle.

Os efeitos geralmente começam 20 minutos após a ingestão e tem o potencial de durar horas.

 

Os efeitos provocados por estas substâncias são muito semelhantes aos do LSD, porém em menor magnitude, embora ainda gerem efeitos negativos além de alucinações.

Efeitos como alterações cardiorrespiratórias, náuseas, dores no corpo humano (principalmente no abdômen), euforia, aumento do ritmo cardíaco, vômitos e alterações visuais, tendo estas últimas a possibilidade de acontecer devido ao impacto narcótico ou pela variação do ritmo cardíaco.

 

 

Os cogumelos alucinógenos são prejudiciais e quais são os riscos à saúde?

 

A utilização de cogumelos alucinógenos ainda é bastante debatida, porém, se utilizados apenas de forma recreativa, tentando encontrar o impacto alucinógeno por meios colaterais, sim, pode causar danos e criar efeitos adversos à saúde.

 

 

 

Cogumelos Alucinógenos no Brasil

 

 

 

O que acontece se eu os consumir em excesso?

 

Além do perigo viável de intoxicação, como já foi dito mais de uma vez, pode trazer desvantagens para a saúde do indivíduo, tanto mental quanto fisicamente.

Entretanto, o consumo excessivo desses cogumelos pode produzir uma “bad trip”, que é uma alucinação ligada a más experiências, e pode até expor protestos mentais ligados ao passado do indivíduo, associados a tristeza, traumas e medos.

 

As alterações físicas e neuroquímicas geradas pelo consumo excessivo tem o potencial de causar danos permanentes.

Dependendo do indivíduo, o consumo excessivo e a overdose subsequente tem o potencial de levar à incapacidade e até mesmo à morte.

 

Embora não existam estudos que demonstrem que este tipo de droga cria dependência, os testes mostram que o consumo excessivo destes cogumelos pode causar tolerância.

Portanto, é necessário tomar uma dose cada vez maior para conseguir o que se deseja.

 

 

 

CONVERSE COM A EQUIPE

 

 

 

 

 

Quais são as contra-indicações?

Por ser uma droga alucinógena e alterar as condições de percepção e concentração, sua conjunção com a condução é potencialmente perigosa e mortal.

Os indivíduos que já tem qualquer tipo de distúrbio mental e/ou sofrem de patologias cardíacas tem a possibilidade de ter suas patologias agravadas tanto nos sinais como na progressão da patologia.

 

O uso associado a outros cogumelos e sua ingestão pode levar à intoxicação, seu uso com outras drogas como álcool, maconha pode levar a efeitos adversos e potencialmente desconhecidos.

Com o tempo, pode desencadear comportamentos bizarros e desorganizados, assim como expor quadros psicóticos.

 

 

 

 

 

FALE COM UM PROFISSIONAL AGORA

 

 

 

Cogumelos Alucinógenos: Conclusão

 

O uso de cogumelos alucinógenos para diferentes fins já está introduzido em nossa cultura. O problema é que uma vez a população começa a usar cogumelos alucinógenos e perigosos em busca de prazer através de alucinações, muitas vezes sem sequer conhecer seus riscos.

Estes “cogumelos mágicos”, como são chamados adicionalmente, mostram perigos e tem o potencial de causar danos mentais e físicos, comprometendo a composição regular do manejo cerebral e alterando o ritmo do desempenho corporal.

 

Embora vários desses cogumelos ainda sejam aplicados para objetivos e cerimônias religiosas, atualmente a grande demanda é que aqueles que procuram adormecer-se esqueçam seus inconvenientes e busquem o prazer.

 

No entanto, estes efeitos são efêmeros e os efeitos posteriores não demoram a chegar, razão pela qual é necessário estar atualizado e falar cada vez mais sobre este assunto, que muitas vezes esquecemos, embora ele seja bastante recorrente.

Além disso, estes cogumelos tem o potencial de ser a porta de entrada para outras drogas com efeitos alucinógenos ainda mais fortes, tais como MDMA e LSD.

 

A Clínica Recuperando Vida, através de sua equipe de conteúdo, tem divulgado semanalmente novos conteúdos de qualidade e importância sobre o mundo das drogas e do álcool, e tem assim procurado contribuir com pessoas que tem passado e vivido o problema da dependência química e do álcool, com amigos e familiares, que estão diretmente envolvidos nestes problemas e assim, tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas.

Fornecendo informações reais e as alternativas de ajuda disponíveis para estes problemas para essas pessoas.

 

E se você se identificou com o artigo e ele foi relevante e importante para você, compartilhe com seus familiares e amigos, para então ajudar ainda mais pessoas que vivem esta realidade de perto.

Compartilhe também em suas redes sociais para ajudar mais pessoas. E siga nosso Blog para ter mais artigos de conteúdo relevantes como este.

 

 

 

Principais dúvidas recorrentes

 

 

 

Duvidas frequentes

Assim como em outras drogas, muitas pessoas buscam informações na Clínica Recuperando Vida, para amigos e familiares que estão utilizando estas substâncias. Em geral são dúvidas comuns sobre o tema Cogumelos Alucinógenos.

Vamos citar essas duvidas na sequência.

 

Quais são os cogumelos alucinógenos?

Os principais cogumelos com efeitos psicoativos são Psilocybe cubensis e Panaeolusspp., embora a espécie Amanita muscaria seja a mais popularmente consumida.

 

O que os cogumelos alucinógenos causam?

Os principais cogumelos alucinógenos tem uma substância conhecida como psilocibina, que está relacionada com as alucinações causadas pelo consumo destes produtos. Muitas pessoas utilizam substâncias que os levam a uma realidade inexistente.

 

Onde podem ser encontrados os cogumelos mágicos?

Estes cogumelos são encontrados na natureza. No Brasil, sua presença é comum em fazendas onde há criação de gado – porque eles crescem no esterco. Mas é preciso ter muito cuidado ao identificá-los, pois é possível confundi-los com cogumelos venenosos!

 

Quais são os cogumelos alucinógenos no Brasil?

No Brasil, a psilocina e a psilocibina são listadas pela ANVISA como substâncias psicotrópicas (Regra Administrativa 344/98). Outro cogumelo com efeitos alucinógenos é o Amanita muscaria, uma das espécies popularmente conhecidas.

 

 

 

CONVERSE AGORA COM UM ESPECIALISTA

 

 

 

 

Cogumelos

 

 

 

Como saber se os cogumelos são alucinógenos?

Use a luz do sol para identificar a coloração. Seu estilete (“caule”) e pileus (“tampa”) são de cor marrom ou palha, tendo o pileus um ponto mais escuro na parte central da tampa. As lamelas são de cor escura, do púrpura ao preto.

 

Como saber se o cogumelo é alucinógeno?

Observando cuidadosamente a aparência de um cogumelo. Escolhendo um cogumelo sem lamelas brancas. Procure aqueles com lâminas beges ou marrons. Embora alguns cogumelos com lamelas brancas sejam comestíveis, a cor é típica da família mais mortífera de cogumelos venenosos, o Amanita.

 

O que faz a psilocibina no cérebro?

A psilocibina imita os efeitos químicos, no cérebro, de uma substância natural, a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Quando se liga aos receptores deste neurotransmissor, o alucinógeno inibe a atividade dos neurônios relacionados a ele.

 

Quanto tempo dura o efeito do cogumelo alucinógeno?

O cogumelo, por outro lado, é geralmente ingerido sob a forma de chá. Seu efeito dura cerca de seis a oito horas, proporcionando relaxamento muscular, náuseas e dores de cabeça, seguido de alucinações visuais e auditivas. A médio prazo, seus efeitos sobre o organismo não são conhecidos. Seus sintomas são muito parecidos com os do LSD.

 

Quanto tempo dura o efeito do cogumelo mágico?

Os efeitos da psilocibina são alucinógenos na maioria dos casos. Após ingerir a substância (através de chá de cogumelos ou cogumelos desidratados e moídos, por exemplo), o indivíduo normalmente leva cerca de 15 a 45 minutos para começar a sentir os efeitos.

 

 

 

O Vício em cogumelos

 

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

Drogas Mais Usadas no Brasil

 

 

 

Psiquiatra: Afinal Porque e Quando Procurar?

 

 

 

Tratamento com Ibogaína

 

 

 

Co-dependência

 

 

 

FALE COM NOSSA EQUIPE AGORA

 

 

 

 

Clínica Recuperando Vida

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp