Clínica de Reabilitação O Que é

Clínica de reabilitação: o que é, para que serve e tipos de internação

Clínica de Reabilitação o que é?

Você sabe como funciona uma clínica de reabilitação?

 

Por mais simples que esta pergunta possa parecer, sou constantemente confrontado com dúvidas sobre esta questão.

E não é de se admirar.

 

Em resumo, lidar com qualquer questão relacionada à dependência química e ao alcoolismo é sempre uma tarefa complicada, pois eles permanecem cercados de mitos e preconceitos, mesmo que já estejamos no século XXI.

As principais questões que recebo permanecem em relação aos métodos adotados, as formas de internação e seus custos, a infra-estrutura e os tipos de procedimentos que são propostos em tais espaços de recuperação.

Se você também tem este tipo de dúvida, você está no lugar certo.

 

Meu objetivo com este conteúdo é responder a várias destas perguntas e abordar este problema crônico com a profundidade e seriedade que merece, sem descuidar, obviamente, do aspecto humano.

Mesmo assim, como menciono constantemente, contribuir para alguém que sofre desta patologia é um gesto de amor e de custo.

Continue lendo para saber tudo sobre isso.

 

 

Clinica de reabilitação o que é, para que serve e tipos de internação

 

 

Como é uma clínica de reabilitação?

Uma clínica de reabilitação para dependência química é, como eu gosto de chamá-la, um lugar de resgate.

Ou seja, um espaço onde o objetivo não é apenas recuperar a sobriedade, “limpar o organismo”, como é dito popularmente, mas também devolver um propósito à vida daqueles que sofrem desta patologia crônica.

Este local de recuperação é formado por uma equipe multidisciplinar que procura atacar o problema em diferentes frentes.

 

Médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, consultores e monitores de dependência química e educadores físicos são alguns dos especialistas que compõem esta equipe.

Na Clínica Recuperando Vida, para lhe dar uma idéia, há diversos especialistas de diferentes áreas trabalhando para a recuperação dos pacientes.

A clínica de reabilitação, além de um corpo técnico humano competente, requer uma infra-estrutura adequada.

 

Afinal de contas, o procedimento pode levar meses.

Hospitalidade total, regiões independentes e sem ar livre para a prática de ocupações físicas, apoio médico em tempo integral, unidades de primeiros socorros, ambulância 24 horas são alguns dos serviços fundamentais.

Tudo isso pode ser descoberto em nossa unidade clínica.

 

Clínica de Reabilitação: Entenda a Iniciativa

A iniciativa é fazer com que tanto os pacientes quanto seus familiares se sintam bem-vindos e seguros durante toda a sua estadia.

Com uma convivência pacífica, saudável e harmoniosa, é possível desenvolver comportamentos positivos que tornam possível este novo começo.

Uma clínica também pode ser especializada para um tipo definido de público e direcionada a uma necessidade específica.

 

Como exemplo, existem centros exclusivamente para mulheres. Em outras palavras, ela é fundamental, já que a patologia se estabelece de maneira diferente nos gêneros.

Além das questões fisiológicas, os desencadeadores que levam as mulheres a consumir álcool e outras drogas são geralmente diferentes dos homens.

 

Neste sentido, é importante ter um lugar dedicado somente para eles.

Além disso, existem clínicas especializadas na dependência do álcool e outras voltadas para outros tratamentos com drogas.

 

 

Para que serve uma clínica de reabilitação?

Uma clínica de reabilitação serve para receber e ajudar a tratar uma patologia crônica grave: a dependência química.

Cada centro de recuperação adota sua própria metodologia processual e abordagens terapêuticas, misturando cuidados clínicos e psicológicos.

 

Como disse, estou fascinado em mencionar que uma clínica de reabilitação é um lugar de resgate, pois não acredito em um procedimento que não envolva uma reprogramação no sistema de valores, crenças e responsabilidades da pessoa viciada.

 

É claro que o processo de desintoxicação é fundamental, mas por si só é insuficiente.

O viciado recuperará seu organismo saudável, mas ele não pode ter trabalhado em suas ferramentas internas para lutar contra a abstinência e construir sua sobriedade diariamente.

Assim, é provável que as recaídas sejam mais comuns.

 

Ao entender a clínica de reabilitação como uma forma de recomeçar, o paciente pode modificar os pensamentos prejudiciais, crenças irracionais e reações causadas pelo vício.

Refiro-me a um processo de racionalização da dependência química, que consiste, em primeiro lugar, em reconhecer suas restrições às drogas ou ao álcool, e depois melhorar sua gestão social, psicológica e social.

 

 

Qual o melhor momento para internar clínica de reabilitação

 

 

Quais são os tipos de tratamento de pacientes internados em uma clínica de reabilitação?

Agora que você tem uma melhor compreensão do que é uma clínica de reabilitação e como ela funciona, passemos à próxima questão: os tipos prováveis de internação.

 

Internação voluntária

Este é o cenário ideal, no qual a própria pessoa viciada reconhece seu problema e sua complexidade para lidar com o vício por conta própria.

Consequentemente, ele ou ela procura ajuda especializada ou autoriza outra pessoa a fazer a indicação.

 

Apesar de ser a melhor das premissas, infelizmente, nem sempre é a mais comum, pois exige do viciado um autoconhecimento que não é muito comum em casos como este, especialmente em indivíduos que ainda mostram os primeiros sinais da patologia.

 

Internação involuntária

Como seu nome sugere, é uma vez criado o processo de internação, em oposição à vontade do paciente.

A pessoa dependente química resiste a esta opção, pois pensa que não é um inconveniente que necessita de tratamento, que pode parar de consumir álcool ou outras drogas quando desejar.

 

Entretanto, entendemos que não é assim que funciona.

 

Nesses casos, é um membro da família, amigo ou pessoa responsável que deve orientar a indicação.

A escolha é ainda apoiada por um médico, que prepara um relatório sugerindo a internação em uma clínica de reabilitação como a melhor solução.

 

Internação compulsória

Aqui, nem o próprio viciado, nem parentes ou amigos decidem sobre a internação.

 

Na internação compulsória, todo o processo é realizado por um juiz que estabelece a sentença.

 

Nesta situação, o magistrado utiliza um relatório médico que reúne dados sobre o estado do paciente e depois emite seu veredicto.

 

 

Como se consegue uma internação involuntária?

Antes de descrever como funciona o processo de internação involuntária e o que a lei diz sobre o assunto, gostaria de me dirigir diretamente a vocês, que têm medo de recorrer a este caminho porque vai contra a vontade do indivíduo que vocês desejam e que está passando por este problema.

É natural sentir-se assim, como se você estivesse traindo a confiança de alguém, mas entenda que você está agindo em nome do indivíduo que você ama, não o contrário.

 

A pessoa dependente química pode não aceitar inicialmente, mas com o tempo lhe agradecerão por isso.

Uma vez superada esta primeira barreira de aprovação, as coisas tendem a acontecer mais naturalmente e você se sentirá ainda melhor por ter tomado a decisão correta.

Dito isto, é importante saber que o encaminhamento à internação involuntária passa por um contato com o médico.

 

Portanto, marque uma consulta com um especialista e informe-o detalhadamente sobre seu caso.

A partir das informações e dos testes ocasionais que ele consegue coletar, o profissional emitirá um relatório técnico aconselhando este tipo de abordagem.

Parentes, tutores legais e um funcionário público das áreas de saúde, assistência social ou dos órgãos incluídos no Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) têm a possibilidade de apresentar este pedido inicial.

 

Além disso, a Lei nº 13.840/19 estabelece que a internação pode ser interrompida a qualquer momento pelos parentes ou representantes legais.

A clínica de reabilitação na qual a pessoa viciada foi internada deve notificar a Procuradoria Geral ou a Ouvidoria dentro de 72 horas do método, bem como sua próxima alta.

 

 

Clínica-de-reabilitacao-oque-e-para-que-serve-e-tipos-de-internacao

 

 

Que tipo de tratamento é fornecido pela Clínica Recuperando Vida?

Na Clínica Recuperando Vida usamos um procedimento de tripé que adota uma abordagem humanizada e individualizada para cada paciente.

 

Sua estrutura inclui aconselhamento biopsicossocial, Terapia Racional Emotiva (TRE) e o Programa de 12 Passos.

 

Cada procedimento tem sua parte de contribuição para a reabilitação do paciente, conforme detalhado abaixo.

 

Aconselhamento biopsicossocial

Como eu menciono constantemente, a dependência química é uma patologia crônica multifatorial, que não pode ser explicada por um único aspecto, mas por um grupo de recursos.

Na orientação biopsicossocial, procuramos claramente examinar todos esses pontos de vista, incluindo a compreensão do que levou o paciente a começar a usar drogas e, além disso, a começar a se questionar.

 

Portanto, analisamos os pontos biológicos, psicológicos e sociais dos pacientes.

Além disso, entendemos que cada pessoa viciada tem seu próprio caminho até a clínica, e isto deve ser entendido.

Esta é a maneira de incorporar o tratamento e gradualmente tornar o paciente consciente de seu vício e de suas restrições.

 

 

Terapia Racional Emotiva (TRE)

O segundo passo é dado a partir da interação de confiança fundada entre o paciente e as equipes multidisciplinares.

Com esta relação criada, adotamos uma abordagem terapêutica que visa provocar a conscientização da pessoa viciada sobre seu estado atual.

 

Um viciado químico tem seus pontos emocionais e comportamentais totalmente danificados por seu vício.

Com isto, crenças irracionais são reforçadas e ele se torna mais suscetível às suas emoções.

 

Uma vez que começamos a trabalhar em tais questões, muito lentamente, ele volta à racionalidade e percebe que certos pensamentos e gestos prejudiciais têm a possibilidade de modificação.

Tudo o que é necessário é desenvolver os mecanismos internos e praticar as ferramentas corretas para trazer o controle e a igualdade de volta ao assunto.

 

Programa em 12 passos

A dependência química é uma luta interna que se combate diariamente, mas isso não significa que ela tenha que ser vencida sozinha.

No Programa de 12 Passos, trazemos esta iniciativa à tona.

 

Neste espaço sem julgamento, o paciente compartilha sua experiência e escuta as histórias de indivíduos que, como ele, estão enfrentando o mesmo problema.

A abordagem tornou-se conhecida por sua aplicação em equipes de apoio como Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) e, ao longo dos anos, tem ajudado os adictos a lidar com suas adicções.

A iniciativa é simples: baseia-se no reconhecimento da impotência diante da adicção, buscando a espiritualidade para apoiar o novo começo, e redefinindo o sistema de valores, crenças e responsabilidades.

 

 

Tipos de Tratamento oferecido pela clínica Recuperando Vida

 

 

Quando é o melhor momento para visitar uma clínica de reabilitação?

Nunca é simples fazer esta escolha, especialmente se ela for feita contra nossa vontade.

Entretanto, saber como detectar o momento certo é a melhor maneira de evitar complicações maiores.

 

A Lei 13.840 estabelece que o momento ideal é uma vez feita uma consulta médica e, após examinar a substância utilizada e o padrão de uso, torna-se evidente a incapacidade de recorrer a outros tratamentos.

 

Mas, além disso, é conveniente prestar atenção a indicações como, por exemplo

  • Perda de soberania

 

  • Falta de cuidados higiênicos básicos e consultas de rotina

 

  • Desrespeito pela aparência

 

  • Mudanças drásticas de peso

 

  • Mudanças de humor repentinas, com tendência crescente para a agressividade

 

  • Uso contínuo de mentiras para esconder o comportamento.

 

 

Quanto custa uma clínica de reabilitação?

Esta é uma pergunta que me fazem com frequência, e minha resposta é sempre a mesma: não julgar a qualidade de uma clínica de reabilitação pelo seu custo.

Existem centros de recuperação que permitem ou não permitem planos de saúde que fazem um excelente trabalho.

 

Deve se concentrar em outros pontos, tais como infra-estrutura, abordagens terapêuticas, acessórios especializados, política de visitação, etc.

Na Clínica Recuperando Vida não diferenciamos em nosso tratamento de acordo com o tipo de projeto contratado.

 

 

Clínica de Reabilitação O Que é: Conclusão

Espero que, com este conteúdo Clínica de Reabilitação o que é, tenha conseguido esclarecer cada uma de suas dúvidas sobre a clínica de reabilitação e deixá-los mais à vontade sobre esta abordagem processual.

O vício é, no impacto, uma síndrome crônica, mas isto não significa que não possa ser tratado para dar ao viciado um novo começo precioso.

Conte conosco para fazer deste instante um novo começo com uma abordagem humana cheia de afeto!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com sua família e amigos que estão em busca de ajuda para os problemas decorrentes das drogas e do alcoolismo.

Compartilhe também em suas redes sociais.

 

A Equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida publica semanalmente artigos de conteúdo altamente relevante e que pode ajudar as pessoas a buscarem soluções para seus problemas decorrentes do uso de substâncias químicas. Fique atento as nossas publicações semanais.

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida recomenda a Leitura dos Seguintes Artigos:

 

TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

 

MOTIVAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

 

TRATAMENTO PARA USUÁRIOS DE CRACK

 

VÍCIO DA COCAÍNA COMO PARAR

 

 

 

Dependência química e a Família

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

 

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp