Esquizofrenia

Esquizofrenia: Conheça Principais Sintomas e o Tratamento

 

Um Artigo Completo sobre a Esquizofrenia para ajudar as pessoas que tem problemas com amigos, familiares e entes queridos entenderem melhor a situação que estão vivendo.

A esquizofrenia é uma desordem crônica da mente caracterizada por alterações no julgamento da verdade da pessoa e na forma como ele pensa e age.

 

Alguns dos sinais de esquizofrenia são alucinações, ilusões e raciocínios desorganizados, assim como mudanças comportamentais, como agressão, por exemplo.

É mais comum que isso ocorra entre adolescentes, os casos que ocorrem na infância e na velhice são raros.

 

Não há uma causa certa, pois há vários componentes que têm a possibilidade de influenciar seu desenvolvimento.

Um dos componentes perigosos é o abuso de drogas, pois elas acabam alterando diversas funcionalidades cognitivas, como memória, atenção e percepção.

Além disso, é necessário entender que existem diferentes tipos de esquizofrenia e que elas se expressam de diferentes maneiras, assim como seus sinais.

 

Pouco se sabe sobre esta patologia e os seus sinais são desconhecidos, razão pela qual ainda se instalam preconceitos em uma parte importante da população, justamente porque se trata de uma desordem da mente. Este assunto ainda é considerado um tabu e poucas pessoas têm acesso a ele ou procuram saber sobre ele.

Durante este artigo sobre esquizofrenia você aprenderá mais sobre esta patologia, identificando seus componentes de perigo e sequelas, além de poder contribuir para aqueles que mais precisam dela.

 

Clínica de tratamento da esquizofrenia

 

O Que é Esquizofrenia?

 

A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico grave e crônico que causa uma mudança no desempenho do cérebro, prejudicando a forma como a pessoa considera, se comporta e se sente.

Ela pode se tornar incapacitante se não for tratada cedo, prejudicando significativamente a gestão social, familiar e empresarial.

 

Os sinais de esquizofrenia têm o potencial de alterar a funcionalidade do estado de agravamento do paciente e os tipos de esquizofrenia.

Eles têm a possibilidade de estar envolvidos com o comportamento e a maneira de pensar do indivíduo, tais como alucinações e delírios.

 

Estamos falando de uma patologia bastante complexa com diversas razões que prejudicam apenas 1% da população e que prejudicam tanto homens quanto mulheres.

Embora a doença não tenha cura, ela pode ser tratada, e quanto mais cedo for diagnosticada, melhor para o indivíduo.

A maioria dos casos ocorre entre a juventude e o início da vida adulta.

 

 Assista a este vídeo muito didático sobre o assunto: CLIQUE AQUI

 

Características e Sinais Primários

 

Em relação aos sinais primários de esquizofrenia: Esta desordem mostra uma variedade de sinais que são separados em negativos e positivos.

 

Os sinais negativos de esquizofrenia permanecem envolvidos com falta ou déficits de afeto, emoções, sentimentos e comportamentos, incluindo:

Diminuição da fala, problemas para expressar sentimentos e falta de motivação para fazer as trabalhos diárias.

 

Os sinais positivos de esquizofrenia referem-se à perda do contato com a verdade, tais como alucinações, delírios e pensamento desorganizado.

 

Clínica de Reabilitação

 

Quais São os Tipos de Esquizofrenia?

 

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais 5ª edição) não é viável no momento classificar a esquizofrenia em diferentes subtipos, pois eles têm processos quase idênticos de evolução e progressão e não há diferenças marcantes no tratamento de cada um.

 

Portanto, vou abordar aqui os vários tipos de esquizofrenia de acordo com a perspectiva do DSM-5 e a predominância dos sinais peculiares que são mostrados em uma pessoa, o tipo de esquizofrenia da pessoa pode se modificar com a época graças a sua característica dinâmica.

 

Esquizofrenia Simples

A esquizofrenia simples está relacionada à esquizofrenia com sinais de mudança de personalidade, preferindo ser mais retraída socialmente, com baixa sensibilidade emocional e sem desejo de relacionamentos sociais.

Este tipo de esquizofrenia não mostra vários sinais além dos habituais à esquizofrenia e também não tem uma grande magnitude de sinais.

 

Esquizofrenia Paranoica

Também bem-sucedida como esquizofrenia paranoica, nesta classe os sinais psicóticos como alucinações e delírios permanecem bastante presentes e, além disso, há um comportamento de distanciamento social.

Graças aos delírios, ele pode ter a iniciativa recorrente de ser perseguido, seja por forças humanas ou mesmo sobrenaturais.

 

O tipo mais comum de alucinação é auditivo, como a audição de vozes, por exemplo.

A pessoa também pode apresentar mudanças de comportamento e personalidade, mudanças de humor, fala e escrita caóticas. É o tipo mais comum de esquizofrenia.

 

Clínica de Recuperação Esquizofrenia

 

Esquizofrenia ou Hebe Frênica Desorganizada

Esta classe também é conhecida como esquizofrenia desorganizada, já que aqui os sinais predominantes são a desorganização do pensamento e da fala.

Além disso, eles estão acostumados a agir como meninos, devido ao fato de que lhes falta uma maquiagem emocional correta.

 

Graças a estes sinais, tarefas habituais como ajustar o carro, arrumar e limpar a casa, escovar os dentes, fazer a cama ter a possibilidade de se transformar em pesadelos, assim como sua fragilidade emocional torna difícil para eles estabelecerem novas inter-relações.

 

Esquizofrenia Catatônica

Este nome se deve à existência de um estado de catatonia, no qual a pessoa está em estado de desorganização, não reagindo corretamente aos estímulos externos e ficando paralisado ou bastante lento.

 

Eles têm a possibilidade de movimentos imprevisíveis e bizarros, assim como um abrandamento do processo de pensamento e da fala.

 

Indivíduos com este tipo de esquizofrenia provavelmente terão um histórico de auto-agressão, desnutrição e desidratação, levando a prováveis comorbidades dietéticas, dificultando o tratamento da esquizofrenia.

 

Clínica Recuperando Vida

 

Esquizofrenia Residual

A esquizofrenia residual é uma vez uma pessoa que preencheu os critérios diagnósticos ou foi anteriormente diagnosticada com esquizofrenia, mas agora tem poucas ou nenhumas evidências.

Portanto, eles têm a possibilidade de continuar tendo sinais negativos em suas formas mais suaves, como restos ou resíduos da forma como se manifestavam anteriormente.

 

Esquizofrenia Indiferenciada

A esquizofrenia indiferenciada ocorre quando uma pessoa tem sinais de esquizofrenia, mas não pode ser classificada em nenhum dos tipos anteriores, por mais semelhantes que sejam.

 

Qual o fator que faz uma pessoa ser esquizofrênica?

A esquizofrenia é uma patologia multifatorial, o que implica que ela tem inúmeras razões.

Eles têm a possibilidade de ser de genes, ambiente, alterações neuroquímicas ou abuso de drogas, entre outros.

 

É essencial saber quais componentes de perigo permanecem associados a ela, a fim de diagnosticá-la a tempo.

Desta forma, os componentes desencadeantes de seu desenvolvimento têm a possibilidade de perturbar de uma pessoa para outra, pois há muito mais de um tipo de esquizofrenia e suas razões são diferentes.

 

Fator hereditário

Parentes de primeiro nível, como crianças e irmãos de indivíduos com esquizofrenia, têm uma maior propensão para desenvolver esta patologia, porém ainda não se sabe quais componentes dos genes permanecem envolvidos com este elemento causal.

 

No entanto, é um aspecto bastante relativo, pois nem todas as pessoas que têm um parente com esquizofrenia desenvolverão a desordem.

Em última análise, outros componentes, como o meio ambiente e o uso de drogas, podem ser acrescentados à patologia.

 

Portanto, o componente hereditário não é um fator determinante, mas um componente de risco significativo para o desenvolvimento de um dos tipos de esquizofrenia.

 

Como tratar a esquizofrenia

 

Esquizofrenia: Conheça as Razões Prováveis

 

A esquizofrenia é uma patologia multifatorial, o que implica que ela tem inúmeras razões.

Eles têm a possibilidade de ser de genes, ambiente, alterações neuroquímicas ou abuso de drogas, entre outros.

 

Parentes de primeiro nível, como crianças e irmãos de indivíduos com esquizofrenia, têm uma maior propensão para desenvolver esta patologia, mas este é um aspecto relativo, já que nem todas as pessoas que têm um parente com esquizofrenia desenvolverão a doença.

Em última análise, a patologia tem a possibilidade de acrescentar outros componentes, como o meio ambiente e o uso de drogas.

 

 

Como contêm substâncias químicas que alteram o desempenho habitual do Sistema Nervoso Central (SNC), as drogas causam na pessoa atitudes bastante semelhantes a alguns dos sinais de esquizofrenia, como delírios e alucinações, por exemplo.

 

Esta é uma das principais comorbidades desta doença e, como resultado, pode agravar a condição do indivíduo, diminuindo ainda mais a aderência ao tratamento.

Há estudos que falam sobre a interação entre maconha e esquizofrenia, e indicam que esta substância é uma das principais razões para os distúrbios psicóticos.

 

Esquizofrenia paranoide sintomas

 

Esquizofrenia Pode Ser Curada? Quais os Principais Tratamentos e Procedimentos

 

Não há cura para a esquizofrenia, porém com um tratamento conveniente e regular é possível minimizar os sinais para níveis que por enquanto não são perceptíveis, conseguindo assim viver comumente em sociedade e com a família e amigos.

 

Quais os Principais Tratamentos e Procedimentos?

Os principais tratamentos processuais são o uso de medicamentos antipsicóticos e a prática da psicoterapia e, em várias ocasiões, a internação em uma clinica adequada.

Os antipsicóticos servem para minimizar os distúrbios nervosos que levam a alucinações e delírios, assim como para ajudar a preservar o processo padrão de cognição, não permitindo que o processo se atrase.

 

A prática da psicoterapia ajuda à auto aceitação da condição em que se está, ao reforço da soberania e à compreensão profunda dos princípios deste problema, assim como contribui para minimizar os efeitos mentais produzidos pela esquizofrenia.

 

Em casos de explosões e comportamento descontrolado nos quais a psicoterapia e a medicação por si só se mostraram ineficazes, outra alternativa é a admissão em uma clínica de recuperação.

Desta forma, o paciente receberá um tratamento individualizado e personalizado para seu caso, com atenção constante e de forma humanizada dentro do modelo biopsicossocial.

 

Esquizofrenia e Uso de Drogas

 

Muitas pessoas não sabem que o uso de drogas pode desencadear esquizofrenia.

Por essa razão, em indivíduos que já têm o distúrbio, os sinais tendem a piorar.

 

Deve-se notar também que este componente depende do tempo de uso, porção e freqüência, e pode ser adicionado a outros motivos, como hereditariedade e meio ambiente, que lida com a vida crônica do indivíduo, como o trauma e o estresse infantil, entre vários outros.

 

Como contêm substâncias químicas que alteram o desempenho comum do Sistema Nervoso Central (SNC), as drogas causam na pessoa atitudes bastante semelhantes a alguns dos sinais de esquizofrenia, como delírio e alucinações, por exemplo.

 

Esta é uma das principais comorbidades desta doença e, portanto, pode agravar a condição do indivíduo, diminuindo ainda mais a aderência ao tratamento.

Há estudos que falam sobre a interação entre maconha e esquizofrenia, e indicam que esta substância é uma das principais razões para os transtornos psicóticos.

Além disso, uma vez que o uso da maconha é gerado muito cedo, como na juventude, além da esquizofrenia, ela também pode produzir outros déficits nas funcionalidades cognitivas, tais como memória e atenção.

 

Esquizofrenia Sintomas

 

Quais os Comportamentos que Ela Desencadeia?

 

A pessoa começa a apresentar um comportamento diferente do normal, com tendência a isolar-se, negligenciando sua aparência e higiene.

Seu comportamento torna-se inapropriado e é provável que demonstre um comportamento insolente.

 

Algumas pessoas têm a possibilidade de ter comportamentos similares ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), tais como cerimônias de preparação ou mesmo organização, exemplificando, com alguma complexidade para modificar os padrões.

Portanto, a questão é que os indivíduos que sofrem deste transtorno não têm os mesmos comportamentos, pois têm a possibilidade de mudar a funcionalidade da gravidade da patologia e da personalidade.

 

Esquizofrenia tem Cura?

 

Sinais de Esquizofrenia

 

Os sinais de esquizofrenia são expressos de forma diferente em cada indivíduo e se desenvolvem gradualmente ao longo de meses ou mesmo anos, ou têm a possibilidade de se manifestar de repente.

Além disso, esta desordem mostra uma sequência de sinais que se dividem em negativos e positivos.

 

Os sinais negativos de esquizofrenia permanecem envolvidos com falta ou déficit de afeto, emoções, sentimentos e comportamento, incluindo: diminuição da fala, problemas em expressar sentimentos e falta de motivação para fazer as trabalhos diárias.

Os sinais positivos referem-se à perda do contato com a verdade, tais como alucinações, delírios e pensamento desorganizado.

 

Tanto sinais negativos como positivos de esquizofrenia permanecem presentes nesta desordem, em menor ou maior grau, dependendo do grau de severidade.

Abaixo você encontrará alguns dos principais sinais e como eles aparecem.

 

Problemas Para o Sono

Os distúrbios do sono tornam-se comuns, reduzindo a proporção de horas e frequência do sono, e podem até ser nulos, devido à insônia, que pertence aos sinais de esquizofrenia.

 

Este elemento está associado à gravidade desta desordem, pois altera a fisiologia do organismo, onde a pessoa tem problemas para iniciar e manter o período de sono. Os problemas de sono geralmente aparecem na fase aguda, mas têm a possibilidade de permanecer na fase crônica da patologia.

 

Esta variação afeta diretamente toda a fisiologia do organismo, assim como outros sinais como ansiedade, humor e esquecimento, pois entendemos que a complexidade para descansar pode causar déficits de memória.

 

Sempre Ansioso ou Tenso

É essencial lembrar que o início dos sinais de esquizofrenia pode ser muito semelhante à depressão ou ansiedade.

Na fase aguda ou crônica a pessoa pode expressar episódios de crise existencial, com pensamentos com conteúdo que têm a possibilidade de ser de forte ansiedade ou desconforto.

 

Os esquizofrênicos têm a possibilidade de expressar episódios recorrentes de ansiedade, tais como preocupação, palpitações ou complexidade para respirar, com pensamentos que têm até a possibilidade de fazer parte de suas próprias ideias ilusórias.

 

Quando ocorrem alterações no cérebro de indivíduos com esta desordem, eles mostram problemas na forma de entender a verdade que os cerca e isto também pode causar alterações no humor, o que será visto a seguir.

 

Mudanças de Humor Fáceis

 

Pode haver uma certa oscilação no humor do indivíduo, que pode ser irritável ou calmo, dependendo de como o sintoma é apresentado e sua gravidade, assim como o tipo de esquizofrenia.

 

Graças às alterações que são geradas na forma como a pessoa processa seus pensamentos, seu humor muda e está associado a um comportamento desorganizado.

 

Deve-se lembrar também que a esquizofrenia pode estar relacionada a outras comorbidades, como a desordem bipolar, por exemplo, na qual alterações de humor podem mudar de depressão para euforia.

 

Sinais da Esquizofrenia

 

Retirada de Indivíduos

A pessoa com esta desordem pode ter a tendência de se isolar, retirando-se da vida social.

Como os sinais de esquizofrenia são diferentes, eles têm a possibilidade de serem diferentes de acordo com o tipo e a gravidade da patologia.

 

O afastamento da vida social afeta a vida familiar e social do indivíduo. Este tipo de comportamento também pode ser o gatilho desta patologia, representando um risco para o seu agravamento.

Portanto, a retirada social pode ocorrer tanto na fase aguda, que ocorre inicialmente no desenvolvimento da patologia, quanto na fase final, uma vez que a desordem se encontra em sua fase crônica.

 

Esquecimento Recorrente

Em vários casos, é provável que o esquecimento seja comum à medida que os sinais de esquizofrenia se desenvolvem e se agravam.

Os déficits cognitivos representam um problema na esquizofrenia, pois têm o potencial de ser um sinal de alerta de seu início ou severidade.

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Seguintes Artigos:

 

 

Motivação para Dependentes Químicos

 

Casa de Recuperação Entenda Como Funciona

 

 

Existe um Teste Para Diagnóstico da Esquizofrenia?

 

Não é viável identificar a esquizofrenia através de testes, pois seu diagnóstico deve ser desenvolvido por uma avaliação psiquiátrica, através de uma discussão bastante descritiva tanto com o paciente como com a família do paciente. Desta forma, o profissional pode obter dados mais precisos para confirmar o diagnóstico de esquizofrenia.

Devido a isto, a avaliação é freqüentemente prolongada, devido ao envolvimento de componentes subjetivos e do próprio relatório do paciente.

 

Sintomas da Esquizofrenia

 

Esquizofrenia: Conclusão

 

A esquizofrenia é uma desordem da mente que causa problemas na vida social, familiar e social do indivíduo, gerando alterações no manejo do cérebro, modificando também as funcionalidades cognitivas, tais como memória, atenção, percepção e linguagem.

As razões da esquizofrenia são diversas, tais como componentes hereditários ligados à genética do indivíduo, componentes ambientais ou externos que permanecem envolvidos com a vida crônica do indivíduo, ou mesmo o uso de drogas.

 

 

Uma pessoa com esta desordem pode apresentar os mais variados sinais de esquizofrenia, e alguns deles podem ser: alucinações, delírios, distanciamento social, insônia, ansiedade, mudanças de humor e distanciamento social.

 

 

A esquizofrenia não pode ser diagnosticada através de testes e seu diagnóstico é feito através de avaliação com um psiquiatra.

Portanto, quanto mais cedo a esquizofrenia for descoberta, menos provável é que a patologia se agrave.

Seu diagnóstico pelo profissional apropriado e o tratamento ajudam o paciente com esquizofrenia a viver com qualidade de vida.

 

Agradeço sua leitura  por ter investido seu tempo na obtenção de conhecimentos sobre os trabalhos da Clínica Recuperando Vida.

Nós, da Clinica Recuperando Vida, temos clínicas de recuperação em todo Brasil, caso você esteja interessado ou conheça alguém que precisa de um tratamento para Alcoolismo ou Dependência Química com Drogas, entre em contato.

 

E se gostou deste artigo compartilhe com aquela pessoa que pode estar precisando de ajuda e apoio em um momento difícil de sua vida.

Compartilhe também em suas redes sociais.

 

Até o próximo artigo.

 

 

 

Depressão pode causar morte?

 

 

 

FALE AGORA COM A EQUIPE

 

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

Clínica de Recuperação em São Bernardo do Campo – SP

 

 

 

Clínica de Recuperação em Campinas

 

 

 

5 Postura que o Treino Pode Auxiliar a Vencer a Dependência

 

 

 

Efeitos da Cocaína

 

 

 

FALE COM NOSSA EQUIPE AGORA

 

 

 

 

Clínica Recuperando Vida

 

 

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

E-mail: [email protected]

 

WEBSITE OFFICIAL:

Tags desta página:
Esquizofrenia, Clínica de Esquizofrenia, Clínica de Reabilitação, Clínica Recuperando Vida, Tratamento da Esquizofrenia, Esquizofrenia Tratamentos, Escrizofenia Sintomas
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
0 +
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp