Narcóticos Anônimos

Narcóticos Anônimos - conheça Agora

Narcóticos Anônimos: O Que é Como Funciona e Como Pode te Ajudar

Narcóticos Anônimos é um programa de doze passos para pessoas que querem superar sua dependência de drogas.

O programa é baseado nos princípios de Alcoólicos Anônimos e usa estrutura e formato semelhante.

 

Uma vez que falamos de grupos de apoio, geralmente pensamos nos mais famosos, como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos.

Entretanto, você já parou para pensar sobre como esses grupos funcionam, qual é sua filosofia, o que os orienta e qual é seu programa?

Cada uma destas perguntas é relevante e eu as responderei durante o artigo.

 

Este tipo de grupo de apoio poderia muitas vezes ser a saída exclusiva para aqueles viciados em drogas que procuram um tratamento.

O Brasil tem cerca de 3,5 milhões de dependentes químicos de acordo com a LENAD (Pesquisa Nacional sobre Álcool e Drogas), mas existem apenas 11,5 mil leitos acessíveis para tratamento, portanto, outras fontes precisam ser exploradas.

 

O programa Narcóticos Anônimos foi fundado por Jimmy Kinnon em 1953, um membro da Alcoólicos Anônimos que identificou a necessidade de um grupo para usuários de outras drogas além do álcool.

Chegou ao Brasil em 1978, juntando-se mais tarde à irmandade mundial de NA, em 1990.

Hoje existem mais de 1550 grupos que realizam 4200 reuniões semanais.

 

O que é o Programa de Narcóticos Anônimos

 

O que é o programa de Narcóticos Anônimos?

O programa de Narcóticos Anônimos refere-se a uma comunidade sem fins lucrativos, ou sociedade como também pode ser chamada, que fornece ajuda mútua aos dependentes químicos em seus diversos graus de dependência.

Tais equipes são compostas de pessoas que permanecem abstinentes de qualquer tipo de droga ou que ainda estão em procedimento.

 

Em tais equipes, os dependentes químicos são chamados de adictos e seu objetivo é encorajar, tentar e aprender a combater este problema.

Permitindo a gestão da abstinência e o desenvolvimento de táticas para lidar melhor com situações que envolvem os perigos do uso continuado de drogas.

 

 

 

Como Funciona NA?

Os grupos de Narcóticos Anônimos (NA) funcionam como uma base para adictos, pois é nesses grupos que os adictos são capazes de compartilhar seus sentimentos e colocar em prática táticas elaboradas para melhor lidar com situações perigosas.

Existem grupos de NA compostos por homens e mulheres, ambos chamados de adictos em recuperação.

 

Sabe-se que a dependência química é uma patologia que requer modificação e desenvolvimento contínuos para manter a abstinência.

Os competidores se reúnem para ajudar uns aos outros a permanecerem longe das drogas sobre as quais desenvolveram a patologia.

 

Consequentemente, os indivíduos que frequentam tais grupos se comprometem a permanecer limpos e com a mente aberta, a fim de conseguir continuar a frequentar os grupos. Para isso, os concorrentes têm que seguir certos princípios, porém eles não são obrigatórios e sim sugeridos.

O objetivo principal da reunião dos grupos não é discutir a droga que gerou a dependência de cada indivíduo, mas o problema que eles enfrentam que pode levar a uma recaída e o que fazer em relação a ela.

 

Praticar a Paciência – Mudando Vidas

E para isso é necessário praticar a paciência, acreditando que é possível mudar sua vida.

Em algum momento de suas vidas, enquanto estão nas reuniões e seguindo as doze tradições e com elas seus princípios, os concorrentes escolhem seus padrinhos para seu acompanhamento e compartilhamento.

 

Os patrocinadores representam um ponto de apoio para os adictos que experimentam seu amor incondicional por aqueles que em algum momento do programa puderam experimentar a presença de um Deus amoroso e atencioso.

Ao fazer isso, eles são capazes de compartilhar e manter a abstinência, construindo novos hábitos de vida e estratégias para lidar com situações que representam um risco para o uso de drogas.

Como participar de narcóticos anônimos

 

Quando Devo Participar de um Conjunto de Narcóticos Anônimos?

Estas equipes são adequadas para pessoas que estão se recuperando da dependência de drogas e estão em processo de retirada da substância que está causando seu vício.

Estas pessoas podem e devem participar destes grupos, pois fornecem apoio essencial neste momento e servem como uma base para sustentar a recuperação.

Portanto, os grupos atuam como uma base para aqueles que desejam ficar sóbrios e desenvolver novos hábitos e rotinas, bem como a conscientização e o incentivo para ficar longe das drogas.

 

 

Quais são as Vantagens de se Ter um Grupo de Apoio?

Os grupos de apoio oferecem ajuda essencial para o desenvolvimento contínuo e motivação para lidar com os potenciais inconvenientes envolvidos na abstinência.

Entre os benefícios de participar de equipes de apoio estão a identificação de semelhanças em experiências vividas sem a presença de julgamento, bem como a motivação alucinante para superar obstáculos na vida de alguém.

As equipes criam a possibilidade de a pessoa reconhecer que também ela tem limitações e que é possível superá-las.

Além disso, o autoconhecimento é um fator chave, pois os concorrentes, através da troca de experiências e da liberação de sentimentos e emoções, podem desenvolver habilidades e estratégias que são essenciais para manter a recuperação.

 

Vantagens do grupo de apoio

Existem Outros Tratamentos para a Dependência Química?

Os tratamentos são muito diversos e há alguns que dependem do paciente.

Entre eles está a desintoxicação, que representa o estágio inicial do tratamento, onde cada uma das substâncias tóxicas e as drogas são eliminadas.

 

Este processo é necessário para a completa reestruturação das funções corporais da pessoa.

Os medicamentos também representam outro procedimento de tratamento que pode ser prescrito pelo médico para estabilizar ou reduzir os sintomas de abstinência, ou para qualquer outro tipo de doença que possa ter surgido como consequência da abstinência.

 

É essencial lembrar que a medicação não é prescrita em todos os casos, mas somente quando necessário fazer Psicoterapia.

É ela quem dá apoio psicológico gerando a probabilidade de autoconhecimento e revisão de comportamentos considerados perigosos, fazendo com que o indivíduo busque soluções para seus conflitos e assim melhore e preserve a saúde psicológica.

 

Uma vez que a dependência química é uma patologia que prejudica todos as áreas da vida de uma pessoa, um procedimento multidisciplinar é o mais conveniente para o procedimento de para um dependente químico

 

Existem outros grupos de dependência química?

Narcóticos Anônimos: Como participar?

Para participar do Narcóticos Anônimos, existem algumas regras e sempre acompanhado de reuniões de narcóticos anônimos no mundo inteiro, tais grupos são mais adequadas para indivíduos que aspiram a permanecer sóbrios, porém, além disso, qualquer pessoa pode participar independentemente de raça, sexo, religião, crenças, status econômico, orientação sexual ou cultura.

Existem certos sites em cada metrópole que oferecem reuniões de Narcóticos Anônimos em dias e horários específicos e para participar você só precisa comparecer ao site e informar sobre seu interesse em participar, devido ao fato de que estas reuniões são abertas ao público.

 

Você pode entrar nas reuniões on-line através do site de Narcóticos Anônimos, através do link disponível, e você pode entrar nelas no dia e horário da reunião.

Narcóticos Anônimos, ou NA se explica como “uma comunidade ou sociedade sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema fundamental.

Narcóticos Anônimos usa o modelo de 12 passos que foi adaptado para uso por pessoas com problemas de drogas, ou vício em drogas.

Como funciona os membros e a organização?

 

Narcóticos Anônimos: Membros e a Organização

Ajudar uns aos outros a se manterem limpos. Cada uma das citações abaixo é de Narcóticos Anônimos.

A base do programa de NA são os Doze Passos e as Doze Tradições. A Narcóticos Anônimos não cobra mensalidades ou cotas, e a afiliação é gratuita.

 

A irmandade assegura que não recebe contribuições externas de qualquer tipo, e é apoiada exclusivamente pelas contribuições de seus membros.

Uma coleta é feita em reuniões para ajudar a irmandade a cobrir os custos de aluguel e suprimentos.

 

Os Serviços Mundiais de Narcóticos Anônimos são financiados principalmente através da realização de eventos e da comercialização dos livros e panfletos da irmandade.

De acordo com sua Declaração Fundamental, Narcóticos Anônimos não tem opinião sobre assuntos externos à irmandade, incluindo os que envolvem política e medicina, e não endossa nenhum dos outros membros da irmandade.

Qual a origem da entidade?

 

Narcóticos Anônimos: Qual a Origem?

Narcóticos Anônimos cresceu a partir do deslocamento de Alcoólicos Anônimos no final dos anos 40, com suas primeiras reuniões na área de Los Angeles, Califórnia, EUA, no início dos anos 50.

Ao longo de vários anos, a sociedade cresceu muito lentamente, espalhando-se de Los Angeles para outras grandes metrópoles americanas e para a Austrália, no final dos anos 70. Em 1978, uma assembléia de representantes locais foi realizada pela primeira vez.

 

Em 1983 Narcóticos Anônimos lançou seu livro intitulado TEXTO BÁSICO e, desde então, as taxas de aumento dispararam.

As equipes foram rapidamente formadas no Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, República da Irlanda, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido.

 

Nos 3 anos após a publicação do Livro de Escrita Essencial de NA, o número de equipes de Narcóticos Anônimos quase triplicou.

Hoje, Narcóticos Anônimos está bem fundado em toda a Europa Ocidental, América, Austrália e Nova Zelândia, com equipes e sociedades de NA recém-formadas que se estendem por todo o Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Bangladesh, África, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Europa Oriental, realizando cerca de 70.000 reuniões semanais em bem mais de 132 países.

 

 

Narcóticos Anônimos no Brasil

 

O primeiro grupo de Narcóticos Anônimos brasileiros foi desenvolvido em 1978 em São Paulo. Em 1990, as equipes brasileiras se juntaram à irmandade mundial de NA.

Existem hoje no Brasil mais de 1.550 grupos de Narcóticos Anônimos espalhadas por todo o território nacional, proporcionando mais de 4.200 reuniões semanais em 26 estados e 1 distrito federal, divididos em 09 zonas e 125 áreas.

 

Narcóticos Anônimos: O Programa

O primeiro panfleto de NA, conhecido pelos membros como “O Panfleto Branco”, explica NA como uma “irmandade” sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema fundamental… adictos em recuperação que se reúnem para ajudar uns aos outros a permanecerem limpos”.

A adesão a Narcóticos Anônimos está aberta a qualquer adicto a drogas, independentemente do tipo ou combinação de drogas utilizadas.

 

Não há limitações sociais, religiosas, econômicas, raciais, étnicas, de nacionalidade, de gênero ou de classe.

A filiação a Narcóticos Anônimos é completamente voluntária. Não há arquivos de ajuda ou listas de membros para uso interno de NA ou para qualquer outro uso.

Os membros vivem em suas sociedades e participam de reuniões quando lhes é conveniente. A filiação é gratuita.

 

A maioria dos membros contribui regularmente com pequenas parcelas para ajudar a cobrir os custos do todo, mas as contribuições não são obrigatórias.

 

Programa de recuperação de 12 passos

 

Base do Programa de Recuperação: 12 Passos

A base do programa de recuperação de Narcóticos Anônimos é uma sequência de ocupações individuais conhecida como os Doze Passos, a habituação dos Alcoólicos Anônimos.

Estes “passos” envolvem reconhecer que existe um problema, buscar ajuda, auto-avaliação, compartilhamento confidencial, fazer reparações e trabalhar com outros dependentes de drogas que desejam se recuperar.

 

O programa enfatiza o que é chamado de “despertar espiritual”, enfatizando seu custo e não seu significado filosófico ou metafísico, o que tem facilitado sua tradução, mesmo diante de barreiras culturais.

Narcóticos anônimos em si não é um programa religioso e encoraja cada membro a cultivar uma compreensão pessoal, religiosa ou não, deste “despertar espiritual”.

Narcóticos Anônimos assume que uma das chaves para seu sucesso é o custo terapêutico dos adictos que trabalham com outros adictos.

 

Narcóticos Anônimos e sua importância

 

Compartilhando Experiências com o Grupo

Nas reuniões, cada membro compartilha experiências particulares com outras pessoas que procuram ajuda, não como especialistas, mas como pessoas que tiveram problemas semelhantes e encontraram uma solução.

Narcóticos Anônimos não tem terapeutas, nem oferece hospedagem ou clínicas. NA não oferece serviços especializados, serviços jurídicos, aconselhamento financeiro ou médicos.

 

A coisa mais próxima de um “conselheiro de NA” é o padrinho, um membro experiente que dá ajuda informal aos novos membros mediante solicitação.

O principal serviço que Narcóticos Anônimos presta é reunir-se em uma irmandade de NA. De acordo com as 12 Tradições de NA, cada conjunto é auto-dirigido, baseado em princípios comuns a toda a irmandade.

 

Estes princípios permanecem na literatura de NA. Em NA não há uma composição hierárquica de serviço.

A maioria das equipes não tem suas próprias instalações permanentes e alugam espaço para suas reuniões semanais em instalações operadas por órgãos públicos e corporações cívicas ou religiosas.

 

Reuniões de Narcóticos anônimos

 

 

Reuniões de Narcóticos Anônimos podem ser abertas

As reuniões podem ser “abertas”, significando que qualquer pessoa pode participar, ou “fechadas”, significando que somente indivíduos que permanecem lá para lidar com seu próprio problema com drogas podem participar.

As reuniões permanecem dirigidas por membros de NA, e outros membros participam compartilhando suas próprias experiências de recuperação da dependência química.

 

O programa de Narcóticos Anônimos utiliza um critério bastante simples, baseado na experiência, da patologia da dependência (dependência de drogas).

Narcóticos Anônimos não classifica seu uso do termo “patologia” em nenhum outro sentido médico ou terapêutico especializado, nem faz nenhuma tentativa de persuadir os outros de que seus critérios são apropriados.

 

O que NA sabe é que seus membros descobriram que a admissão da adicção como patologia é eficaz para ajudá-los.

Em outras palavras, eles não pretendem fazer diagnósticos ou debater se a dependência é ou não uma patologia, deixando isso para a sociedade e os profissionais médicos, mas afirmam que, em sua experiência prática, acreditar que seja uma patologia tem ajudado seus membros a permanecerem abstinentes das drogas.

Termos utilizados pelo Narcóticos Anônimos

 

Termos utilizados em Narcóticos Anônimos

Embora não sejam termos comumente utilizados, NA utiliza os termos “vicioso” e “adicção” principalmente porque eles expressam melhor sua crítica de que a dependência de drogas é uma patologia que prejudica o sujeito em todas as áreas de sua vida e para evitar qualquer confusão inicial quanto à compreensão da natureza e propósito de NA pelos adictos que procuram ajuda para seu problema com drogas.

Narcóticos Anônimos encoraja seus membros a permanecerem abstinentes de qualquer droga, inclusive álcool, incluindo outras substâncias que não sejam da escolha dessa pessoa.

 

Entretanto, o único requisito para ser membro de NA é uma “disposição de parar de usar” drogas.

A experiência dos membros de NA demonstrou que a abstinência completa e contínua é a melhor base para a recuperação e o crescimento pessoal.

 

Narcóticos anônimos parar de usar droga

 

Disposição de parar de usar drogas

De toda forma, Narcóticos Anônimos, como grupo, não toma posição sobre o uso de cafeína, nicotina, ou sacarose.

Da mesma forma, NA não encoraja ou proíbe o uso de medicamentos prescritos para tratamento médico ou condições psiquiátricas.

 

Embora reconhecendo uma série de questões relacionadas a estas superfícies, NA entende que estas são questões de escolha pessoal e encoraja seus membros a consultar sua própria experiência, a de outros membros, e a de especialistas qualificados em saúde ao fazer escolhas sobre estas questões.

Seus membros reconhecem que Narcóticos Anônimos é uma das muitas organizações que lidam com o problema da dependência química.

 

Seus membros reconhecem que tiveram um grande triunfo na abordagem de seus próprios problemas de dependência, mas NA não afirma ter um programa para cada adicto em todas as situações, nem alega que seus pontos terapêuticos devam ser adotados universalmente.

A organização só está disposta a fornecer informações sobre o que é e onde pode ser encontrado para aqueles que estão interessados.

 

 

Narcóticos anônimos sua ajuda em momentos difíceis

 

Narcóticos Anônimos: Conclusão

Narcóticos Anônimos é um grupo de auto-ajuda baseado nas Doze Tradições ou 12 Passos.

O objetivo dessas equipes é ajudar os dependentes de drogas no caminho da recuperação, ajudando-os a mudar e manter comportamentos mais saudáveis e livres de drogas.

 

As equipes são compostas por homens e mulheres, todos unidos pelo mesmo objetivo, o de ajudar os adictos, como são chamados nestas equipes, a permanecerem abstinentes das drogas.

Estas equipes compartilham experiências de vida que são fundamentais para o processo de manutenção e gestão da abstinência, pois através destes exemplos de vida eles são capazes de ajudar uns aos outros a manter a esperança e fortalecer uns aos outros ao longo do caminho da recuperação.

 

Narcóticos Anônimos é uma reunião designada para pessoas que permanecem abstinentes das drogas, mas qualquer pessoa pode participar das reuniões, pois elas são abertas ao público e são realizadas tanto pessoalmente quanto on-line.

 

E se você conhece alguma pessoa que precisa de ajuda por envolvimento com drogas ou alcoolismo, nossa equipe pode ajudá-lo.

A equipe da Clínica de Reabilitação de Drogas é experiente e compassiva e fornecerá a todos o apoio e a orientação de que ele precisa para ter sucesso.

Este é apenas o começo para iniciar uma jornada, mas é um passo importante que o levará a uma vida de sobriedade e paz.

 

A equipe espera que você tenha gostado de nosso conteúdo e se ainda assim tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários e iremos responder o quanto antes.

Algum comentário, algo com o qual você concorda ou discorda do que eu expressei neste post? Deixe nos comentários!

 

Até o próximo artigo!

 

 

Quanto demora um tratamento em uma clínica de recuperação

 

Entre em contato com nossa clinica de reabilitação.

Clinica Recuperando Vida, garantimos que podemos possamos ajudá-lo.

 

Saiba mais sobre nossa estrutura em nosso site sobre nossa clinica de recuperação

E se gostou, compartilhe com aquela pessoa que pode estar precisando de ajuda e apoio em um momento difícil de sua vida.

 

Compartilhe também em suas redes sociais.

 

 

Depressão pode causar morte?

 

FALE AGORA COM A EQUIPE

 

A Equipe de Conteúdo da Clínica Recuperando Vida Recomenda a Leitura dos Artigos:

 

Como o crack afeta a saúde respiratória

 

Transtorno de Humor

 

Pensamentos Suicidas

 

 

 

FALE COM NOSSA EQUIPE AGORA

 

 

Clínica Recuperando Vida

 

CLÍNICA RECUPERANDO VIDA

R. Inácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, 500

Jardim São Francisco – Piracicaba – SP

 

Fone:  (19) 3427-1643
Whatsapp: (19) 99188-2675

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags desta página:
Narcóticos Anônimos | Clínica de Dependência Química | Clínica de Reabilitação | Clínica de Tratamento | Clínica Recuperando Vida | Clínica de Recuperação
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
0 +
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp