Transtorno de Humor

O que é transtorno de humor?

Transtorno de Humor: Saiba Como Tratar

 

O artigo Transtorno de Humor vai apresentar as mais completas informações sobre um problema que atingem milhares de pessoas. E você pode até ser uma destas pessoas que sofrem deste disturbio. Fique atento e continue a leitura!

É comum que, no dia a dia, tenhamos oscilações de humor.

 

Por exemplo, temos a possibilidade de nos levantarmos de mau humor devido aos eventos do dia anterior, mas se tivermos qualquer outro estímulo ao longo do dia, temos a possibilidade de modificar este humor consideravelmente.

Entretanto, uma vez que a freqüência de tais mudanças de humor é bastante alta ou uma vez que o indivíduo fica “preso” em um único sentimento, como tristeza ou felicidade, a situação pode se tornar mais preocupante.

 

Várias patologias causam este transtorno de humor, tais como transtorno bipolar, depressão e seus tipos, transtorno e transtorno depressivo persistente.

Esta condição, embora ainda estigmatizada, é muito mais comum do que se suspeita. Segundo estudos da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), há uma prevalência de 4% na população brasileira, o que representa cerca de 6 milhões de indivíduos que sofrem deste transtorno.

 

Transtorno Distímico

 

A EQUIPE DE CONTEÚDO DA CLÍNICA RECUPERANDO VIDA RECOMENDA A LEITURA:

 

DROGAS PSICOATIVAS

 

Aproveite sua leitura!

 

Bipolar Significa

O Que é um Distúrbio de Humor?

 

É um transtorno de humor e efetivo também.

Acontece quando há mudanças de humor e há períodos constantes e desordenados de tristeza ou euforia.

 

Quais São os Sinais de um Transtorno de Humor?

 

Entre os principais sinais estão, obviamente, nossa alteração de humor ou emocional, incluindo desordens comportamentais, sentimentais e de pensamento.

Além disso, uma subida e uma queda abrupta de energia é característica: o indivíduo se sente alegre e animado (mania ou hipomania) ou em um humor depressivo (depressão).

 

Baixa auto-estima, perda de interesse ou prazer, diminuição da atenção e concentração, sono irregular, são alguns dos outros sinais.

Esta condição causa vários danos ao sujeito, prejudicando sua história familiar, profissional e social, comumente pondo em perigo sua história.

 

Os pacientes que estão em uma situação de euforia excessiva, por exemplo, começam a avaliar a verdade de forma distorcida, pensando que tudo vai correr bem o tempo todo.

Neste caso, eles não têm a capacidade de manter o controle de seus impulsos e se irritam de maneira simples, uma vez que alguém não está de acordo com eles.

 

Transtorno de humor bipolar

 

 

Como os indivíduos com transtornos de humor se comportam?

 

Todas as pessoas em algum momento de sua história, ou em seu dia a dia, têm a capacidade de exibir oscilações de humor graças a componentes externos ou internos, porém estes comportamentos não precisam ser considerados precisamente como distúrbios de humor.

O comportamento de indivíduos com distúrbios de humor muda muito, pois cada tipo tem suas especificidades e relacionamentos, entre os principais comportamentos permanecem às vezes constante fadiga, desânimo diário ou felicidade extrema, e comportamentos compulsivos.

 

Na maioria das vezes, mudanças comportamentais de euforia ocorrem inesperadamente, uma vez que o paciente é incapaz de perceber sua mudança ou culpar alguma situação em sua história.

Antes que a patologia seja aceita, já houve custos exagerados, muitas dívidas ou brigas com o cônjuge, parentes e estranhos, ou mesmo comportamento inapropriado.

 

Uma pessoa com transtorno de humor, precisamente o que envolve depressão, mostra um enorme perigo de ter inconvenientes como a impossibilidade de fazer as tarefas diárias, a perda de desejos, manter interações, e pode até desenvolver ansiedade extrema ou tornar-se alcoólatra ou dependente de outras drogas legais ou ilegais.

 

 

Qual é a Diferença Entre Transtorno de Humor e Transtorno Bipolar?

 

Os distúrbios unipolares são aqueles que mostram episódios maníacos (aumento da euforia e da felicidade) ou episódios depressivos, enquanto o distúrbio bipolar mostra uma profunda alternância entre os dois estados.

 

Cada transtorno bipolar é um transtorno de humor, mas nem todo transtorno de humor é um transtorno bipolar; porque o transtorno bipolar é um entre vários outros tipos de transtornos de humor, como veremos mais adiante.

 

Transtornos do Humor

 

 

Transtorno de Humor: Quais São os Tipos?

 

Os tipos mais comuns de Transtorno de Humor São:

 

  • Transtornos Afetivos Bipolares
  • Episódio Depressivo
  • Transtorno Depressivo Frequente

 

Transtorno depressivo freqüente que têm a possibilidade de ser leves, moderados, severos, severos sem pistas psicóticas e severos com pistas psicóticas.

Existem também distúrbios de humor persistentes (afetivos), que incluem ciclotimia e distimia.

 

O transtorno afetivo bipolar é um transtorno de humor no qual a pessoa pode apresentar períodos depressivos ou obsessivos.

Os componentes de risco são precedentes familiares, idade entre 15 e 25 anos, abuso de substâncias psicoativas, experiências traumáticas e altos níveis de estresse.

 

No episódio depressivo, o indivíduo tem um humor depressivo e perde interesse, prazer e energia em ocupações anteriormente prazerosas.

Os distúrbios depressivos freqüentes são caracterizados por períodos prolongados de depressão e estão sujeitos à idade de início, freqüência, gravidade e duração, e têm motivos variáveis.

 

Dos transtornos de humor persistentes (afetivos), a ciclotímia é uma instabilidade de humor que está relacionada à depressão e este tipo de instabilidade geralmente ocorre no início da vida adulta. Entretanto, a distimia é um tipo de depressão que aparece em seu humor crônico.

 

 

Transtorno Ciclomítico

 

Distúrbio de Humor: Afinal de Contas Existe Cura?

 

Infelizmente, não. Os distúrbios de humor são considerados patologias que têm a possibilidade de serem controladas processualmente, porém não têm cura.

 

É possível, através de técnicas de procedimento, levar a patologia à remissão, ou seja, fazer os sinais desaparecerem e o indivíduo viver sem a intrusão do transtorno.

 

Entretanto, há uma probabilidade de que os sinais reapareçam no futuro, portanto não se pode dizer que exista uma cura.

 

 

Como Tratar os Distúrbios de Humor?

 

Os distúrbios de humor não podem ser curados, mas eles podem ser controlados e tratados.

O procedimento correto é por meio de terapia e medicação, geralmente, é necessário tentar este tipo de variação para sempre.

 

Psicoeducação, terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, equipes de apoio, mudanças de estilo de vida e abandono do uso de substâncias psicoativas também são maneiras de tratar os distúrbios de humor.

 

Com relação à medicação, somente o médico poderá prescrever a medicação correta, a dosagem e a duração do uso.

Na psicoeducação, a pessoa passa por uma mediação terapêutica que visa educar e ensinar ao paciente sobre seu transtorno, promovendo mudanças através do autoconhecimento.

 

 

Distúrbio Bipolar

O Que São Medicamentos Estabilizadores do Humor?

 

Existem vários tipos de medicamentos utilizados no tratamento de distúrbios de humor, todos os quais devem ser prescritos dependendo da condição do paciente.

Os estabilizadores de humor são medicamentos relevantes e só devem ser usados após o diagnóstico de qualquer tipo de distúrbio de humor.

 

Os medicamentos estabilizadores do humor são essenciais para a prevenção dos sinais do distúrbio, eles também têm potencial para serem usados no tratamento de crises de mania e hipomania.

 

Existem 3 tipos de estabilizadores de humor eficazes, lítio, valproato e carbamazepina, todos com atividades químicas no organismo.

Se um deles for ineficaz na pessoa ou tiver efeitos divergentes, o médico pode optar por outro, ou misturá-los para que o procedimento atinja a eficácia elementar.

 

Estabilizador de Humor

 

Tratamento de Distúrbios de Humor em uma Clínica Especializada: Qual o Valor?

 

O procedimento de tais distúrbios de humor requer um monitoramento preciso e terapias eficazes para o controle do problema, as clínicas especializadas em atendimento psiquiátrico têm a capacidade de dar os vários tipos de terapia, tais como terapia cognitivo-comportamental, psicoeducação e terapia familiar, além de lidar com os inconvenientes associados ao distúrbio.

 

As clínicas têm medicamentos adequados que são liberados de acordo com a necessidade do paciente, conforme o acompanhamento do médico.

Desta forma, o abuso de medicamentos também é evitado, uma vez que as doses são controladas por uma equipe de saúde qualificada.

 

Além disso, é recorrente a prática de ocupações físicas e de lazer, assim como uma dieta balanceada, que também contribui para combater a patologia, fazendo com que a saúde geral do indivíduo melhore.

 

Estabilizador de Humor Natural

 

 

Qual é o Papel do Núcleo Familiar Durante Todo o Processo de Distúrbios do Humor?

 

A família nuclear é quase sempre a primeira a perceber que algo está errado com seu parente, pois são eles que compartilham muitas das alegrias e sofrimentos do indivíduo, e a família nuclear é também a que está mais constantemente procurando um procedimento do que nossa pessoa.

Muitas famílias têm a possibilidade de negar a vida do problema ou ter medo de saber que estamos falando de um problema psicológico de saúde.

 

A maioria dos casos de tais distúrbios requer cuidados momentâneos, apenas em casos bastante graves que os cuidados são prolongados ou permanentes.

Portanto, o núcleo familiar também deve trabalhar para ser solidário. É essencial encorajar e participar ativamente do procedimento.

 

 

Estabilizador de Humor para Ansiedade

 

 

Transtornos de Humor?: Quais os Principais Desafios no Procedimento dos Transtornos de Humor?

 

Um dos desafios mais importantes enfrentados é o estigma de ser uma patologia psiquiátrica.

Muitas pessoas não têm a iniciativa de que é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e suspeitam que aqueles com transtornos permanecem “loucos” ou “malucos”.

É essencial desconstruir os próprios preconceitos para que o procedimento corra bem!

 

Os distúrbios de humor são frequentemente acompanhados por outras patologias relacionadas. Na medicina, este fenômeno é chamado de comorbidade.

Estas comorbidades têm a possibilidade de serem outros distúrbios como ansiedade, esquizofrenia, estresse crônico, abuso de substâncias ou mesmo patologias físicas como diabetes e patologias cardiovasculares, o que torna o caso mais delicado e complexo de tratar.

 

 

Humor Depressivo

O Que é um Transtorno de Humor Afetivo não Especificado?

 

Esta categorização só é usada como último recurso e uma vez que nenhuma outra categorização pode ser usada, ou seja, uma vez que não se encaixa ou não pode ser diagnosticada sob qualquer outro tipo de transtorno de humor.

 

Transtornos de Humor e Esquizofrenia

 

Os distúrbios de humor são caracterizados por mudanças desproporcionais no humor do sujeito, apresentando assim vários sinais, mas entre os principais que o caracterizam permanecem os episódios de enorme instabilidade, como depressão ou euforia.

 

A esquizofrenia é uma grave desordem crônica da mente caracterizada por alterações do pensamento e da percepção, na qual a pessoa perde a idéia de verdade e se mostra como sinais primários delírio, alucinações, tristeza constante, distanciamento social e complexidade para se concentrar.

 

Transtornos de Humor

 

Existem 4 tipos de esquizofrenia: paranóica, hebefrênica, catatônica e indiferenciada.

 

Esquisofrenia Paranóide

A esquizofrenia paranóide é a mais recorrente, os sinais incluem delírios, como perseguição e alucinações auditivas ou visuais.

 

Esquisofrenia Hebefrênica

A esquizofrenia hebefrênica também pode ser chamada de desorganizada, é caracterizada por um comportamento primitivo, inapropriado e irresponsável, o efeito é superficial, onde a pessoa pode rir ou sorrir como sinal de auto-satisfação.

 

Esquisofrenia Catatônica

No estado catatônico, são geradas alterações psicomotoras, tais como paralisia, excitação e posturas ou reações forçadas.

 

Esquisofrenia Indiferenciada

O estado indiferenciado ocorre quando o indivíduo mostra sinais envolvidos com esquizofrenia e, mesmo nesta forma, o indivíduo não se enquadra em seus subtipos.

 

Os transtornos de humor e a esquizofrenia têm sinais semelhantes, portanto, têm a possibilidade de serem confundidos.

 

Há indivíduos que têm a possibilidade de exibir tanto os sinais de transtornos de humor quanto de esquizofrenia, que é chamada de transtorno esquizoafetivo, cujo procedimento é feito com terapia, medicação e ajuda do núcleo familiar.

 

Transtorno de Humor Sintomas

Clínica Recuperando Vida

 

A Clínica Recuperando Vida é uma das clínicas mais qualificadas do mercado para atender àqueles que necessitam de suporte e procedimentos para distúrbios mentais, incluindo distúrbios de humor.

 

Com mais de 13 anos de história, contamos com vários especialistas qualificados, incluindo

 

 – Médicos

 

– Enfermeiros

 

– Terapeutas ocupacionais

 

– Psicólogos

 

– Nutricionistas

 

– Especialistas em educação física

 

A Clínica Recuperando Vida tem sua clínica localizadas no estado de São Paulo, prontas para atendê-lo.

 

Clique aqui para saber mais sobre as Clínicas de Recuperação da Clínica Recuperando Vida!

 

 

Transtorno Bipolar do Humor

 

Transtorno de Humor: Conclusão

 

Os distúrbios e Transtorno de humor são mais freqüentes do que parece, como mostrado ao longo da escrita.

É algo que qualquer pessoa pode desenvolver em qualquer dia, porque somos seres emocionais e temos constantemente a possibilidade de nos encontrar presos em um momento.

 

Mudanças na auto-estima, período de sono, humor, atenção e concentração serão notadas e eventualmente mudarão a maneira de pensar e agir do doente.

Buscar um procedimento especializado é buscar uma melhor qualidade de vida, para a qual a família tem um papel importante tanto na prevenção quanto na manutenção do estado de “normalidade”.

 

Se você precisar de ajuda, conte conosco na Clinica Recuperando Vida para ajudá-lo! Saiba mais sobre nossa estrutura em nosso site sobre nossa clinica de recuperação em Piracicaba – SP.

 

E se gostou, compartilhe com aquela pessoa que pode estar precisando de ajuda e apoio em um momento difícil de sua vida.

Compartilhe também em suas redes sociais.

 

Até o próximo artigo.

 

Depressão pode causar morte?

 

FALE AGORA COM A EQUIPE

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

Clínica de Recuperação em Sorocaba

 

 

Opióides

 

 

Clínica de Recuperação em Ribeirão Preto

 

 

Cogumelos Alucinógenos

 

FALE COM NOSSA EQUIPE AGORA

 

Clínica Recuperando Vida

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: [email protected]

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
Transtorno de humor, estabilizador de humor, clinica de recuperação, depressao bipolar,clinica de reabilitação, clinica de tratamento, Clínica Recuperando Vida,
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
0 +
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp