Purple Drank

Purple Drank: o que é, quais são os efeitos e tratamento

 

Purple Drank, também chamado Lean, xarope, sizzurp, sprite sujo, chá texas e até mesmo bebida roxa aqui no Brasil, é uma droga feita a partir de uma mistura de medicamentos, xaropes e refrigerantes, dedicada a produzir uma sensação semelhante à de uma bebida alcoólica, mas sem gerar o estresse ou a depressão do álcool.

Tornou-se bastante famosa em festas e por sua parceria com vários artistas ligados à cena hip hop e rap norte-americana e, mais recentemente, artistas brasileiros da cena rap e funk também continuam a popularizar ainda mais a droga.

 

Desta forma, a droga está aparecendo cada vez mais no Brasil, de modo que o garoto público está se tornando um consumidor extensivo desta bebida e que também tudo não deixa traços claros e não surge no bafômetro.

Tendo em vista o exposto acima, recomendo que você fique de olho se você é um menino ou tem filhos e filhas nesta idade, pois ela está se tornando cada vez mais difundida no Brasil, e não é que indivíduos de outras faixas etárias não a usem, apenas que ela seja menos comum, eles geralmente se tornam novos dependentes e continuam a usá-la até que sejam tratados ou morram.

 

Continue a leitura para saber mais sobre o que é a bebida roxa, seus efeitos, sinais e indicações, fique atento!

 

 

 

 

O que é a Purple Drank?

 

Como eu disse anteriormente, a bebida roxa também chamada de lean é uma mistura entre xarope para tosse, remédios e refrigerantes, mais precisamente xaropes à base de codeína, refrigerantes como o duende ou uva Fanta são os mais utilizados juntamente com remédios à base de gomas ou promethazina.

É uma droga que surgiu em um ambiente diferente do nosso, mas ainda hoje é utilizada com o mesmo objetivo, que é simular os efeitos do álcool de euforia e liberação, mas sem o estresse e a ressaca que o álcool traz.

 

Os principais efeitos são os de adrenalina e euforia, que produzem alucinações, uma sensação de desequilíbrio e até convulsões se consumidas em porções elevadas, e seus efeitos tem a possibilidade de serem amplificados uma vez associados a outras drogas opiáceas ou álcool.

Pode ser viciante, pois possui elementos como a codeína e a prometazina, que causam dependência física e psicológica.

 

Quando a Purple Drank apareceu?

A Purple Drank nasceu em meados dos anos 60 em Houston (Texas), em um cenário em que o estilo blues estava em alta, e seus músicos misturaram o remédio gelado com cerveja, mais tarde substituído pelo vinho.

Décadas depois na mesma área o cenário de outro estilo musical estava florescendo, o Rap americano estava crescendo e nesta mesma área havia vários Rappers, e eles fizeram a substituição dos elementos de xarope e medicina baseada em codeína por prometazina, bem como a sociedade de gotas de goma.

 

Tornou-se famoso nos anos 80 e 90 graças ao seu agrupamento com o Rap, pois foi dito inúmeras vezes na letra das músicas, especialmente pelo rapper DJ SCREW onde em algumas de suas músicas ele disse a bebida, e até projetou um estilo de mixagem onde a música é mais lenta, simulando o impacto da bebida em câmera lenta.

Este estilo perdura até hoje com várias músicas que conseguem o impacto de “Chopper and screw” que é um impacto lento e difuso na melodia como se ela fosse cortada e torcida, por causa do DJ SCREW.

 

Após a morte do DJ SCREW de uma overdose de codeína, houve um debate maior sobre a droga e na área de Houston foram tomadas várias medidas para determinar seu uso.

Nos anos 90 a 2000, ela se espalhou pelos EUA, principalmente na cena do Rap e Hip Hop, e depois Trap, que é um subgênero de ambos os gêneros acima.

 

Alguns dos artistas que tinham ou possuem uma interação declarada com a droga são DJ SCREW, Big Hawk, Big moe, Three 6 mafia, Pimp C, UGK, Future, Juice wrld, Lil Nas X, Mac Miller, Lil Pump, Ty Dolla Sign, ASAP Rocky, Lil Wayne.

 

 

 

O que é a Purple Drank

 

 

O uso da Purple Drank no Brasil

 

Aqui no Brasil a droga chegou por volta de 2015 e embora não seja tão famosa quanto outras drogas como a maconha e a cocaína, ela está crescendo rapidamente, embora nos EUA tenha levado dos anos 60 aos 2000 para se tornar popular, no Brasil e no planeta seu uso está crescendo a níveis alarmantes.

No entanto, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identifica e lista a codeína como droga narcótica, que só pode ser obtida com prescrição especial, tornando ilegal o uso do xarope de codeína.

 

Um caso atual tem sido um mandado de busca e apreensão do negócio da purple drink ilegal em Florianópolis, em 2 crianças suspeitas de criar a droga.

Sua disseminação se deve, até certo ponto, a sua constante aparição nos vídeos de música norte-americana Trap e Rap brasileiro, aparecendo não apenas nas letras das canções, mas também em clipes em copos brancos com gelo, preenchidos com a bebida roxa.

 

 

O que leva uma pessoa a consumir a Purple Drink?

 

As causas são muito variadas, como para qualquer droga, as causas tem a possibilidade de serem internas, ou seja, de acordo com a condição psicológica e familiar do indivíduo ou causas externas, como a predominância de amigos e conhecidos e nesta situação a predominância de indivíduos da melodia que o indivíduo tem como ídolo.

 

A maioria dos clientes desta mistura que é a droga são adolescentes que relatam principalmente que a consomem principalmente por curiosidade, não sabem sequer de seus efeitos colaterais, pois como está em circulação vários correm o risco de experimentá-la sem saber com exatidão.

 

Outros ainda a elaboram por admiração pelo artista pelo qual são fascinados e para se parecerem mais com o Rapper ou Trapper que amam, e como seu ídolo a usa, o indivíduo tentará espelhá-la.

 

Outros buscam o impacto da euforia e relaxamento semelhante ao do álcool, trazendo uma certa paz, porém sem se embriagar e sem soltar o estresse do indivíduo, fazendo assim uma troca de álcool por magro.

Alguns também mencionam que seu sabor é melhor que o das bebidas alcoólicas e que seus efeitos relaxantes ajudam a adormecer.

 

O Purple Drank pode causar uma overdose?

A substância codeína presente na mistura é um potente narcótico e se usada em uma dose muito grande pode causar sonolência e até coma, se combinada com o álcool os efeitos aumentam e tem o potencial de ser fatal.

Portanto, sim, é possível uma overdose da purple drank, os rappers Pimp C e Big Moe morreram por volta de 2007 por causa da overdose de codeína, assim como Fredo Santana, que morreu recentemente em 2018 pela mesma razão.

 

 

 

Quais são os sinais de que uma pessoa está consumindo Purple Drank

 

 

Quais são os sinais de que uma pessoa está consumindo purple drank?

 

O uso da purple drank pode causar convulsões naqueles que a usam, graças às múltiplas substâncias em problema, assim como a prometazina danifica o sistema nervoso central causando a convulsão.

 

 

O purple drank é viciante?

 

A codeína é classificada como um opióide, portanto produz um impacto eufórico, como aqui declarado, os opiáceos tem a capacidade de desencadear naturalmente o vício, fazendo com que o indivíduo precise utilizar cada vez mais porção para ser capaz de causar o impacto desejado.

 

Assim, o indivíduo acaba se tornando dependente da mistura sem mesmo perceber, devido ao fato de que muitos poucos indivíduos a experimentam sem saber o que é, ou que tem uma substância extremamente viciante.

Além da codeína, outros elementos aumentam adicionalmente a proporção de dopamina no sistema nervoso, fazendo com que o sistema de recompensa e investigação se ative e cause dependência.

 

 

 

 

 

Em qualquer caso, qual é o tratamento para a utilização da purple drank?

 

O tratamento da purple drank deve proceder como o tratamento de outras drogas, primeiro passando por um processo de desintoxicação, depois entrando em tratamentos como psicoterapia, grupos de apoio, clínicas de reabilitação, o uso de medicamentos prescritos.

A psicoterapia ajudará a entender e tomar consciência da patologia, tentando encontrar uma solução para os conflitos internos do indivíduo de forma reflexiva.

 

Os grupos de apoio oferecem um lugar para compartilhar experiências, este intercâmbio ajuda a entender melhor a situação de cada um, a aprender a agir melhor uma vez confrontado com a própria condição e a receber dicas para uma vida melhor com base no programa de doze passos.

 

O uso de medicamentos pode ajudar a manter um melhor controle dos sinais de abstinência da purple drank, bem como a atender às necessidades do indivíduo em relação a outros sinais e patologias, sejam eles associados ou não à dependência de drogas.

As clínicas de reabilitação e recuperação são uma área que se concentra na recuperação de indivíduos com o problema da dependência, nesta área o paciente terá acesso ao modelo de tratamento da clínica, que é principalmente uma combinação de vários tratamentos para proteger as áreas danificadas pela dependência.

 

Na Clínica Recuperando Vida conhecemos a dependência química como uma patologia que é formada por 3 pontos principais, o biológico, o social e o psicológico. Esta patologia prejudica cada uma destas áreas de diferentes maneiras e por esta razão temos um modelo de procedimento que contempla estas desvantagens.

 

Nossa abordagem consiste em um tripé de tratamento, aconselhamento de dependência química, terapia racional emotiva e um programa de 12 passos.

Para saber mais sobre estes tópicos, por favor, continue visitando nosso website e leia mais textos em nosso blog para entender melhor nosso modelo de tratamento e dependência química, assim como para entender mais sobre o que permeia este caso.

 

 

Purple Drank Usos e Efeitos

 

 

Purple Drank: Conclusão

 

Apesar de ser uma droga recém-chegada ao Brasil, depois de toda sua chegada e popularização ocorreu por volta de 2015 e ainda não há dados expressivos, porém é visível a fama que vem triunfando no cenário musical nacional e global.

Sendo tão essencial trazer textos que trazem informações sobre a droga e o que ela é, por que consumi-la e procurá-la.

 

Por esta razão escrevi este texto, devido à necessidade que senti de informar sobre algo que está crescendo e que representa um perigo mais do que qualquer outra coisa para a maioria dos adolescentes que podem ser expostos à droga como uma bebida fácil de celebrar sem saber seus perigos ou o que ela tem.

 

O elemento de curiosidade e representatividade já foi explicado anteriormente no jornal e seu significado para a utilização, indicam neste artigo de escrever para aquela pessoa que vê tanto dessa bebida em canções e clipes, mas ainda não sabe exatamente o que é, de modo que ao invés de ficar curioso sobre a bebida, eles entendem os perigos a que estão se sujeitando.

Esta questão continuará sendo muito discutida com o passar do tempo, mas espero que este pequeno pedaço de escrita o convença de que não vale a pena correr atrás, não é viável dissociar a droga de sua imagem de mídia vendida no planeta do Rap.

 

Esta imagem é vendida juntamente com riqueza, triunfo e conquistas, fazendo com que seja associada como algo bom e que se ela pertence à vida de indivíduos que alcançaram sucesso, também deve fazer parte da sua, este é o tipo de pensamento que os adolescentes tem hoje em dia, por isso recomendo que você preste atenção a si mesmo e a seus amigos e parentes.

 

Agradeço sua presença conosco até este momento e que você volte aqui, se estiver procurando ajuda, ligue para nós ou inscreva-se para conhecer o tratamento.

E se você curtiu este artigo, compartilhe com pessoas que possam ter interesse sobre o asunto e em suas redes sociais, para atingir e ajudar mais pessoas que precisem de ajuda neste momento.

 

 

 

 

Duvidas frequentes

 

São muitas as dúvidas que pessoas como você podem ter sobre a Purple Drank.

Veja abaixo respostas mais comuns que recebemos de pessoas que buscam ajuda para o problema:

 

Quais são os efeitos da purple drank?

Os efeitos primários são a adrenalina e euforia, que produz alucinações, uma sensação de desequilíbrio e até convulsões se consumida em porções enormes, e pode ter seus efeitos ampliados uma vez associada a outras drogas opiáceas ou álcool.

 

Qual é a brisa do uso de purple drank?

A sensação que produz é de relaxamento, sendo muito semelhante à do álcool, mas graças à sua mistura com refrigerantes, xaropes, balas e remédios, não gera o impacto da “depressão” ou “estresse” que as bebidas alcoólicas podem causar.

 

Como é a brisa da codeína?

Ela lhe dá uma sensação gigantesca de prazer. Além disso, você sente melhor as coisas, o barulho, o lugar, a atmosfera é melhor, sabe?

 

 

 

Drogas e as consequências no indivíduo

 

 

 

Que xarope devo usar para fazer a bebida púrpura?

O purple drank, também popular como magro, sizzurp ou xarope, é uma droga recreativa à base de xarope de codeína, refrigerante, gotas de goma e constantemente misturado com drogas anti-histamínicas, como a prometazina.

 

Como se drogar com o xarope?

A purple drank, também chamada Lean, xarope, sizzurp, sprite sujo, chá texas e até mesmo a bebida roxa aqui no Brasil, é uma droga desenvolvida a partir da mistura de medicamentos, xaropes e refrigerantes, feita para gerar uma sensação semelhante à de uma bebida alcoólica, mas sem criar o estresse ou a depressão do álcool.

 

Qual é a pior droga do mundo?

  • Anfetamina

 

  • Cigarro

 

  • Cocaína

 

  • Metanfetamina

 

  • Crack

 

  • Heroína

 

  • Álcool. O álcool encabeçou a lista para diferentes componentes.

 

 

 

Consequência do uso de Drogas

 

 

 

Quais as razões para o lean?

A mistura de anestésicos contra dor, antialérgicos, refrigerantes e gomas de goma mostra perigos mortais, além de provocar inconvenientes como hepatite, gastrite, hipertensão, acidentes vasculares e infecções.

 

O que acontece se eu tomar muita codeína?

A overdose pode causar depressão respiratória, com ou sem depressão do SNC, sonolência, vômitos, hipotensão e outros sinais. Nesses casos, o método do médico é manter o controle desses sinais e fazer uma lavagem gástrica, podendo ser usado um oponente opióide, a naloxona.

 

Quais são os efeitos colaterais da codeína?

  • Constipação

 

  • Náuseas e vômitos

 

  • Sonolência

 

  • Confusão, vertigem

 

  • Vertigem

 

  • Boca seca

 

  • Dor de cabeça

 

Qual é a duração do impacto da codeína no organismo?

A ação analgésica começa oralmente em 30 a 45 min e a duração da ação é de 4 horas, com o pico de impacto analgésico entre 60 e 120 min.

Equivalência: 200 miligramas de codeína oral é equivalente a 10 miligramas de morfina intramuscular.

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

Cocaína

 

 

 

Transtorno Depressivo Persistente

 

 

 

Vício em Remédios

 

 

 

Como Funciona Mente de um Dependente Químico?

 

 

 

 

como-ajudar-tratamento-para-usuarios-de-crack

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
Purple Drank, Droga Purple DranK, Viciado em Purple Drank,
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp