Clínica Para Drogados: Você Precisa Conhecer
O termo “Clínica para Drogados” pode ter uma conotação negativa, mas é comumente utilizado para se referir ao tratamento para dependentes químicos.
Buscar essa ajuda é o primeiro passo para mudar o ciclo de abuso de substâncias como álcool e drogas, e deve ser incentivado.
Nesse artigo, fornecemos informações sobre o que são e como funcionam as clínicas de reabilitação, com base na minha experiência na Clínica Recuperando Vida .
Convido você continuar a leitura do artigo e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.
O Que é e Como Funciona uma Clínica para Drogados?
Uma Clínica para Drogados é um local especializado em tratar pessoas com dependência química.
Ela oferece tratamentos de desintoxicação, terapia, acompanhamento médico e psicológico, além de outras formas de ajuda para a recuperação do dependente químico. O objetivo é ajudar a pessoa a superar sua dependência e a recuperar sua saúde física e mental.
Quais São os Benefícios em Internar um Dependente Químico em uma Clínica?
A internação de dependentes químicos pode oferecer vários benefícios no tratamento para deixar o uso de álcool e drogas para trás.
Abaixo, destaquei três desses benefícios que considero fundamentais para o processo em uma clínica para drogados:
Proposta de desintoxicação
Como mencionado anteriormente, a desintoxicação é uma etapa difícil, que envolve lidar com os sintomas de abstinência.
Ao realizar esse processo em uma clínica de reabilitação, é possível contar com acompanhamento profissional.
Em alguns casos, na clínica para drogados pode ser necessário usar medicamentos para controlar os sintomas e garantir segurança ao paciente, algo que só pode ser feito por um médico.
Concluir a desintoxicação é uma etapa importante, mas o tratamento não termina aí, é preciso continuar o acompanhamento.
Acompanhamento profissional
O acompanhamento profissional é uma das partes mais importantes da internação.
Tratando-se de pacientes que necessitam de cuidados intensivos, contar com alguém disponível 24 horas para observar a evolução do quadro e lidar com eventuais dificuldades é fundamental.
É importante humanizar o processo e oferecer o melhor que a medicina tem para oferecer para ajudar na luta contra a dependência.
Tratamento de todas as perspectivas
Além de se desintoxicar, os pacientes internados em uma clínica para drogados precisam trabalhar na sua recuperação em vários aspectos: emocional, físico e social.
Esse trabalho permite que o paciente tome consciência de sua própria trajetória e compreenda como o uso de drogas causou impactos negativos em sua vida e na vida de seus entes queridos.
É um processo de aceitação, reconhecimento e ação para mudar a realidade, sempre com acompanhamento de perto por especialistas d clínica para drogados.
Quais são os Tratamentos Disponíveis em uma Clínica Para Drogados?
A internação de dependentes químicos pode oferecer vários benefícios no tratamento para deixar o uso de álcool e drogas para trás.
Abaixo, destaco três desses benefícios que considero fundamentais para o processo em uma clínica para drogados.
Acompanhamento para dependência química
Quando a dependência química se torna uma realidade, pode parecer uma batalha perdida. Já presenciei esse sentimento refletido na expressão de muitos pacientes e familiares que passaram por aqui.
No entanto, assim como as doenças crônicas são tratadas e controladas, o uso abusivo de álcool e drogas também pode ser abordado.
Na Clinica Recuperando Vida, nosso método de tratamento foi criado com base em protocolos científicos e prevê uma abordagem humanizada e individualizada para cada paciente, levando em consideração aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
Isso é conhecido como abordagem biopsicossocial, que permite entender a trajetória do indivíduo, suas dores e perspectivas.
Também utilizamos em nossa clínica para drogados, o método de terapia racional emotiva (TRE), no qual o paciente é ensinado a lidar com expectativas baseadas em crenças irracionais, tornando-se menos vulnerável a armadilhas criadas por suas próprias emoções.
Tudo isso é guiado pelo Programa dos 12 Passos, criado nos Estados Unidos em 1935 para tratar o alcoolismo é hoje amplamente utilizado para recuperação de pacientes em uma clínica para drogados
Clínica para Drogados: Tratamento ambulatorial
Algumas clínicas para drogados oferecem tratamento ambulatorial, cujo objetivo é, através de encontros regulares, chegar à origem do trauma que desencadeou a dependência química.
Na Clínica Recuperando Vida, o foco é a internação (tratamento sobre o qual discuti anteriormente), mas é possível encaminhar o paciente também para a psicanálise se desejar.
É importante mencionar, no entanto, que a abordagem da psicanálise não exclui o acompanhamento específico para a dependência química.
Internação em uma clínica para drogados
A internação em uma clínica para drogados é uma opção recomendada para casos graves de tratamento, onde outras alternativas não tiveram sucesso.
Ela pode ser um importante passo para mudar o cenário e iniciar o processo de recuperação. A internação é uma oportunidade de resgate, desde que seja conduzida de forma séria e com estrutura adequada.
Na Clínica Recuperando Vida, os centros de tratamento oferecem espaços aconchegantes e construídos em áreas arborizadas para ajudar no processo de desintoxicação, proporcionando suporte e tranquilidade.
Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar especializada para atender os pacientes.
Quais São os Sinais que Apontam a Internação Como o Melhor Tratamento Para o Drogado?
A internação não deve ser a primeira opção para tratar a dependência química, mas pode ser considerada quando outros métodos terapêuticos não tiveram sucesso.
É importante avaliar a presença de crises frequentes e danos significativos à saúde, vida social e familiar.
O objetivo principal da internação em uma clínica para drogados é oferecer um ambiente tranquilo e seguro para o tratamento do paciente.
Uma vez que a crise esteja estabilizada, fica mais fácil dar continuidade a outras medidas de suporte menos invasivas.
Como Escolher a Melhor Clínica de Reabilitação Para Dependentes Químicos?
Para que o tratamento seja eficaz, é importante escolher uma instituição séria e confiável, que ofereça estrutura, comprometimento e profissionais qualificados.
A minha sugestão é dedicar tempo para pesquisar as opções disponíveis e comparar suas características.
Algumas perguntas a serem consideradas incluem: alguém que você
Conhece já foi internado na clínica para drogados?
Qual é a avaliação das pessoas sobre ela?
Os documentos legais estão em ordem?
É importante visitar o local e conhecer a estrutura física e os métodos terapêuticos utilizados.
A Clinica Recuperando Vida, sempre defende a importância de buscar inovação na área da saúde, sem esquecer de valorizar e respeitar o ser humano.
Isso significa compreender as individualidades, o ambiente sociocultural, as vulnerabilidades e potencialidades do paciente.
Quais São as Dúvidas Frequentes Sobre Clínicas Para Drogados?
Quando se trata de recuperação clínica, existem inúmeras questões que surgem repetidamente.
Para ajudá-lo em sua jornada para a recuperação em uma clínica para drogados, aqui estão as respostas para três das perguntas mais comuns:
Clínica para Drogados: Quais são os tipos de internação disponíveis?
Atualmente, a legislação prevê três tipos diferentes de institucionalização.
O mais comum é a internação voluntária, que ocorre com o consentimento do paciente.
Em outras palavras, o paciente entende que precisa de ajuda especializada, aceita o tratamento e assina uma declaração, de livre e espontânea vontade, de que deseja ser internado.
Outros modelos de internação involuntária, que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido de um terceiro.
Pode ser solicitado em casos mais extremos, quando o paciente perdeu a capacidade de tomar decisões e considerar o risco que representa para si mesmo e para aqueles ao seu redor.
O pedido mais comum é feito por membros da família ou por um tutor legal.
Funcionários da área da saúde podem determinar a internação involuntária?
Na sua ausência, a legislação atual permite que funcionários públicos das áreas de saúde, assistência social ou órgãos ligados ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) façam o pedido.
Em ambos os casos, é necessário seguir o protocolo de fazer o pedido por escrito, o qual é analisado pelo médico responsável.
Se o pedido for aceito, o estabelecimento tem até 72 horas para informar o Ministério Público do Estado em questão sobre a internação em uma clínica para drogados e os motivos da mesma.
Finalmente, há um compromisso obrigatório, que é o menos comum dos três.
Eles ocorrem seguindo uma ordem judicial e independentemente da vontade expressa do indivíduo ou de sua família.
Em geral, é a resposta do juiz a um pedido médico formulado por um especialista da clínica para drogados.
O dependente internado pode receber visitas?
Não há uma definição específica que diga se o paciente pode ou não receber visitas, mas a prática é usual o suficiente.
Em todos os casos, quando há uma orientação médica para evitar contatos que possam suscitar gatilhos ou agressividade no paciente.
Então, exceto em casos muito específicos, o contato com a família não só é permitido, mas incentivado.
Nas unidades da Clinica Recuperando Vida, por exemplo, tentamos construir desde o início uma relação de amizade e diálogo entre os profissionais envolvidos no tratamento, o indivíduo e sua família.
Este contato fortalece os laços e permite o estabelecimento de uma relação baseada na escuta, que tende sempre a ser mais sólida e a dar bons resultados.
Quanto tempo o dependente fica internado?
Esta é uma das principais questões que se dão bem, eles querem se recuperar de seu pedido.
Na Clinica Recuperando Vida, o método de treinamento é recomendado para fazer biopsicossociais durante 6 meses (180 dias).
Este é o lugar para determinar quantos anos de prática e com base em relatórios científicos para obter maiores resultados.
Clínica Para Drogados: Conclusão
Decidir recorrer a uma clínica para drogados pode ser uma escolha difícil tanto para o paciente quanto para a família.
No entanto, é um passo importante para reconhecer que a dependência química é um problema e requer tratamento.
Como mencionado anteriormente, a internação nem sempre é a melhor opção, mas quando recomendada, pode ser crucial para a sua recuperação.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e gostaria de conversar, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp – CLIQUE AQUI, ou se preferir, preencha o formulário de contato – CLIQUE AQUI e aguarde o contato da equipe de especialistas da Clinica Recuperando Vida.
A equipe espera que você tenha gostado de nosso conteúdo e se ainda assim tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários e iremos responder o quanto antes.
Algum comentário, algo com o qual você concorda ou discorda do que eu expressei neste post? Deixe nos comentários!
Até o próximo artigo!
Entre em contato com nossa clinica de reabilitação psiquiátrica.
Clinica Recuperando Vida, garantimos que podemos possamos ajudá-lo.
Saiba mais sobre nossa estrutura em nosso site sobre nossa clinica de recuperação
E se gostou, compartilhe com aquela pessoa que pode estar precisando de ajuda e apoio em um momento difícil de sua vida.
Compartilhe também em suas redes sociais.
A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:
CLÍNICA RECUPERANDO VIDA
R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500
Jardim São Francisco – Piracicaba – SP
Fone: (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675