Clínica Psiquiátrica

Índice

Clínica Psiquiátrica: Tratamento, Funcionamento e Importância

 

O artigo Clínica Psiquiátrica foi elaborado com base em dúvidas recorrentes de pessoas que procuram a Clínica Recuperando vida, em busca de ajuda para amigos e familiares com problemas que envolvem a saúde psicológica de pessoas amadas e afetadas por este mal.

Embora o assunto ainda esteja rodeado de preconceitos e tabus, os transtornos mentais merecem ser tratados com o devido respeito, pois a clínica psiquiátrica e seus tratamentos contemporâneos funcionam para muitos pacientes.

 

Seja por negligência ou tratamento deficiente, é comum que váriospacientes psiquiátricos entrem em crise e precisem ser internados.

Para esclarecer esta questão e descrever o valor da clínica psiquiátrica, chegamos à iniciativa deste artigo.

 

 

INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA

 

 

O Que é Uma Clínica Psiquiátrica?

 

Uma clínica psiquiátrica é um lugar preparado para cuidar de uma pessoa que se encontra em um estado de desordem mental, chamado de crise.

Assim, a clínica psiquiátrica é dedicada a cuidar de indivíduos que se encontram em situação de internação psiquiátrica.

Em resumo, uma clínica usa vários tipos de tratamento para reabilitar os pacientes para seu retorno à sociedade.

O instituto de pesquisa Ipsos constatou em uma pesquisa que 53% dos brasileiros acreditam que sua saúde psicológica piorou no último ano devido à doença pandêmica Covid-19.

Outra análise promovida pela OPAS (Organização Mundial de Saúde) constatou que em nações de nível médio inferior, 76% e 85% dos indivíduos com distúrbios mentais não recebem um tratamento adequado.

Na situação desesperada em que vivemos, as clínicas psiquiátricas estão se tornando cada vez mais elementares.

O objetivo é proteger o indivíduo em um momento de crise do distúrbio, estabilizar o estado e promover a recuperação até que o indivíduo retorne a um estado estável.

 

 

 

LIGUE AGORA E SAIBA MAIS 

 

 

O Que é Internação Psiquiátrica e Como Ela Funciona?

 

A internação psiquiátrica é um modelo de cuidado que procura apoiar o paciente em um momento de exacerbação dos sinais envolvidos com um distúrbio da mente ou uma dependência química.

Em outras palavras, geralmente é recomendado para os casos em que o indivíduo demonstra uma capacidade limitada de autogestão e autodeterminação.

 

Através dela, a pessoa é hospitalizada e monitorada 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

Na Clínica Recuperando Vida, uma de nossas principais preocupações é prestar um atendimento multidisciplinar, capaz de dar uma atenção abrangente às necessidades específicas de cada caso.

Com uma equipe especializada em saúde psicológica, trabalhamos na recuperação não só do paciente, mas também de sua família, constantemente enfraquecida pelo momento vivido.

 

 

O Que Diz a Legislação Brasileira Sobre Internação Psiquiátrica?

 

A Lei 10.216 de 6 de abril de 2001, que estabelece os direitos dos indivíduos com distúrbios mentais e as ações do modelo de saúde, recomenda que a internação deve ser utilizada como um serviço para os casos mais graves e, uma vez esgotadas outras possibilidades, que o tratamento deve se concentrar na reintegração social e proporcionar ao paciente uma ajuda completa.

A internação psiquiátrica só deve ser realizada mediante a apresentação de um relatório médico demonstrando a necessidade do procedimento para aquela pessoa, e pode ser realizada de 3 maneiras: voluntária, involuntária e forçada.

Explicarei todas elas a seguir.

 

A resolução do n° 8 de 14 de agosto de 2019 reforça estes aspectos e incorpora uma visão mais ampla e dinâmica das crises além dos pontos psicopatológicos da patologia, os cuidados e os serviços não têm que infringir ou violar o código dos direitos humanos.

A permanência de indivíduos no sistema de internação é permitida por mais de 30 dias e menos de 180 dias, e a apresentação de um relatório médico é obrigatória, independentemente do tipo de hospitalização.

Na situação de internação psiquiátrica involuntária, o evento deve ser relatado ao Ministério Público dentro de 72 horas.

 

 

Clínica Psiquiátrica Fornecida Pelo SUS

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080/90 (Lei de Saúde Orgânica) e pela Lei nº 8.142/90.

Em sua iniciativa, pretendia modificar a diferença no atendimento de saúde da população, tornando obrigatório o atendimento de saúde pública de qualidade para qualquer habitante.

 

Através do SUS, todas as pessoas tem direito a consultas, testes, internação e tratamentos nas unidades de saúde associadas, que podem ser públicas ou privadas.

Isto também se aplica à população que sofre de distúrbios mentais, que pode entrar em tratamentos específicos, como os propostos nos serviços terapêuticos residenciais e nas clínicas psiquiátricas.

 

 

 

CONVERSE COM NOSSA EQUIPE PELO WHATSAPP

 

 

 

Clínica Psiquiátrica Através de Plano de Saúde

 

Todos os tipos de distúrbios mentais, incluindo aqueles envolvidos com dependência química, permanecem cobertos por planos de saúde. Esta cobertura é garantida por lei, seja para medidas terapêuticas, consultas psiquiátricas ou internação em uma clínica psiquiátrica.

 

Em minha experiência aqui na Clínica Recuperando Vida, por exemplo, é comum que as famílias cheguem sem saber se seu plano de saúde cobre todo o tratamento.

 

Para isso, contamos com parceiros que atendem planos de saúde. Entre em contato para saber mais se este é o seu caso.

 

 

Clínica Psiquiátrica Privada

 

Para aqueles que não desejam recorrer ou não se enquadram nos modelos acima, é viável buscar o tratamento no modelo de clínica psiquiátrica privada.

 

Estamos falando de um local que proporciona a composição física e profissional elementar para um tratamento correto, desde o diagnóstico da condição até a prescrição das medidas terapêuticas corretas de acordo com o tipo de patologia e grau de severidade.

 

Entretanto, deve-se ressaltar que aqui, na Clínica Recuperando Vida, o tratamento é nivelado pela imparcialidade: todos são tratados igualmente, independentemente do modelo de contrato, respeitando a individualidade e as necessidades específicas do paciente.

 

 

 

 

Quais são os tipos de internação psiquiátrica?

 

Em todos os tipos de internação, independentemente de suas particularidades, o trabalho profissional é feito continuamente com o objetivo de reintegrar o sujeito à sociedade.

Além disso, o processo é constantemente acompanhado por um médico, encarregado de examinar a situação e as medidas corretas em cada caso.

 

 

Internação Voluntária

 

A internação voluntária é criada com o consentimento do paciente.

Para este fim, o paciente assina um processo no qual expressa de forma independente e espontânea seu desejo de ser internado em uma instituição psiquiátrica para receber um tratamento.

A internação pode tornar-se involuntária durante o processo, se o paciente decidir interromper o tratamento e a avaliação dos familiares e do profissional responsável for de continuidade.

 

Internação involuntária

 

A internação involuntária é gerada sem o consentimento do indivíduo e a pedido de terceiros, principalmente parentes.

 

Ela depende de autorização médica e é criada uma vez que o paciente mostra dificuldade cognitiva e complexidade para julgar valores, o que representa um perigo para si e para os outros.

 

Este tipo de internação requer uma comunicação ao Ministério Público no prazo de 72 horas, o que também deve acontecer uma vez que o paciente tenha alta.

 

 

Internação Compulsória

 

A internação compulsória é constantemente estabelecida pelo juiz competente, o que significa que ela não depende da vontade do paciente ou mesmo de seus parentes.

A escolha é feita devido aos riscos que a pessoa pode causar a si mesma e à sociedade, e é motivada pelo pedido formal de um médico que atesta a inviabilidade física e psicológica do indivíduo.

 

 

FALE PELO WHATSAPP COM NOSSA EQUIPE AGORA

 

 

IMPORTÂNCIA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA TRATAMENTO DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

 

 

Clínica Psiquiátrica: Qual a Importância no Tratamento de Dependência Química?

 

A clínica psiquiátrica é fundamental porque a dependência química muitas vezes envolve outros distúrbios mentais como comorbidades, ou seja, doenças e patologias que aparecem juntas.

Portanto, às vezes é necessário fazer mais do que a psicoterapia habitual, é essencial saber se a clínica de reabilitação também tem uma clínica psiquiátrica, a fim de saber se é viável enfrentar este desafio.

 

Muitas pessoas, antes de poder enfrentar e experimentar seu vício, precisam se estabilizar de suas crises, ou estar em estado de demência, seja leve ou intensa, o que requer um enorme trabalho didático e cuidadoso antes de iniciar o tratamento do vício.

Há casos em que é quase impossível dissociar qual é o impacto dos distúrbios e da crise ou qual é o impacto da dependência química.

 

 

COMO FUNCIONA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA

 

 

Clínica Psiquiátrica: Como é o Tratamento em Uma?

A fim de descrever melhor os pontos envolvidos nainternação em uma clínica psiquiátrica, separei as informações em 3 blocos, como você pode ver abaixo.

 

 

 Como é feita a avaliação por um psiquiatra?

 

A necessidade de um tratamento psiquiátrico é avaliada durante a primeira consulta do paciente, uma vez que o psiquiatra tem como objetivo formular as conjecturas diagnósticas e realizar o plano terapêutico.

Em outras palavras, o momento inicial é reservado ao profissional para reunir informações sobre o paciente, analisar o histórico clínico do paciente e investigar o estado de espírito do paciente.

Eles também podem encomendar testes físicos ou neurológicos, bem como testes de imagem e laboratoriais.

 

A avaliação psiquiátrica também visa verificar a necessidade de um tratamento farmacológico devido à dependência química ou outro distúrbio psiquiátrico.

No entanto, um olhar atento e uma avaliação da eficácia do tratamento estão presentes ao longo de todo o processo.

Além disso, cabe ao psiquiatra orientar o núcleo familiar sobre as propriedades do problema mostrado pela pessoa.

 

 

O que é feito em uma consulta com um psiquiatra e quanto tempo dura?

 

Os psiquiatras tem que fazer uma anamnese completa do paciente, ou seja, coletar dados sobre sua história fundamental.

Por esta razão, as consultas geralmente duram cerca de 45 minutos, porém é comum que a primeira consulta dure até 90 minutos.

 

 

Quais são as formas de tratamento?

 

A internação psiquiátrica na Clínica Recuperando Vida  envolve um acompanhamento persistente, com a definição de um plano terapêutico pessoal, baseado no diagnóstico, nos perigos da condição e nas necessidades do paciente.

Este projeto é realizado a partir do diálogo entre os especialistas das disciplinas envolvidas no tratamento, o que beneficia o atendimento multidisciplinar.

 

Não por acaso, nossa equipe de especialistas inclui médicos clínicos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, instrutores de reflexão entre outros profissionais.

O paciente permanece em um ambiente estruturado, onde recebe todos os cuidados necessários para o seu caso.

 

Não se trata apenas de atravessar um momento de crise.

Precisamente por este motivo, mais do que medicação, o procedimento dado baseia-se na promoção do resgate da autoconfiança e da capacidade do sujeito de fazer suas próprias escolhas de forma equilibrada e saudável.

 

 

PEÇA AJUDA A NOSSA EQUIPE AGORA – CLIQUE  AQUI

 

 

 

 

Em Que Casos é Sugerida a Internação Psiquiátrica?

 

A internação psiquiátrica é uma modalidade destinada aos casos mais graves, que requerem cuidados intensivos.

Ela ocorre quando o profissional que presta os cuidados adverte que a vida social e familiar do paciente e sua própria saúde são prejudicadas.

 

Geralmente é mais indicada nos casos em que o paciente está em crise, em surto ou com predisposição para o suicídio.

O objetivo é intervir na crise e controlá-la para que o indivíduo possa ser estabilizado.

 

Entre os casos mais freqüentes de internação psiquiátrica, estão os seguintes:

 

  • Dependência química

 

  • Alcoolismo

 

  • Depressão

 

  • Distúrbios psicóticos (como a esquizofrenia)

 

  • Desordens de humor (como a bipolaridade)

 

  • Predisposição ao suicídio

 

 

 A Internação Psiquiátrica é a Melhor Alternativa Para Tratar os Dependentes Químicos?

 

A internação psiquiátrica de dependentes químicos é geralmente indicada quando o uso abusivo de uma ou mais substâncias é responsável por sinais que afetam diretamente a saúde psicológica do paciente, incluindo o desenvolvimento da depressão.

Quando em dúvida, é essencial buscar uma avaliação médica e examinar quais os meios que provavelmente serão mais benéficos.

 

 

TRATAMENTO INTERNAÇÃO CLÍNICA PSIQUIÁTRICA

 

 

O Que Deve Ser Avaliado Para Descobrir Uma Clínica Adequada?

 

A dúvida sobre como escolher a clínica mais correta pode acontecer a qualquer pessoa, em conclusão, entre tantas possibilidades, às vezes é complicado fazer a melhor escolha, porém para isso basta prestar atenção a estas dicas:

 

Regulamentação: é fundamental verificar se a instituição está devidamente regulamentada pelos órgãos de saúde estaduais e municipais, também é fundamental verificar os registros dos funcionários em suas próprias dicas para saber se ela está atualizada, sendo tudo conveniente que será mais um passo em direção a um tratamento confiável.

 

Visita: é fundamental fazer uma visita a uma das unidades da clínica, verificar a infra-estrutura, se está em boas condições, se se encaixa no oferecido, para conhecer um pouco melhor o pessoal e como funciona na prática o modelo de tratamento.

 

Avaliações externas: também é viável rever as opiniões de indivíduos que já passaram pela clínica, seja tentando descobrir individualmente como tem sido a experiência ou em comentários públicos em sites como o Google, afirmam aqui e nas redes sociais da clínica.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO – LIGUE AGORA

 

 

 

Perguntas Comuns Sobre Clínicas de Internação Psiquiátrica

 

Você ainda tem dúvidas sobre o tratamento em uma clínica psiquiátrica?

Posteriormente, enumerei 4 das perguntas mais comuns sobre o assunto e dei respostas baseadas em minha experiência como colaborador aqui na Clínica Recuperando Vida.

 

 

Qual o Tempo da Internação Psiquiátrica?

 

Não há um período fixo de internação, uma vez que cada caso é único.

Portanto, é o médico e as equipes de especialistas que ajudam o paciente em seu tratamento e recuperação que determinam a duração essencial do tempo.

 

Entretanto, é essencial lembrar que este modelo inclui um plano terapêutico pessoal, que pode incluir uma previsão de tempo que o paciente precisa para se recuperar.

 

O tempo de permanência depende de vários componentes, tais como pontos hereditários, a condição do paciente e até mesmo a resposta do corpo ao tratamento oferecido.

É viável, por exemplo, que a internação dure cerca de 6 meses, dependendo da patologia e da avaliação feita.

 

 

É Possível Visitar o Paciente Internado?

 

Na Clínica Recuperando Vida, encorajamos os especialistas a ter um olhar humanizado para o paciente internado e também para sua família, vendo ambos como a mesma unidade de atendimento.

Com base neste critério, as visitas não só são permitidas, mas também encorajadas.

 

Uma vez que o paciente vê que existe uma rede de apoio ao seu redor, as chances de recuperação aumentam.

 

Estamos falando em reunir o melhor da experiência com a qualidade das colaborações que se estabelecem durante e após a internação.

As exceções são as avaliações concretas do médico que acompanha o estado do paciente.

 

 

Clínica de tratamento em Piracicaba SP

 

 

Quais São as Regras Para a Internação de Uma Pessoa Contra Sua Vontade?

 

Ninguém quer ter que hospitalizar um ente querido contra a sua vontade.

Eu sei como pode ser difícil fazer tal escolha e me perguntar se é a coisa certa a fazer.

 

Entretanto, embora doloroso, pode ser a única maneira de o indivíduo receber o tratamento apropriado e finalmente retornar à vida em plenitude.

Na situação de internação involuntária, a regra primária é a vida de uma avaliação médica que confirme a necessidade da intervenção, seguindo todos os métodos legais que já descrevi.

 

 

Quanto Custa a Hospitalização em uma Clínica Psiquiátrica?

 

Na Clínica Recuperando Vida, os custos da internação psiquiátrica são baseados em um contrato que inclui todos os serviços necessários para a permanência do paciente durante um período de 6 meses.

Para mais detalhes sobre os custos, vale a pena vir aqui na nossa unidade ou contatar o call center (19) 3427-1643.

 

Entretanto, antes de discutir o custo, verifique o custo de sua ação.

 

Ter um membro da família de volta, com suas capacidades recuperadas, saúde e conforto não tem preço.

Lembre-se constantemente que se você tem uma estratégia de saúde, é bastante viável cobrir os custos de internação.

 

 

PEÇA MAIS INFORMAÇÕES AGORA – POR WHATSAPP

 

 

Clínica Psiquiátrica: Como os Parentes Têm a Capacidade de Contribuir Com o Procedimento da Pessoa Viciada?

 

Em qualquer tratamento mais difícil, a existência dos membros da família nuclear é drasticamente fundamental e, no tratamento da dependência química, não é diferente.

Para que os membros da família nuclear sejam pilares no trabalho do novo estilo de vida que o indivíduo vai ter, é necessário:

 

  • Incentivar a internação;

 

  • Não julgar a pessoa dependente pelo que ela fez no passado ou dar-lhe sermões;

 

  • Reforçar a iniciativa de que o indivíduo requer o procedimento para voltar a ter uma vida;

 

  • Participar de reuniões com especialistas em saúde;

 

  • Fornecer informações básicas e fundamentais para o tratamento.

 

Pode parecer pouco, mas estas atividades são relevantes para um tratamento mais eficaz, o núcleo familiar é o ponto de equilíbrio e apoio para a maioria dos adictos.

 

 

Clínica Recuperando Vida

 

 

Onde Descobrir Uma Clínica Psiquiátrica Com Tratamento Para Dependentes Químicos Adequada?

 

Agora que você sabe como escolher uma clínica psiquiátrica adequada, você precisa saber como e onde encontrar uma.

A clínica psiquiátrica Clínica Recuperando Vida está à sua disposição, somos uma instituição séria e comprometida que tem feito trabalho no campo do tratamento de dependência química e saúde desde 2013.

 

Com um modelo de tratamento que consiste em 3 pilares, que são a terapia emotiva racional, a orientação em dependência química e o programa de doze passos.

Nós atendemos todo o Brasil em nossa unidade clínica psiquiátrica para dependentes químicos!

 

 

Clínica Psiquiátrica: Conclusão

 

As clínicas psiquiátricas são primordiais, tanto por causa da demanda por dependência química como por causa da demanda por estados de distúrbios mentais descontrolados.

Embora a perspectiva de uma parte significativa da sociedade sobre distúrbios, dependência e internação não sejam boas, estamos aqui para esclarecê-las, pois do desconhecimento surgem os preconceitos.

 

A capacidade da clínica psiquiátrica é de conceder as condições superiores para o procedimento e reabilitação do paciente para seu retorno à sociedade. Embora o nome “internação” tenha grande peso na mente da população, ele nada mais é do que um tratamento que, mais do que qualquer outra coisa, é temporário.

 

Psicoterapias, medicamentos, equipes de apoio e outros diferentes tipos de procedimentos que são propostos têm uma funcionalidade específica, para trabalhar no novo e desconstruir os conceitos e crenças antigas que faziam o indivíduo levar a vida antiga.

A clínica psiquiátrica é um instrumento de saúde psicológica, familiar e social, que promove uma otimização não só no paciente tratado, mas também em sua família e, portanto, coopera para uma melhor convivência na sociedade.

 

Espero que tenha gostado deste artigo Dependentes Químicos e a Clínica de Recuperação, produzido pela equipe de conteúdo da Clínica Recuperando Vida.

Se gostou deste artigo compartilhe com as pessoas que possam gostar ou precisem saber mais sobre deste assunto, e compartilhe também em suas redes sociais.

A Clínica Recuperando Vida publica semanalmente conteúdos de qualidade com foco em ajudar pessoas que precisam deixar a dependência de drogas e do alcoolismo.

 

 

CONVERSE COM A EQUIPE POR WHATSAPP – AGORA

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

 

 

DEPENDENTES QUÍMICOS E A CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO

 

 

CASA DE RECUPERAÇÃO ENTENDA COMO FUNCIONA

 

 

COMO AJUDAR UM ALCOÓLATRA QUE RECAIU?

 

 

VÍCIO DE COCAÍNA: COMO PARAR?

 

 

 

 

como-ajudar-tratamento-para-usuarios-de-crack

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: contato@clinicarecuperandovida.com.br

 

WEBSITE OFFICIAL:

 

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp